Sou fã do José Avillez há muito anos e sigo agora o seu programa Combinações Improváveis. A maior parte das vezes as receitas não me surpreendem, mas mesmo assim muitas vezes tenho vontade de as experimentar. Esta musse de manga é um clássico; na receita, o moscatel dá o toque improvável.
Como não tinha moscatel em casa, não usei; para além disso, fiz algumas adaptações da minha lavra. No final, adorei a textura desta musse e o seu sabor, que não é demasiado doce. Alguém que provou disse que sabia a banana! Experimentem e julguem por vocês mesmos!
Ingredientes:
2 mangas
100 ml de sumo de laranja
100 g de iogurte de soja
125 g de nata de soja para bater
2 colheres de sopa de mel
3 folhas de gelatina
Sementes de papoila qb
Demolhar a gelatina em água fria.
Cortar metade de uma manga em cubinhos pequenos. Reservar.
Colocar uma manga e meia no liquidificador, juntamente com o mel e o iogurte. Triturar até obter um creme.
Aquecer o sumo de laranja e derreter a gelatina no sumo. Juntar ao liquidificador e continuar a bater.
Bater a nata de soja até ficar consistente. Juntar o puré de manga à nata, envolvendo com cuidado. Distribuir por tacinhas individuais. Por cima, espalhar os cubinhos de manga que se reservou.
Levar ao frio de um dia para o outro. No momento de servir, salpicar com sementes de papoila.
Mostrar mensagens com a etiqueta Doce. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doce. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 13 de outubro de 2015
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Trufas de cacau e feijão preto
A Joana desafiou e eu disse logo que sim. O Palavras que enchem a barriga está agora a fazer a Semana da Obesidade Infantil e pediu-me uma receita de um lanchinho saudável para as crianças transportarem na marmita. Pus-me logo a pensar o que poderia agradar a crianças que têm que perder peso, sendo ao mesmo tempo saudável.
Uma das coisas mais difíceis das dietas é sem dúvida ver os outros a comer aquilo que não podemos comer, o que para uma criança ainda é mais difícil porque privar-se de algo no imediato para atingir uma meta no futuro mais ou menos distante é uma tarefa hercúlea. Se os adultos, que em princípio já têm a capacidade de se projetar no futuro, têm dificuldade em não dar "facadas na dieta", então uma criança, que vive no presente e cujo conceito de futuro é ainda uma coisa abstrata, terá muita dificuldade em interiorizar que há coisas que lhe estão vedadas.
Por isso, ao ver esta receita do Ambitious Kitchen não hesitei. Fiz-lhe as minhas adaptações habituais e acho que resultou super bem. Ficam uns docinhos deliciosos e bem nutritivos - o feijão traz as proteínas, os frutos secos e o azeite uma pequena quantidade de gordura boa, o cacau está cheio de vitaminas e anti-oxidantes e ainda estimula a produção de endorfinas (que as pessoas que fazem dieta bem precisam!) e a stevia dá o toque doce sem aumentar o índice glicémico. Por todas essas razões, esta também é uma receita adaptada a diabéticos.
Assim, a criança pode levar para a escola sete trufas destas, acompanhadas por um pacotinho de leite de soja natural, e fica com um lanche vegan delicioso, satisfatório, sem glúten, e bem saboroso.
Ingredientes:
260 g de feijão preto cozido
20 g de stevia branca granulada
30 g de cacau magro em pó
1 colher de sopa de azeite
30 g de avelãs
No liquidificador ou processador de alimentos, triturar o feijão com o azeite. Quando obtiver uma pasta sem grumos, passá-la para uma taça e juntar a stevia e o cacau. Mexer bem e levar ao frigorífico durante 30 minutos.
Retirar do frio e moldar bolinhas pequenas (rende cerca de 28 a 30 trufas). Moer a avelã até obter farinha e cobrir com ela as bolinhas, que se dispõem num prato forrado com papel vegetal.
Voltar a levar ao frio até ao momento de preparar a marmita.
Numa versão festiva, estas trufas podem ser cobertas com chocolate derretido e decoradas com bolinhas coloridas. Espetadas num palito, fazem uma espécie de cake pops bem bonitos e saudáveis.
Uma das coisas mais difíceis das dietas é sem dúvida ver os outros a comer aquilo que não podemos comer, o que para uma criança ainda é mais difícil porque privar-se de algo no imediato para atingir uma meta no futuro mais ou menos distante é uma tarefa hercúlea. Se os adultos, que em princípio já têm a capacidade de se projetar no futuro, têm dificuldade em não dar "facadas na dieta", então uma criança, que vive no presente e cujo conceito de futuro é ainda uma coisa abstrata, terá muita dificuldade em interiorizar que há coisas que lhe estão vedadas.
Por isso, ao ver esta receita do Ambitious Kitchen não hesitei. Fiz-lhe as minhas adaptações habituais e acho que resultou super bem. Ficam uns docinhos deliciosos e bem nutritivos - o feijão traz as proteínas, os frutos secos e o azeite uma pequena quantidade de gordura boa, o cacau está cheio de vitaminas e anti-oxidantes e ainda estimula a produção de endorfinas (que as pessoas que fazem dieta bem precisam!) e a stevia dá o toque doce sem aumentar o índice glicémico. Por todas essas razões, esta também é uma receita adaptada a diabéticos.
Assim, a criança pode levar para a escola sete trufas destas, acompanhadas por um pacotinho de leite de soja natural, e fica com um lanche vegan delicioso, satisfatório, sem glúten, e bem saboroso.
Ingredientes:
260 g de feijão preto cozido
20 g de stevia branca granulada
30 g de cacau magro em pó
1 colher de sopa de azeite
30 g de avelãs
No liquidificador ou processador de alimentos, triturar o feijão com o azeite. Quando obtiver uma pasta sem grumos, passá-la para uma taça e juntar a stevia e o cacau. Mexer bem e levar ao frigorífico durante 30 minutos.
Retirar do frio e moldar bolinhas pequenas (rende cerca de 28 a 30 trufas). Moer a avelã até obter farinha e cobrir com ela as bolinhas, que se dispõem num prato forrado com papel vegetal.
Voltar a levar ao frio até ao momento de preparar a marmita.
Numa versão festiva, estas trufas podem ser cobertas com chocolate derretido e decoradas com bolinhas coloridas. Espetadas num palito, fazem uma espécie de cake pops bem bonitos e saudáveis.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Bolachas de gengibre
Mais umas bolachas saudáveis sem açúcar adicionado e com um sabor maravilhoso a gengibre! A inspiração veio do Chocorango, com as minhas habituais adaptações. São super simples de fazer e bem saborosas!
Ingredientes:
150 g de farinha de trigo integral
20 g de stevia
24 g de gengibre fresco
1 pitada de sal
50 ml de óleo de coco
3 colheres de sopa de água
Sementes de sésamo qb
Descascar e ralar o gengibre. Juntar numa taça o gengibre ralado, a farinha, a stevia e o sal.
Adicionar o óleo e a água e amassar com as mãos até obter uma massa homogénea.
Forrar a bancada com película aderente. Por cima colocar a massa. Por cima da massa, colocar uma folha de película aderente. Com o rolo da massa, estender a massa entre as duas folhas de película até obter uma espessura bem fina.
Retirar a folha de cima e espalhar algumas sementes de sésamo por cima. Passar de novo com o rolo para as enterrar na massa.
Cortar com o cortador redondo. Dispor os círculos em tabuleiros forrados com papel vegetal.
Levar ao forno a 200º durante 12 minutos, até as bolachas ficarem douradas.
Ingredientes:
150 g de farinha de trigo integral
20 g de stevia
24 g de gengibre fresco
1 pitada de sal
50 ml de óleo de coco
3 colheres de sopa de água
Sementes de sésamo qb
Descascar e ralar o gengibre. Juntar numa taça o gengibre ralado, a farinha, a stevia e o sal.
Adicionar o óleo e a água e amassar com as mãos até obter uma massa homogénea.
Forrar a bancada com película aderente. Por cima colocar a massa. Por cima da massa, colocar uma folha de película aderente. Com o rolo da massa, estender a massa entre as duas folhas de película até obter uma espessura bem fina.
Retirar a folha de cima e espalhar algumas sementes de sésamo por cima. Passar de novo com o rolo para as enterrar na massa.
Cortar com o cortador redondo. Dispor os círculos em tabuleiros forrados com papel vegetal.
Levar ao forno a 200º durante 12 minutos, até as bolachas ficarem douradas.
domingo, 26 de abril de 2015
Biscoitos de amêndoa e abóbora
Vi esta receita no Very Culinary e resolvi experimentar, até porque tinha aqui um frasco de doce de abóbora que era uma pena deixar estragar. Fiz algumas adaptações à receita original e ficaram uns biscoitos bem gulosos!
Ingredientes:
100 g de miolo de amêndoa torrado sem pele
245 g de farinha de trigo
100 g de açúcar amarelo
100 ml de óleo de girassol
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 pitada de sal fino
1 frasco pequeno de doce de abóbora com canela
Triturar a amêndoa até ficar em farinha. Juntar a amêndoa, a farinha, o açúcar e o sal.
Adicionar o óleo e a essência de baunilha e mexer com uma colher de pau até ligar.
Fazer bolinhas com as mãos, cujo centro se achata com um dedo. Neste buraco, colocar uma pequena porção de doce de abóbora.
Levar ao forno a 180º durante 15 minutos.
Ingredientes:
100 g de miolo de amêndoa torrado sem pele
245 g de farinha de trigo
100 g de açúcar amarelo
100 ml de óleo de girassol
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 pitada de sal fino
1 frasco pequeno de doce de abóbora com canela
Triturar a amêndoa até ficar em farinha. Juntar a amêndoa, a farinha, o açúcar e o sal.
Adicionar o óleo e a essência de baunilha e mexer com uma colher de pau até ligar.
Fazer bolinhas com as mãos, cujo centro se achata com um dedo. Neste buraco, colocar uma pequena porção de doce de abóbora.
Levar ao forno a 180º durante 15 minutos.
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Bolachas de figo e limão
Estas bolachas são pensadas para a dieta diabética. São excelentes para acompanhar a fruta, porque têm muitas fibras e pouco açúcar, e ao mesmo tempo são deliciosas.
Para quem gosta de bolachas mais doces, pode acrescentar açúcar ou adoçante.
Ingredientes:
75 g de figos secos
50 g de passas
300 g de farinha de trigo integral
50 g de farinha de trigo branca
30 g de amido de milho
1 colher de chá de fermento
Raspa de um limão grande
150 ml de azeite
100 ml de vinagre de sidra
1 colher de sopa de stevia (opcional)
Demolhar os figos e as passas em água a ferver durante alguns minutos.
Escorrer e juntá-las ao liquidificador, adicionando também o azeite e o vinagre. Triturar bem.
Numa taça, juntar as farinhas, o fermento, a stevia e a raspa do limão. Misturar com uma colher de pau.
Juntar a mistura do liquidificador. Começar por envolver com a colher de pau e depois amassar com as mãos, até obter uma mistura homogénea.
Moldar pequenas bolinhas que se colocam em tabuleiros forrados com papel vegetal.
Espalmar com um garfo. Levar ao forno a 200º durante 20 minutos ou até ficarem douradas.
Para quem gosta de bolachas mais doces, pode acrescentar açúcar ou adoçante.
Ingredientes:
75 g de figos secos
50 g de passas
300 g de farinha de trigo integral
50 g de farinha de trigo branca
30 g de amido de milho
1 colher de chá de fermento
Raspa de um limão grande
150 ml de azeite
100 ml de vinagre de sidra
1 colher de sopa de stevia (opcional)
Demolhar os figos e as passas em água a ferver durante alguns minutos.
Escorrer e juntá-las ao liquidificador, adicionando também o azeite e o vinagre. Triturar bem.
Numa taça, juntar as farinhas, o fermento, a stevia e a raspa do limão. Misturar com uma colher de pau.
Juntar a mistura do liquidificador. Começar por envolver com a colher de pau e depois amassar com as mãos, até obter uma mistura homogénea.
Moldar pequenas bolinhas que se colocam em tabuleiros forrados com papel vegetal.
Espalmar com um garfo. Levar ao forno a 200º durante 20 minutos ou até ficarem douradas.
domingo, 12 de abril de 2015
Bolachas de laranja sem glúten
Mais um desafio Vamos Fazer Bolachas, lançado pelo Cravo e Canela, que este mês nos propõe bolachas sem glúten.
Não resisto a um bom desafio, portanto resolvi fazer bolachas sem lactose, sem glúten e sem açúcar adicionado! Resultou muito bem, ficam umas bolachas deliciosas, excelentes para acompanhar a fruta do lanche.
Ingredientes:
2 laranjas
2 maçãs
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite
140 g de farinha de grão
115 g de fécula de batata
80g de farinha de mandioca
1 colher de sopa de stevia (opcional)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de vinagre
Numa taça, juntar as farinhas, o fermento, a raspa das duas laranjas e a stevia.
Cozer as maçãs no microondas. Colocar as maçãs cozidas, o sumo das laranjas, o ovo, o vinagre e o azeite no liquidificador e triturar até obter um creme homogéneo.
Juntar o creme à mistura das farinhas e mexer com uma colher de pau.
Levar ao frigorífico durante 3 horas, tapado com película aderente.
Colocar bolinhas de massa em tabuleiros forrados com papel vegetal e achatar ligeiramente com as costas de uma colher.
Levar ao forno a 200º durante 15 minutos, até começarem a dourar.
Não resisto a um bom desafio, portanto resolvi fazer bolachas sem lactose, sem glúten e sem açúcar adicionado! Resultou muito bem, ficam umas bolachas deliciosas, excelentes para acompanhar a fruta do lanche.
Ingredientes:
2 laranjas
2 maçãs
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite
140 g de farinha de grão
115 g de fécula de batata
80g de farinha de mandioca
1 colher de sopa de stevia (opcional)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de vinagre
Numa taça, juntar as farinhas, o fermento, a raspa das duas laranjas e a stevia.
Cozer as maçãs no microondas. Colocar as maçãs cozidas, o sumo das laranjas, o ovo, o vinagre e o azeite no liquidificador e triturar até obter um creme homogéneo.
Juntar o creme à mistura das farinhas e mexer com uma colher de pau.
Levar ao frigorífico durante 3 horas, tapado com película aderente.
Colocar bolinhas de massa em tabuleiros forrados com papel vegetal e achatar ligeiramente com as costas de uma colher.
Levar ao forno a 200º durante 15 minutos, até começarem a dourar.
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Bolo de cacau com pera
Estava a apetecer-me um bolinho, mas queria fazer algo com pouco açúcar e poucos hidratos de carbono. Acabei por usar o que tinha em casa para confecionar este bolo vegan, sem açúcar nem gordura adicionados, que fica pouco doce mas muito saboroso.
Por ter baixo índice glicémico, é adaptado a diabéticos.
Ingredientes:
115 g de miolo de amêndoa torrada
105 g de farinha de trigo integral
40 g de cacau magro em pó
3 peras-rocha maduras
250 ml de leite de soja
2 colheres de sopa de stevia
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de vinagre de sidra
Descascar as peras. Cortar uma delas em cubinhos. As outras duas, cozer no microondas.
Colocar no liquidificador as peras cozidas, o leite de soja e o vinagre. Triturar.
Triturar a amêndoa até obter farinha.
Juntar a amêndoa triturada com a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e a stevia. Adicionar a pêra cortada em cubos e misturar com uma colher de pau.
Juntar a mistura do liquidificador. Misturar bem com a colher de pau.
Verter numa forma de bolo inglês e levar ao forno a 180º durante 30 minutos.
Por ter baixo índice glicémico, é adaptado a diabéticos.
Ingredientes:
115 g de miolo de amêndoa torrada
105 g de farinha de trigo integral
40 g de cacau magro em pó
3 peras-rocha maduras
250 ml de leite de soja
2 colheres de sopa de stevia
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de vinagre de sidra
Descascar as peras. Cortar uma delas em cubinhos. As outras duas, cozer no microondas.
Colocar no liquidificador as peras cozidas, o leite de soja e o vinagre. Triturar.
Triturar a amêndoa até obter farinha.
Juntar a amêndoa triturada com a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e a stevia. Adicionar a pêra cortada em cubos e misturar com uma colher de pau.
Juntar a mistura do liquidificador. Misturar bem com a colher de pau.
Verter numa forma de bolo inglês e levar ao forno a 180º durante 30 minutos.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
Panda cupcakes
Hoje em dia, estão na moda as festas infantis temáticas. Não sou a favor nem contra, embora não seja muito o meu género. Mas a grande vantagem das festas temáticas é que me dão um impulso criativo extra - e a internet auxilia bastante, claro!
No fim de semana, tivémos a festa da nossa sobrinha, que adora pandas. Portanto, era esse o tema da festa. Para ela, fiz estes cupcakes que ficaram bem mimosos e divertidos. Para além disso, estavam deliciosos, porque não são só os olhos que comem! Neste caso, o site Bakerella deu uma grande ajuda com esta receita.
Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo branca
1/2 chávena de miolo de amêndoa moído
2/3 chávena de cacau magro em pó
1 chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
2 ovos
1/2 chávena de óleo de grainhas de uva (ou outro óleo vegetal, de preferência puro e prensado a frio)
2/3 chávena de leite de soja
1/2 chávena de água quente
1 colher de chá de essência de baunilha
Decoração
100 ml de nata de soja para bater
1 colher de sopa de açúcar branco
Pasta de açúcar preta qb
Numa taça grande, misturar todos os ingredientes secos.
Noutra taça, juntar os ovos e o óleo e bater. Adicionar o leite de soja e a baunilha e mexer bem.
Juntar uma mistura à outra, envolvendo bem com uma colher de pau. Acrescentar a água quente e continuar a bater.
Verter para formas de queques (rende cerca de 12 - 13 bolinhos) e levar ao forno a 180º durante 23 minutos.
Retirar do forno e deixar amornar antes de desenformar. Deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.
Cobrir a bancada de trabalho com película aderente.
Amassar a pasta de açúcar preta e colocar sobre a película. Colocar outra camada de película por cima e estender com o rolo da massa. Cortar círculos pequenos para as orelhas - 24 -, círculos maiores para a mancha dos olhos - 24 - e círculos mais pequenos ainda para o nariz - 12. Com os dedos, fazer bolinhas muito pequenas para os olhos - 24.
Bater a nata de soja com o açúcar branco até formar chantilly. Cobrir os bolinhos com o chantilly usando uma colher ou o saco de pasteleiro com o bico mais largo.
Colocar as orelhas, as manchas dos olhos e os narizes nos lugares. Por cima das manchas dos olhos, fazer uma bolinha com chantilly, usando o bico mais pequeno do saco de pasteleiro. Por cima do chantilly, colocar as bolinhas pretas para os olhos.
Guardar no frigorífico até à hora de servir.
No fim de semana, tivémos a festa da nossa sobrinha, que adora pandas. Portanto, era esse o tema da festa. Para ela, fiz estes cupcakes que ficaram bem mimosos e divertidos. Para além disso, estavam deliciosos, porque não são só os olhos que comem! Neste caso, o site Bakerella deu uma grande ajuda com esta receita.
Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo branca
1/2 chávena de miolo de amêndoa moído
2/3 chávena de cacau magro em pó
1 chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
2 ovos
1/2 chávena de óleo de grainhas de uva (ou outro óleo vegetal, de preferência puro e prensado a frio)
2/3 chávena de leite de soja
1/2 chávena de água quente
1 colher de chá de essência de baunilha
Decoração
100 ml de nata de soja para bater
1 colher de sopa de açúcar branco
Pasta de açúcar preta qb
Numa taça grande, misturar todos os ingredientes secos.
Noutra taça, juntar os ovos e o óleo e bater. Adicionar o leite de soja e a baunilha e mexer bem.
Juntar uma mistura à outra, envolvendo bem com uma colher de pau. Acrescentar a água quente e continuar a bater.
Verter para formas de queques (rende cerca de 12 - 13 bolinhos) e levar ao forno a 180º durante 23 minutos.
Retirar do forno e deixar amornar antes de desenformar. Deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.
Cobrir a bancada de trabalho com película aderente.
Amassar a pasta de açúcar preta e colocar sobre a película. Colocar outra camada de película por cima e estender com o rolo da massa. Cortar círculos pequenos para as orelhas - 24 -, círculos maiores para a mancha dos olhos - 24 - e círculos mais pequenos ainda para o nariz - 12. Com os dedos, fazer bolinhas muito pequenas para os olhos - 24.
Bater a nata de soja com o açúcar branco até formar chantilly. Cobrir os bolinhos com o chantilly usando uma colher ou o saco de pasteleiro com o bico mais largo.
Colocar as orelhas, as manchas dos olhos e os narizes nos lugares. Por cima das manchas dos olhos, fazer uma bolinha com chantilly, usando o bico mais pequeno do saco de pasteleiro. Por cima do chantilly, colocar as bolinhas pretas para os olhos.
Guardar no frigorífico até à hora de servir.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
Bolachas de aveia, coco e laranja
Esta receita é uma adaptação simples de uma receita do As Minhas Receitas. Várias vezes fiquei indecisa se a publicava ou não, porque afinal poucas adaptações fiz à receita original. Mas a verdade é que sempre que faço estas bolachas (e já as faço há alguns anos, desde 2011, quando a Joana as publicou), acabo por não escrever em lado nenhum as adaptações que lhes faço... e sempre que volto à receita, acabo por fazer de cada vez de uma forma diferente.
O que não teria problema nenhum, não fora a última fornada ter saído mesmo deliciosa. Por isso, pensei que tinha mesmo que pôr por escrito a receita. É para isso que serve um blogue também, não é? Um grande caderno de receitas, como os caderninhos que eu tinha antigamente, onde escrevemos as receitas de que não nos queremos esquecer.
Ingredientes:
1 ovo
100 ml de azeite
160 g de açúcar mascavado escuro
Raspa de 1 laranja
60 g de coco ralado
150 g de flocos de aveia
100 g de farinha de trigo integral
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
Bater o ovo com o azeite. Juntar o açúcar e misturar bem. Adicionar a raspa de laranja e o coco ralado.
Finalmente, juntar a farinha, os flocos de aveia, o bicarbonato e o fermento.
Dispor uma colher de chá de massa em tabuleiros forrados com papel vegetal e espalmar com as costas de uma colher.
Levar ao forno a 180º durante 14 minutos.
O que não teria problema nenhum, não fora a última fornada ter saído mesmo deliciosa. Por isso, pensei que tinha mesmo que pôr por escrito a receita. É para isso que serve um blogue também, não é? Um grande caderno de receitas, como os caderninhos que eu tinha antigamente, onde escrevemos as receitas de que não nos queremos esquecer.
Ingredientes:
1 ovo
100 ml de azeite
160 g de açúcar mascavado escuro
Raspa de 1 laranja
60 g de coco ralado
150 g de flocos de aveia
100 g de farinha de trigo integral
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
Bater o ovo com o azeite. Juntar o açúcar e misturar bem. Adicionar a raspa de laranja e o coco ralado.
Finalmente, juntar a farinha, os flocos de aveia, o bicarbonato e o fermento.
Dispor uma colher de chá de massa em tabuleiros forrados com papel vegetal e espalmar com as costas de uma colher.
Levar ao forno a 180º durante 14 minutos.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Bombons de butterscotch e tangerina
Este Natal, o Da Nossa Cozinha lançou o desafio do Amigo Blogger Secreto e eu resolvi participar. Gosto sempre de temas e de desafios para confecionar novas receitas e achei que esta era uma iniciativa engraçada. Ao ler o regulamento, imaginei que apenas entrariam blogues de cozinha, dado que a prenda para o nosso amigo secreto é uma receita.
Imaginam o meu espanto quando descubro que o meu amigo blogger secreto era o Entre Fraldas e Babetes! Não conhecia este blogue, dado que as minhas viagens na blogosfera contemplam apenas blogues e sites ligados à gastronomia - e este, obviamente pelo nome, é um blogue dedicado a bebés / crianças.
A primeira coisa que achei interessante neste blogue foi a iniciativa Venda Solidária. A ideia é pôr à venda objetos de valor que temos em casa mas que já não usamos e fazer reverter o valor da venda para uma instituição de solidariedade social. Todos os kitchen geeks têm sempre várias máquinas e aparelhos de cozinha que já não estão a uso porque foram substituídos por outros; que tal ganharmos espaço na cozinha e na mesma assentada fazermos um gesto solidário? É só contactar a Cláudia através do email entrefraldasebabetes@gmail.com.
Nas minhas explorações do blogue da Cláudia, percebi também que um dos seus interesses é a comida, nomeadamente as dietas alternativas, como a alimentação vegan. Rapidamente na minha cabeça, comecei a imaginar uma prenda vegan - e como é Natal, tem que haver chocolate.
Foi assim que criei esta receita vegan de bombons de chocolate com butterscotch e tangerina. Espero que gostes Cláudia!
Ingredientes:
Cascas de tangerina cristalizadas (segundo a receita do Tory Avey)
5 tangerinas
1 1/2 chávena de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de açúcar branco
Butterscotch (adaptado da receita do Palavas que Enchem a Barriga)
Calda da cristalização das tangerinas
2 colheres de sopa de óleo de coco
80 ml de nata de soja
1 pitada de sal
1 colher de sopa mal cheia de whisky
Bombons
300 g de chocolate preto (sem lactose)
100 ml de nata de soja
2 colheres de sopa de óleo de coco
O ideal é fazer a fruta cristalizada e o butterscotch no dia anterior à confeção dos bombons.
Começar por fazer as cascas de tangerina cristalizadas, partindo as tangerinas ao meio e espremendo o sumo. Reservar o sumo para outras utilizações (ou para beber na hora).
Cortar cada metade ao meio e raspar o interior da casca com uma colher, de modo a retirar a pele esbranquiçada.
Cortar em tiras, que se colocam ao lume numa panela com água. Quando a água levantar fervura, deixar fervilhar durante 30 segundos e escorrer a água. Repetir o processo com água limpa. Este processo vai retirar o sabor amargo das cascas.
Escorrer as cascas segunda vez e deixar no escorredor.
Na panela, colocar quatro chávenas e meia de água limpa e o açúcar amarelo. Levar ao lume, mexendo para dissolver completamente o açúcar na água. Quando começar a levantar fervura, adicionar as cascas e deixar ferver durante 1 hora em lume médio.
Escorrer as cascas, reservando a calda. Colocar as cascas em tabuleiros forrados com papel vegetal, separadas umas das outras e deixar secar à temperatura ambiente.
Ao fim de uma hora, colocar o açúcar branco num prato de sopa. Passar cada casca no açúcar, envolvendo bem. Voltar a colocar as cascas nos tabuleiros e deixar ficar algumas horas até secar completamente. Guardar em frascos de vidro.
Voltar a levar ao lume a calda que se reservou, até começar a caramelizar. Retirar do lume e juntar o óleo de coco, o sal e a nata de soja, mexendo bem.
Voltar a levar ao lume, deixando fervilhar em lume brando durante 5 minutos, não deixando de mexer. Retirar do lume e adicionar o whisky.
Verter o molho para um frasco e guardar no frigorífico até ao momento da utilização. Quanto mais tempo estiver no frio, mais espesso fica, portanto mais facilmente se recheiam os bombons.
Para os bombons, derreter o chocolate com o óleo de coco em banho-maria.
Quando o chocolate estiver derretido, retirar do calor e adicionar a nata de soja. Mexer bem até incorporar completamente.
Com uma colher de chá, forrar as formas de bombons com chocolate, tendo o cuidado de cobrir totalmente os lados das formas. A receita rendeu-me 36 bombons, mas claro que depende do tamanho das formas usadas.
Levar ao congelador durante 10 minutos. Retirar e colocar meia colher de chá de butterscotch no centro do chocolate. Voltar a levar ao congelador durante 10 minutos. Retirar e cobrir com o restante chocolate.
Partir sete cascas de tangerina cristalizada em pedaços pequenos. Colocar dois pedacinhos no topo de casa um dos bombons, pressionando com cuidado com os dedos de modo a ficarem pegados ao chocolate.
Voltar a levar ao congelador mais 10 minutos.
Retirar e guardar no frigorífico até servir.
Imaginam o meu espanto quando descubro que o meu amigo blogger secreto era o Entre Fraldas e Babetes! Não conhecia este blogue, dado que as minhas viagens na blogosfera contemplam apenas blogues e sites ligados à gastronomia - e este, obviamente pelo nome, é um blogue dedicado a bebés / crianças.
A primeira coisa que achei interessante neste blogue foi a iniciativa Venda Solidária. A ideia é pôr à venda objetos de valor que temos em casa mas que já não usamos e fazer reverter o valor da venda para uma instituição de solidariedade social. Todos os kitchen geeks têm sempre várias máquinas e aparelhos de cozinha que já não estão a uso porque foram substituídos por outros; que tal ganharmos espaço na cozinha e na mesma assentada fazermos um gesto solidário? É só contactar a Cláudia através do email entrefraldasebabetes@gmail.com.
Nas minhas explorações do blogue da Cláudia, percebi também que um dos seus interesses é a comida, nomeadamente as dietas alternativas, como a alimentação vegan. Rapidamente na minha cabeça, comecei a imaginar uma prenda vegan - e como é Natal, tem que haver chocolate.
Foi assim que criei esta receita vegan de bombons de chocolate com butterscotch e tangerina. Espero que gostes Cláudia!
Ingredientes:
Cascas de tangerina cristalizadas (segundo a receita do Tory Avey)
5 tangerinas
1 1/2 chávena de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de açúcar branco
Butterscotch (adaptado da receita do Palavas que Enchem a Barriga)
Calda da cristalização das tangerinas
2 colheres de sopa de óleo de coco
80 ml de nata de soja
1 pitada de sal
1 colher de sopa mal cheia de whisky
Bombons
300 g de chocolate preto (sem lactose)
100 ml de nata de soja
2 colheres de sopa de óleo de coco
O ideal é fazer a fruta cristalizada e o butterscotch no dia anterior à confeção dos bombons.
Começar por fazer as cascas de tangerina cristalizadas, partindo as tangerinas ao meio e espremendo o sumo. Reservar o sumo para outras utilizações (ou para beber na hora).
Cortar cada metade ao meio e raspar o interior da casca com uma colher, de modo a retirar a pele esbranquiçada.
Cortar em tiras, que se colocam ao lume numa panela com água. Quando a água levantar fervura, deixar fervilhar durante 30 segundos e escorrer a água. Repetir o processo com água limpa. Este processo vai retirar o sabor amargo das cascas.
Escorrer as cascas segunda vez e deixar no escorredor.
Na panela, colocar quatro chávenas e meia de água limpa e o açúcar amarelo. Levar ao lume, mexendo para dissolver completamente o açúcar na água. Quando começar a levantar fervura, adicionar as cascas e deixar ferver durante 1 hora em lume médio.
Escorrer as cascas, reservando a calda. Colocar as cascas em tabuleiros forrados com papel vegetal, separadas umas das outras e deixar secar à temperatura ambiente.
Ao fim de uma hora, colocar o açúcar branco num prato de sopa. Passar cada casca no açúcar, envolvendo bem. Voltar a colocar as cascas nos tabuleiros e deixar ficar algumas horas até secar completamente. Guardar em frascos de vidro.
Voltar a levar ao lume a calda que se reservou, até começar a caramelizar. Retirar do lume e juntar o óleo de coco, o sal e a nata de soja, mexendo bem.
Voltar a levar ao lume, deixando fervilhar em lume brando durante 5 minutos, não deixando de mexer. Retirar do lume e adicionar o whisky.
Verter o molho para um frasco e guardar no frigorífico até ao momento da utilização. Quanto mais tempo estiver no frio, mais espesso fica, portanto mais facilmente se recheiam os bombons.
Para os bombons, derreter o chocolate com o óleo de coco em banho-maria.
Quando o chocolate estiver derretido, retirar do calor e adicionar a nata de soja. Mexer bem até incorporar completamente.
Com uma colher de chá, forrar as formas de bombons com chocolate, tendo o cuidado de cobrir totalmente os lados das formas. A receita rendeu-me 36 bombons, mas claro que depende do tamanho das formas usadas.
Levar ao congelador durante 10 minutos. Retirar e colocar meia colher de chá de butterscotch no centro do chocolate. Voltar a levar ao congelador durante 10 minutos. Retirar e cobrir com o restante chocolate.
Partir sete cascas de tangerina cristalizada em pedaços pequenos. Colocar dois pedacinhos no topo de casa um dos bombons, pressionando com cuidado com os dedos de modo a ficarem pegados ao chocolate.
Voltar a levar ao congelador mais 10 minutos.
Retirar e guardar no frigorífico até servir.
sábado, 13 de dezembro de 2014
Queques vegan de Natal
Entre migrações e emigrações, movimentações definitivas ou temporárias, idas e vindas de um continente para o outro, o resultado é que a minha família sempre esteve espalhada pelo país e pelo mundo. Ao longo dos anos, as tradições natalícias foram mudando consoante a localização de cada um no momento.
Quando era muito pequena, lembro-me dos natais passados na Beira, com direito a neve e tudo, com a minha família paterna; mais tarde, nos anos que vivemos em Macau, juntávamo-nos a amigos e era um Natal sem família, mas na mesma com animação e afeto; quando voltámos para Portugal, passámos a juntar-nos com os tios, primo e amigos que vivem na zona de Lisboa. Entretanto, o meu primo emigrou para a Austrália, uma dessas amigas tem um marido espanhol, pelo que viajam sempre no dia 25 para Barcelona, e nasceram bebés que vieram alterar o ambiente natalício.
Ao contrário de outras famílias menos "movimentadas", que mantém as mesmas tradições ano após ano, com mais ou menos as mesmas pessoas, o mesmo sítio, as mesmas comidas, apercebo-me ao olhar para trás que a minha família vai recriando as tradições consoante as circunstâncias. Mesmo que um mesmo esquema se mantenha durante anos, não quer dizer que se vai manter assim para sempre. Há sempre um momento em que pode mudar.
As tradições são excelentes porque dão aquele sentimento de conforto e calor, a segurança de sabermos o que vai acontecer e com o que contar, a tranquilidade de não ter que tomar decisões porque já sabemos "que é assim". Mas também podem ser limitativas e sufocantes, se se transformam numa obrigação e se nos impedem de fazer as coisas de uma maneira diferente porque as circunstâncias mudaram.
Mas há coisas que nunca mudam - onde quer que estejamos, as broas de mel e o bolo preto, receitas da minha avó materna, vêm de longe, foram passadas de geração em geração e fazem sempre parte da mesa de Natal. São receitas de família, com um sabor muito especial, que cheiram e sabem a Natal e que deixam sempre toda a gente a salivar ("Já fizeram as broas?"; "Trazes as broas de mel para o jantar de Natal?"; "Vai haver aquele bolo madeirense para a sobremesa?").
E como todos os Natais, este ano vamos fazer as broas e a minha mãe vai fazer o bolo preto para a Consoada e para o dia de Natal. Mas como há sempre margem para mudança, resolvi adaptar a receita deste bolo para criar uns queques vegan, que cheiram e sabem a Natal, mas que já são uma modernização de uma receita bem antiga.
A inspiração veio-me quando a Joana do Palavras que Enchem a Barriga, em colaboração com a Vahiné e a Babel, lançou o desafio dos Queques que Enchem a Alma. O desafio era criar uma receita de queques utilizando produtos Vahiné, contando uma história alusiva ao nosso Natal.
Comecei logo a magicar a receita e fiquei mesmo contente com o resultado. Ficaram uns lindos bolinhos, dentro das forminhas natalícias e decorados com açúcar dourado, o que lhes dá um toque ainda mais festivo. Não sei o que a minha avó diria destes bolinhos, mas as tradições também são para ser quebradas!
Ingredientes:
250 g de farinha de trigo branca
80 g de açúcar mascavado escuro
1 saqueta de açúcar baunilhado Vahiné
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
1 colher de chá bem cheia de cacau magro em pó
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz moscada
3/4 colher de chá de cravinho moído
25 g de nozes partidas
25 g de passas
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio Vahiné
1 pitada de sal
80 ml de mel de cana
100 ml de óleo de girassol
200 ml de leite de soja
Raspa de meio limão pequeno
Açúcar dourado Vahiné qb
Triturar as sementes de linhaça no moinho de café até obter farinha. Misturar com seis colheres de sopa de água e reservar.
Numa taça grande, misturar a farinha, os açúcares, a raspa de limão, as especiarias, os frutos secos, o cacau, o sal, o fermento e o bicarbonato.
Noutra taça, bater as sementes de linhaça, o óleo, o leite de soja e o mel de cana.
Juntar a mistura líquida à seca e bater com uma colher de pau só até obter uma mistura homogénea.
Verter nas formas (rende oito a dez queques) e salpicar com o açúcar dourado. Levar ao forno a 180º durante 23 minutos.
Quando era muito pequena, lembro-me dos natais passados na Beira, com direito a neve e tudo, com a minha família paterna; mais tarde, nos anos que vivemos em Macau, juntávamo-nos a amigos e era um Natal sem família, mas na mesma com animação e afeto; quando voltámos para Portugal, passámos a juntar-nos com os tios, primo e amigos que vivem na zona de Lisboa. Entretanto, o meu primo emigrou para a Austrália, uma dessas amigas tem um marido espanhol, pelo que viajam sempre no dia 25 para Barcelona, e nasceram bebés que vieram alterar o ambiente natalício.
Ao contrário de outras famílias menos "movimentadas", que mantém as mesmas tradições ano após ano, com mais ou menos as mesmas pessoas, o mesmo sítio, as mesmas comidas, apercebo-me ao olhar para trás que a minha família vai recriando as tradições consoante as circunstâncias. Mesmo que um mesmo esquema se mantenha durante anos, não quer dizer que se vai manter assim para sempre. Há sempre um momento em que pode mudar.
As tradições são excelentes porque dão aquele sentimento de conforto e calor, a segurança de sabermos o que vai acontecer e com o que contar, a tranquilidade de não ter que tomar decisões porque já sabemos "que é assim". Mas também podem ser limitativas e sufocantes, se se transformam numa obrigação e se nos impedem de fazer as coisas de uma maneira diferente porque as circunstâncias mudaram.
Mas há coisas que nunca mudam - onde quer que estejamos, as broas de mel e o bolo preto, receitas da minha avó materna, vêm de longe, foram passadas de geração em geração e fazem sempre parte da mesa de Natal. São receitas de família, com um sabor muito especial, que cheiram e sabem a Natal e que deixam sempre toda a gente a salivar ("Já fizeram as broas?"; "Trazes as broas de mel para o jantar de Natal?"; "Vai haver aquele bolo madeirense para a sobremesa?").
E como todos os Natais, este ano vamos fazer as broas e a minha mãe vai fazer o bolo preto para a Consoada e para o dia de Natal. Mas como há sempre margem para mudança, resolvi adaptar a receita deste bolo para criar uns queques vegan, que cheiram e sabem a Natal, mas que já são uma modernização de uma receita bem antiga.
A inspiração veio-me quando a Joana do Palavras que Enchem a Barriga, em colaboração com a Vahiné e a Babel, lançou o desafio dos Queques que Enchem a Alma. O desafio era criar uma receita de queques utilizando produtos Vahiné, contando uma história alusiva ao nosso Natal.
Comecei logo a magicar a receita e fiquei mesmo contente com o resultado. Ficaram uns lindos bolinhos, dentro das forminhas natalícias e decorados com açúcar dourado, o que lhes dá um toque ainda mais festivo. Não sei o que a minha avó diria destes bolinhos, mas as tradições também são para ser quebradas!
Ingredientes:
250 g de farinha de trigo branca
80 g de açúcar mascavado escuro
1 saqueta de açúcar baunilhado Vahiné
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
1 colher de chá bem cheia de cacau magro em pó
1 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de noz moscada
3/4 colher de chá de cravinho moído
25 g de nozes partidas
25 g de passas
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio Vahiné
1 pitada de sal
80 ml de mel de cana
100 ml de óleo de girassol
200 ml de leite de soja
Raspa de meio limão pequeno
Açúcar dourado Vahiné qb
Triturar as sementes de linhaça no moinho de café até obter farinha. Misturar com seis colheres de sopa de água e reservar.
Numa taça grande, misturar a farinha, os açúcares, a raspa de limão, as especiarias, os frutos secos, o cacau, o sal, o fermento e o bicarbonato.
Noutra taça, bater as sementes de linhaça, o óleo, o leite de soja e o mel de cana.
Juntar a mistura líquida à seca e bater com uma colher de pau só até obter uma mistura homogénea.
Verter nas formas (rende oito a dez queques) e salpicar com o açúcar dourado. Levar ao forno a 180º durante 23 minutos.
domingo, 7 de dezembro de 2014
Bredele
As bredele são bolachas natalícias típicas da Alsácia. Um forte sabor a canela e a amêndoa faz destas bolachas uma verdadeira tentação! Tradicionalmente, são cortadas em forma de estrela e cobertas com um glacé branco (feito com açúcar em pó e clara de ovo), que lhes dá um aspeto perfeitamente festivo. Para um castanho mais escuro, pode também acrescentar-se uma colher de sopa de cacau.
Adaptei a receita do Feuille de Choux, originalmente já sem lactose, para fazer uma versão sem glúten que resultou muito bem. No entanto, a massa fica mais mole do que ficaria se levasse farinha de trigo, pelo que é necessário seguir as instruções para conseguir cortar as bolachas com o cortador.
São as bolachas perfeitas para participar no desafio de Natal do Vamos Fazer Bolachas, lançado como sempre pelo Cravo e Canela.
Ingredientes:
3 claras de ovo
150 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
250 g de miolo de amêndoa sem pele
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de cacau (opcional)
60 g de farinha de arroz + qb para estender
1 pitada de sal
Cobertura
200 g de açúcar em pó
Leite de soja qb
Açúcar dourado
Moer a amêndoa até ficar em pó.
Bater as claras com o sal até obter castelo bem firme. Sem deixar de bater, adicionar a canela.
Em seguida, incorporar o açúcar lentamente. Usando uma colher de pau, adicionar então a amêndoa e no final a farinha (e o cacau, se usar).
Tapar com película aderente e levar ao frigorífico durante 1 hora.
Cobrir a bancada com película aderente e salpicar com farinha de arroz. Retirar metade da massa, deixando o restante no frio. Colocar a massa em cima da película e salpicar de novo com farinha de arroz. Por cima, cobrir com duas folhas de película aderente.
Estender a massa entre as folhas de película, até obter uma altura de cerca de meio centímetro (a massa não pode ficar demasiado fina). Retirar a película superior e cortar com o cortador em forma de estrela.
Colocar as estrelas em tabuleiros forrados com papel vegetal. Repetir a operação para a restante massa.
Levar ao forno a 220º durante 10 minutos, até as pontas começarem a dourar.
Deixar arrefecer.
Para a cobertura, colocar o açúcar numa taça. Ir juntando o leite de soja gota a gota até obter uma pasta. Cobrir as bolachas com esta pasta e salpicar com o açúcar dourado. Deixar endurecer antes de manusear.
Adaptei a receita do Feuille de Choux, originalmente já sem lactose, para fazer uma versão sem glúten que resultou muito bem. No entanto, a massa fica mais mole do que ficaria se levasse farinha de trigo, pelo que é necessário seguir as instruções para conseguir cortar as bolachas com o cortador.
São as bolachas perfeitas para participar no desafio de Natal do Vamos Fazer Bolachas, lançado como sempre pelo Cravo e Canela.
Ingredientes:
3 claras de ovo
150 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
250 g de miolo de amêndoa sem pele
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de cacau (opcional)
60 g de farinha de arroz + qb para estender
1 pitada de sal
Cobertura
200 g de açúcar em pó
Leite de soja qb
Açúcar dourado
Moer a amêndoa até ficar em pó.
Bater as claras com o sal até obter castelo bem firme. Sem deixar de bater, adicionar a canela.
Em seguida, incorporar o açúcar lentamente. Usando uma colher de pau, adicionar então a amêndoa e no final a farinha (e o cacau, se usar).
Tapar com película aderente e levar ao frigorífico durante 1 hora.
Cobrir a bancada com película aderente e salpicar com farinha de arroz. Retirar metade da massa, deixando o restante no frio. Colocar a massa em cima da película e salpicar de novo com farinha de arroz. Por cima, cobrir com duas folhas de película aderente.
Estender a massa entre as folhas de película, até obter uma altura de cerca de meio centímetro (a massa não pode ficar demasiado fina). Retirar a película superior e cortar com o cortador em forma de estrela.
Colocar as estrelas em tabuleiros forrados com papel vegetal. Repetir a operação para a restante massa.
Levar ao forno a 220º durante 10 minutos, até as pontas começarem a dourar.
Deixar arrefecer.
Para a cobertura, colocar o açúcar numa taça. Ir juntando o leite de soja gota a gota até obter uma pasta. Cobrir as bolachas com esta pasta e salpicar com o açúcar dourado. Deixar endurecer antes de manusear.
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Crumble de ruibarbo e maçã - Desafio Alfabeto Dulce
Adaptado de uma receita de Gordon Ramsay, este crumble é o doce com a qual eu participo no Desafio Alfabeto Dulce, que este mês nos propõe uma sobremesa com fruta.
Ainda por cima, é o primeiro aniversário deste desafio, por isso vamos celebrar com uma edição especial! Daí o número 1 ao lado do crumble.
Aproveito ainda com a mesma receita para me juntar ao grupo Quinze Dias Com..., que esta quinzena nos incentiva a cozinhar receitas deste chef.
Ingredientes:
100 g de ruibarbo
2 maçãs pequenas
12 g de gengibre fresco
50 g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de óleo de sésamo
1/2 colher de chá de aguardente velha
Cobertura
35 g de miolo de avelã
40 g de farinha de trigo integral
25 g de açúcar mascavado escuro
1 colher de sopa de óleo de sésamo
1 colher de sopa de leite de soja
1 pitada de canela
Descascar o gengibre e ralar. Descascar as maçãs e cortar em cubos. Cortar o ruibarbo em pedaços de 2 centímetros cada.
Colocar uma panela anti-aderente ao lume com o açúcar amarelo. Quando começar a escurecer, juntar a fruta e envolver. Juntar em seguida o gengibre e deixar cozinhar um minuto, mexendo sempre.
Adicionar o óleo de sésamo e a aguardente velha. Deixar cozinhar sem mexer durante três minutos.
Moer a avelã. Juntar à avelã moída a farinha, a canela e o açúcar mascavado.
Dividir a fruta por dois ramequins individuais, procurando escorrer o líquido que entretanto se formou. Adicionar ao líquido a mistura para o crumble.
Juntar ainda o óleo de sésamo e o leite de soja e mexer até obter uma pasta. Dividir esta pasta pelos dois ramequins e levar ao forno a 200º durante 20 minutos.
Ainda por cima, é o primeiro aniversário deste desafio, por isso vamos celebrar com uma edição especial! Daí o número 1 ao lado do crumble.
Aproveito ainda com a mesma receita para me juntar ao grupo Quinze Dias Com..., que esta quinzena nos incentiva a cozinhar receitas deste chef.
Ingredientes:
100 g de ruibarbo
2 maçãs pequenas
12 g de gengibre fresco
50 g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de óleo de sésamo
1/2 colher de chá de aguardente velha
Cobertura
35 g de miolo de avelã
40 g de farinha de trigo integral
25 g de açúcar mascavado escuro
1 colher de sopa de óleo de sésamo
1 colher de sopa de leite de soja
1 pitada de canela
Descascar o gengibre e ralar. Descascar as maçãs e cortar em cubos. Cortar o ruibarbo em pedaços de 2 centímetros cada.
Colocar uma panela anti-aderente ao lume com o açúcar amarelo. Quando começar a escurecer, juntar a fruta e envolver. Juntar em seguida o gengibre e deixar cozinhar um minuto, mexendo sempre.
Adicionar o óleo de sésamo e a aguardente velha. Deixar cozinhar sem mexer durante três minutos.
Moer a avelã. Juntar à avelã moída a farinha, a canela e o açúcar mascavado.
Dividir a fruta por dois ramequins individuais, procurando escorrer o líquido que entretanto se formou. Adicionar ao líquido a mistura para o crumble.
Juntar ainda o óleo de sésamo e o leite de soja e mexer até obter uma pasta. Dividir esta pasta pelos dois ramequins e levar ao forno a 200º durante 20 minutos.
sábado, 22 de novembro de 2014
Bolo de clementina, coco e gengibre
Quis usar fruta da época para fazer um bolinho, portanto as clementinas do cabaz da semana foram parar a este bolinho vegan saboroso, juntamente com o coco e o gengibre cristalizado.
Ingredientes:
4 clementinas
30 g de coco ralado
50 g de gengibre cristalizado
100 ml de óleo de girassol
120 g de açúcar mascavado escuro
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
190 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
Ralar a casca de duas clementinas. Espremer as frutas até obter 200 ml de sumo.
Triturar as sementes de linhaça. Adicionar cinco colheres de sopa de água, misturar e reservar.
Bater o sumo com o açúcar, até este se dissolver. Juntar o óleo, o coco, a raspa e o gengibre picado em cubinhos.
Adicionar então a linhaça e continuar a bater.
Acrescentar finalmente a farinha e o fermento e envolver.
Verter numa forma untada com óleo. Levar ao forno a 180º durante 35 minutos.
Ingredientes:
4 clementinas
30 g de coco ralado
50 g de gengibre cristalizado
100 ml de óleo de girassol
120 g de açúcar mascavado escuro
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
190 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
Ralar a casca de duas clementinas. Espremer as frutas até obter 200 ml de sumo.
Triturar as sementes de linhaça. Adicionar cinco colheres de sopa de água, misturar e reservar.
Bater o sumo com o açúcar, até este se dissolver. Juntar o óleo, o coco, a raspa e o gengibre picado em cubinhos.
Adicionar então a linhaça e continuar a bater.
Acrescentar finalmente a farinha e o fermento e envolver.
Verter numa forma untada com óleo. Levar ao forno a 180º durante 35 minutos.
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Bolo de chocolate e batata doce
Mais um bolo sem glúten, quase sem gordura, usando as batatas doces que são abundantes este ano! A batata doce dá a textura sedosa deste bolo, enquanto que o chocolate toma conta do sabor. Fica uma verdadeira delícia, sem ficar demasiado doce.
Ingredientes:
4 ovos
3 batatas doces (cerca de 550 g no total)
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de chá de aroma de baunilha
130 g de açúcar amarelo (pode substituir-se por açúcar de coco ou tâmaras trituradas)
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
170 g de chocolate preto (sem lactose)
Descascar as batatas e cozer em água. Escorrer e colocar no liquidificador, juntamente com os ovos. Triturar até obter um creme de textura homogénea.
Verter para a taça da batedeira. Adicionar a baunilha, o açúcar, o fermento e o sal. Mexer até formar bolhas.
Derreter o chocolate em banho-maria com o óleo.
Acrescentar o chocolate derretido, envolver e verter numa forma untada.
Levar ao forno a 180º durante 45 minutos. Deixar arrefecer antes de desenformar.
Ingredientes:
4 ovos
3 batatas doces (cerca de 550 g no total)
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de chá de aroma de baunilha
130 g de açúcar amarelo (pode substituir-se por açúcar de coco ou tâmaras trituradas)
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
170 g de chocolate preto (sem lactose)
Descascar as batatas e cozer em água. Escorrer e colocar no liquidificador, juntamente com os ovos. Triturar até obter um creme de textura homogénea.
Verter para a taça da batedeira. Adicionar a baunilha, o açúcar, o fermento e o sal. Mexer até formar bolhas.
Derreter o chocolate em banho-maria com o óleo.
Acrescentar o chocolate derretido, envolver e verter numa forma untada.
Levar ao forno a 180º durante 45 minutos. Deixar arrefecer antes de desenformar.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Broas de batata doce
Usando uma receita alentejana, já naturalmente sem lactose, usei as batatas doces que tinha em casa para fazer estas broas bem saborosas.
Ingredientes:
4 batatas doces médias (depois de cozidas, o polme pesava 525 g)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de banha de porco
1 colher de sopa de mel
100 g de açúcar amarelo
30 g de farinha de milho
220 g de farinha de trigo branca
1 colher de chá de erva doce
1/2 colher de chá de canela
Reduzir as batatas a um puré sem grumos e misturar com o açúcar. Juntar o azeite, a banha e o mel e mexer bem.
Adicionar as farinhas e as especiarias e continuar a bater com uma colher de pau.
Enfarinhar as mãos e fazer bolinhas que se colocam em tabuleiros forrados com papel vegetal salpicado com farinha.
Levar ao forno a 180º durante 20 minutos. Achatar com as costas de uma colher e deixar cozer mais 10 minutos, até começarem a ficar douradas.
Retirar e deixar arrefecer.
Ingredientes:
4 batatas doces médias (depois de cozidas, o polme pesava 525 g)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de banha de porco
1 colher de sopa de mel
100 g de açúcar amarelo
30 g de farinha de milho
220 g de farinha de trigo branca
1 colher de chá de erva doce
1/2 colher de chá de canela
Reduzir as batatas a um puré sem grumos e misturar com o açúcar. Juntar o azeite, a banha e o mel e mexer bem.
Adicionar as farinhas e as especiarias e continuar a bater com uma colher de pau.
Enfarinhar as mãos e fazer bolinhas que se colocam em tabuleiros forrados com papel vegetal salpicado com farinha.
Levar ao forno a 180º durante 20 minutos. Achatar com as costas de uma colher e deixar cozer mais 10 minutos, até começarem a ficar douradas.
Retirar e deixar arrefecer.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Petits gâteaux com avelãs
O doce nunca amargou não é verdade? Vale sempre a pena fazer dois petits gâteaux para terminar um jantar romântico ou para um lanche diferente ao domingo. Alterei a receita para a fazer sem glúten, usando a avelã moída para substituir a farinha. O resultado é saborosíssimo!
Ingredientes:
60 g de chocolate preto (sem lactose) + 4 quadrados
1 colher de sopa de óleo de coco
1 ovo
25 g de açúcar baunilhado
25 g de miolo de avelã
1 pitada de sal
Derreter os 60 gramas de chocolate em banho-maria, juntamente com o óleo de coco. Os restantes quatro quadrados, partir ao meio.
Moer a avelã até obter farinha.
Bater o ovo com o açúcar e o sal. Misturar a avelã moída. Juntar no final o chocolate derretido.
Untar com óleo de coco duas formas individuais. Colocar duas colheres de sopa em cada forma. Por cima, os pedaços de chocolate. Verter a restante massa, tapando por completo o chocolate sólido.
Levar ao forno a 210 º durante 12 minutos.
Deixar arrefecer ligeiramente, até conseguir manusear. Desenformar e servir ainda quente.
Ingredientes:
60 g de chocolate preto (sem lactose) + 4 quadrados
1 colher de sopa de óleo de coco
1 ovo
25 g de açúcar baunilhado
25 g de miolo de avelã
1 pitada de sal
Derreter os 60 gramas de chocolate em banho-maria, juntamente com o óleo de coco. Os restantes quatro quadrados, partir ao meio.
Moer a avelã até obter farinha.
Bater o ovo com o açúcar e o sal. Misturar a avelã moída. Juntar no final o chocolate derretido.
Untar com óleo de coco duas formas individuais. Colocar duas colheres de sopa em cada forma. Por cima, os pedaços de chocolate. Verter a restante massa, tapando por completo o chocolate sólido.
Levar ao forno a 210 º durante 12 minutos.
Deixar arrefecer ligeiramente, até conseguir manusear. Desenformar e servir ainda quente.
sábado, 6 de setembro de 2014
Biscotti de castanha do Pará e cardamomo
Vi esta receita no Era uma vez há mais de um ano e guardei para experimentar. Mas depois o tempo foi passando, e nada...
Farto-me de ver biscottis por aí na blogosfera e sempre que os vejo, penso que tenho que fazer uns. E claro, foi preciso um desafio como o Vamos Fazer Bolachas! para dar o empurrão final! Voltei a pegar na receita, fiz-lhe as adaptações necessárias, e assim nasceram os meus primeiros biscotti!
Ingredientes:
60 g de castanha do Pará
100 ml de óleo de amendoim
1 ovo
50 ml de leite de soja
110 g de açúcar amarelo
1/2 vagem de baunilha
15 vagens de cardamomo castanho
300 g de farinha integral
1 1/2 colher de fermento
Abrir as vagens de cardamomo e retirar as sementes. Descartar as cascas e moer as sementes no almofariz.
Partir as castanhas em pedaços pequenos.
Bater o óleo com o açúcar. Adicionar o ovo e o leite de soja.
Acrescentar as castanhas, o cardamomo e a baunilha. Misturar bem.
Finalmente, juntar a farinha e o fermento.
Dispor a massa num tabuleiro quadrado, forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 170º durante 25 minutos.
Retirar a massa com ajuda do papel vegetal; retirar o papel vegetal sem rasgar e forrar um tabuleiro de ir ao forno. Cortar os biscotti com uma faca afiada. Espalhá-los no tabuleiro e levar ao forno a 120º durante 25 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer.
Farto-me de ver biscottis por aí na blogosfera e sempre que os vejo, penso que tenho que fazer uns. E claro, foi preciso um desafio como o Vamos Fazer Bolachas! para dar o empurrão final! Voltei a pegar na receita, fiz-lhe as adaptações necessárias, e assim nasceram os meus primeiros biscotti!
Ingredientes:
60 g de castanha do Pará
100 ml de óleo de amendoim
1 ovo
50 ml de leite de soja
110 g de açúcar amarelo
1/2 vagem de baunilha
15 vagens de cardamomo castanho
300 g de farinha integral
1 1/2 colher de fermento
Abrir as vagens de cardamomo e retirar as sementes. Descartar as cascas e moer as sementes no almofariz.
Partir as castanhas em pedaços pequenos.
Bater o óleo com o açúcar. Adicionar o ovo e o leite de soja.
Acrescentar as castanhas, o cardamomo e a baunilha. Misturar bem.
Finalmente, juntar a farinha e o fermento.
Dispor a massa num tabuleiro quadrado, forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 170º durante 25 minutos.
Retirar a massa com ajuda do papel vegetal; retirar o papel vegetal sem rasgar e forrar um tabuleiro de ir ao forno. Cortar os biscotti com uma faca afiada. Espalhá-los no tabuleiro e levar ao forno a 120º durante 25 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer.
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Queques de banana, nozes e tâmaras
Mais uma adaptação de uma receita do Fat Free Vegan resultou nestes queques deliciosos e dietéticos! Vegan, sem açúcares adicionados, com farinha integral e pouca gordura, são totalmente livres de culpa!
Ingredientes:
100 g de farinha de trigo integral
75 g de farinha de trigo branca
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
2 bananas bem maduras
20 tâmaras
200 ml de leite de soja
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
30 g de miolo de noz
Juntar as farinhas, o fermento, a canela e o sal. Misturar bem.
No liquidificador, juntar as bananas descascadas e as tâmaras sem caroço. Adicionar um pouco de leite de soja e bater até formar uma pasta homogénea. Juntar o restante leite de soja e o óleo de amendoim e continuar a bater bem.
Juntar a mistura anterior às farinhas. Envolver bem com uma colher de pau.
Triturar grosseiramente as nozes e juntar à massa.
Dividir irmamente por sete formas e levar ao forno a 190º durante 18 minutos.
Ingredientes:
100 g de farinha de trigo integral
75 g de farinha de trigo branca
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal
2 bananas bem maduras
20 tâmaras
200 ml de leite de soja
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
30 g de miolo de noz
Juntar as farinhas, o fermento, a canela e o sal. Misturar bem.
No liquidificador, juntar as bananas descascadas e as tâmaras sem caroço. Adicionar um pouco de leite de soja e bater até formar uma pasta homogénea. Juntar o restante leite de soja e o óleo de amendoim e continuar a bater bem.
Juntar a mistura anterior às farinhas. Envolver bem com uma colher de pau.
Triturar grosseiramente as nozes e juntar à massa.
Dividir irmamente por sete formas e levar ao forno a 190º durante 18 minutos.
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Bolachas recheadas com caju
O último desafio do Vamos Fazer Bolachas, lançado pelo Cravo e Canela, propõe bolachas recheadas. Já tenho algumas receitas dessas aqui no blogue, por isso queria experimentar fazer algo diferente. O que saiu foi isto!
Ingredientes:
350 g de farinha de trigo integral
125 g de açúcar amarelo
125 ml de óleo de girassol
50 ml de nata de soja
50 ml de leite de soja
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 vagem de baunilha
1 pitada de sal
Recheio
150 g de caju neutro
6 tâmaras secas
2 colheres de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de leite de soja
1 colher de sopa de nata de soja
Demolhar o caju em água durante 2 horas. Escorrer a água, passar por água limpa e colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Levar ao forno a 200º durante 20 minutos, até o caju ficar dourado.
Entretanto, fazer as bolachas. Juntar a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o sal. Abrir a vagem e raspar as sementes com uma faca, juntando-as à farinha.
Adicionar o óleo de linhaça e envolver com uma colher de pau. Juntar os restantes ingredientes, envolvendo sempre com a colher. No final, amassar um pouco com as mãos.
Esticar a massa com o rolo, deixando-a com alguma altura para as bolachas não se partirem, e cortar com cortador de bolachas e dispor em tabuleiros forrados com papel vegetal.
Retirar o caju do forno e colocar as bolachas, baixando para 180º. As bolachas precisam de cerca de 20 minutos.
Entretanto, colocar o caju no liquidificador e triturar até obter uma pasta. Juntar o óleo de girassol quando a pasta começar a formar-se.
Adicionar em seguida os restantes ingredientes. Triturar bem.
Retirar as bolachas do forno e deixar arrefecer. Quando mornas, rechear duas a duas com o creme de caju. Deixar arrefecer completamente antes de servir.
Ingredientes:
350 g de farinha de trigo integral
125 g de açúcar amarelo
125 ml de óleo de girassol
50 ml de nata de soja
50 ml de leite de soja
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 vagem de baunilha
1 pitada de sal
Recheio
150 g de caju neutro
6 tâmaras secas
2 colheres de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de leite de soja
1 colher de sopa de nata de soja
Demolhar o caju em água durante 2 horas. Escorrer a água, passar por água limpa e colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Levar ao forno a 200º durante 20 minutos, até o caju ficar dourado.
Entretanto, fazer as bolachas. Juntar a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o sal. Abrir a vagem e raspar as sementes com uma faca, juntando-as à farinha.
Adicionar o óleo de linhaça e envolver com uma colher de pau. Juntar os restantes ingredientes, envolvendo sempre com a colher. No final, amassar um pouco com as mãos.
Esticar a massa com o rolo, deixando-a com alguma altura para as bolachas não se partirem, e cortar com cortador de bolachas e dispor em tabuleiros forrados com papel vegetal.
Retirar o caju do forno e colocar as bolachas, baixando para 180º. As bolachas precisam de cerca de 20 minutos.
Entretanto, colocar o caju no liquidificador e triturar até obter uma pasta. Juntar o óleo de girassol quando a pasta começar a formar-se.
Adicionar em seguida os restantes ingredientes. Triturar bem.
Retirar as bolachas do forno e deixar arrefecer. Quando mornas, rechear duas a duas com o creme de caju. Deixar arrefecer completamente antes de servir.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





