Mostrar mensagens com a etiqueta Piquenique. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Piquenique. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de junho de 2013

Muffins de chocolate e whisky

Uma adaptação de uns muffins do blogue Cook Addiction, que vale mesmo uma visita. Estes serviram para o lanche a meio da manhã durante a semana e foram muito apreciados!

Já conhecem a página de Facebook do Cozinhar sem Lactose? Estamos perto dos 1000 Gostos! Quando lá chegarmos, vou lançar um passatempo e espero que todos vocês participem!

Entretanto, fiquem com o último dos bolinhos desta doce semana.





Ingredientes:

50 g de chocolate negro (sem lactose)
160 g de farinha de trigo integral
4 colheres de sopa de chocolate em pó (sem lactose)
50 g de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento
75 ml de óleo de girassol
150 ml de leite de soja
1 ovo
5 colheres de sopa de whisky


Num almofariz, partir o chocolate em pedaços.

Juntar a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato e o açúcar. Reservar.

Bater o ovo com o óleo, juntando em seguida o leite e o whisky.

Juntar as duas misturas. Envolver com cuidado os pedaços de chocolate.

Colocar em formas de muffin ou mini-muffin e levar ao forno a 200 º durante cerca de 20 minutos.


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Muffins de banana e nozes

Há pela blogosfera fora várias versões de muffins de banana, com canela, com outros ingredientes ou não, misturas mais ou menos inventivas, outras mais clássicas. Esta é a receita que está desde há muito no meu caderninho e nunca me deixou ficar mal!

Em versão mini, é excelente para festas e piqueniques.






Ingredientes:

2 bananas bem maduras
100 ml de óleo de amendoim
200 g de farinha de trigo integral
50 g de açúcar baunilhado
50 g de açúcar amarelo
2 ovos
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
85 g de nozes picadas grosseiramente


Esmagar as bananas com um garfo e bater com o óleo. Em seguida, adicionar o açúcar, a canela e os ovos. Mexer bem.

Acrescentar o sal, o fermento e a farinha. Envolver.

Incorporar as nozes e levar ao forno em formas de muffins (rende 7 a 8 muffins de tamanho normal) a 180º durante 25 minutos.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Baguettes clássicas

O clássico dos clássicos, a baguette. Já a tinha tentado fazer antes, mas de uma forma rápida, sem grandes frissons. Só que a baguette é um pão de frissons (não fora francês...) e portanto uma baguette que não segue todos os passos necessários não é uma verdadeira baguette, é apenas um pão branco com forma de baguette. Garanto-vos que não é a mesma coisa.

O desafio do Bake the World deu-me o empurrão necessário e comecei por experimentar a receita mais simples, de acordo com as instruções do magnífico site Panarras. Mesmo assim são oito horas de trabalho, em que praticamente tem que fazer-se baby-sitting à massa.

A formação das baguettes é um movimento que exige prática (lembram-se de brincar com plasticina em crianças? É parecido!), de tal forma que as minhas ficaram um pouco toscas. Os cortes antes do pão entrar no forno são também essenciais e exigem uma lâmina bem afiada, o que não foi o caso. Mas ainda assim, a textura estava crocante por fora e bem fofa e arejada por dentro. O francês de serviço provou e disse que se aproximava muito, muito, muito de uma verdadeira baguette!





Ingredientes:

400 g de farinha branca
270 g de água tépida
7 g de sal fino
2 g de fermento em pó para pão


Numa taça de vidro, juntar a farinha e a água. Misturar até envolver, tapar com um saco de plástico e deixar repousar meia hora.

Juntar o sal e o fermento, amassando dentro da taça para garantir que ficam bem envolvidos na massa.

Retirar a massa para uma superfície limpa e amassar durante 15 minutos segundo o método francês ou de Bertinet (ver aqui o vídeo).

Lavar a taça de vidro e untar com azeite. Voltar a colocar a massa dentro, rodar para a envolver no azeite e deixar repousar uma hora.

Ao fim de uma hora, dar umas voltas à massa da forma que se ensina aqui (em alternativa, os primeiros minutos deste vídeo também mostram o procedimento). Deixar repousar, sempre tapada. Ao fim de 45 minutos, voltar a repetir o procedimento. Ir repetindo de 45 em 45 minutos, num período total de fermentação de 3 horas e meia.

Ao fim desse tempo, dividir a massa em três e dar-lhe a forma de pequenos rolos, seguindo o procedimento do mesmo vídeo. Deixar repousar durante 30 minutos tapado com o saco de plástico.

Em seguida, formar as baguettes (o mesmo vídeo continua a ser útil para esta fase) e colocá-las num pano enfarinhado, com uma dobra entre cada uma para não se pegarem. Deixar repousar uma hora e um quarto.

Dez minutos antes de perfazer o tempo de fermentação, começar a aquecer o forno a 250º. Quando atingir a temperatura, borrifar com água para criar vapor. Baixar a temperatura para 230º, dar uns cortes diagonais na superfície das baguettes e colocar no forno. Deixar cozer cinco minutos.

Voltar a abrir o forno e borrifar de novo generosamente, tendo o cuidado de não dirigir a água para o pão. Fechar e deixar cozer mais cinco minutos.

Ao fim desse tempo, vira-se o tabuleiro ao contrário, de forma que a baguette mais encostada ao fundo do forno fique agora junto à porta. Baixar a temperatura para 210º e deixar cozer mais 16 minutos.




quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bolo de limão e azeite

Mais um bolo maravilhoso adaptado do blogue Grandbaby Cakes! Com algumas adaptações, ficou muito saboroso.

A associação do azeite com o limão funciona lindamente e dá a este bolo um sabor très gourmet. Por isso, levo este bolo à Tea Party do Cravo e Canela, que este mês está de parabéns por mais um aniversário.

E também, porque este bolo merece, aproveito para participar com ele no Passatempo do Acção na Cozinha, que nos desafia a confecionar receitas com limão!

Deliciem-se!





Ingredientes:

150 ml de azeite
180 g de açúcar amarelo
3 ovos
1 sobremesa de soja de baunilha (100 g)
2 limões
1 colher de chá de aroma de baunilha
1/2 colher de chá de açúcar branco
225 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal



Cortar quatro fatias finas de limão. Polvilhar o fundo de uma forma de bolo inglês com o açúcar branco e dispor as fatias em fila.

Espremer o limão. Com o outro limão, raspar a casca e espremer o sumo.

Juntar os ovos, o azeite, o açúcar, o iogurte de soja, o aroma de baunilha, a raspa de um limão e 100 ml de sumo de limão. Bater bem.

Noutro recipiente, juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Adicionar à mistura anterior e envolver.

Verter a mistura na forma preparada. Levar ao forno a 190º durante 45 minutos.

Retirar do forno e deixar arrefecer antes de desenformar.





Está lindo ou não está?

terça-feira, 14 de maio de 2013

Mini-muffins de cenoura e aipo

Uns mini-muffins fofinhos e saborosos, com uma mistura que apreciamos muito cá em casa - a cenoura, o aipo e o caril. Saíram assim uns petiscos vegan muito simpáticos!






Ingredientes:

260 g de cenoura
1 talo de aipo sem folhas (65 g)
2 colheres de sopa de linhaça
150 g de farinha de trigo integral
100 ml de óleo de girassol
125 ml de cerveja preta (se não tiver cerveja preta, pode substituir-se pela água de cozedura da cenoura)
1 colher de chá de pó de caril
1 colher de chá de fermento
Sal
Pimenta


Cozer a cenoura em água com sal. Desfazer em puré (podem deixar-se alguns bocadinhos de cenoura para dar textura).

Moer a linhaça no moinho de café até ficar em pó. Colocá-la numa taça de vidro e juntar três colheres de água. Misturar bem.

Juntar o óleo e a cerveja. Picar o aipo em cubinhos pequenos. Juntar o aipo picado e o puré de cenoura à mistura anterior.

Finalmente, acrescentar a farinha e o fermento e bater bem com uma colher de pau. Temperar com o caril, sal e pimenta.

Colocar a mistura em formas de mini-muffin e levar a cozer a 180º durante 18 minutos.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bolo de cerveja preta

Claro, já se sabe, coisas originais. Já tenho visto por aí bolos com cerveja preta e não pude resistir a esta receita do Blog de Cuina de la Dolorss, que resolvi adaptar.

O sabor da cerveja sente-se no fundo, mas não amarga! Pelo contrário, torna este bolo muito agradável. Funciona bem em bolo ou em muffins, ou ainda em mini-muffins a acompanhar uma sobremesa de fruta.





Ingredientes:

150 ml de cerveja preta
100 ml de óleo de amendoim
40 g de cacau magro em pó
170 g de açúcar amarelo
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
140 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
75 ml de nata de soja


Juntar os açúcares, a farinha, o cacau e o fermento.

Aquecer a cerveja. Antes de ferver, retirar do lume e juntar o óleo e a nata de soja. Verter sobre a mistura anterior.

Acrescentar o ovo e bater energicamente.

Colocar em formas de muffins ou numa forma redonda e levar ao forno a 180º. Os muffins cozerão em 20 minutos, enquanto que o bolo irá precisar de 40 minutos.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tarte de bacalhau com azeitonas

Raramente cozinho bacalhau em casa. Temos um problema com o bacalhau, porque uns e outros, há uns anos atrás, enjoaram o bacalhau. É possível enjoar o bacalhau? É. Se passarem quatro meses a comer bacalhau dia sim, dia não. Mesmo com as 1001 maneiras portuguesas de cozinhar bacalhau, chega-se a um ponto que se deixa de conseguir comer este peixe.

De qualquer forma, já comprava poucas vezes bacalhau, devido aos problemas de quase extinção que a espécie atravessa. Mas tinha ainda aqui meia caixa de bacalhau desfiado do Natal e usei-a para esta tarte, que levámos para uma festa de aniversário.

Publiquei esta receita no site Portugalize Me, na sequência de um desafio lançado de criar receitas apenas com produtos portugueses. Esta foi a primeira, mas mais virão!






Ingredientes:

230 g de massa quebrada (sem lactose)
200 g de bacalhau desfiado
1 cebola grande
80 g de azeitonas verdes
1 colher de sopa de farinha de trigo integral
2 ovos
Sal
Pimenta
Azeite
Noz moscada


Demolhar o bacalhau durante 24 horas, mudando a água pelo menos três vezes.

Demolhar as azeitonas durante dez minutos, mudando a água três vezes para retirar o excesso de sal.

Levar ao lume o bacalhau em 600 ml de água. Quando levantar fervura, desligar. Retirar o peixe, desfazê-lo em pedaços pequenos e reservar o líquido da cozedura.

Entretanto, refogar uma cebola cortada às rodelas no azeite, em lume médio. Quando começar a queimar ligeiramente, juntar o bacalhau e refogar durante três minutos.

Juntar a farinha, envolver bem e adicionar 300 ml da água de cozedura do bacalhau. Deixar cozer a farinha em lume brando, até espessar (cerca de 10 minutos).

Acrescentar as azeitonas cortadas às rodelas e envolver bem.

Retirar do lume e temperar com sal, pimenta e noz moscada. Deixar arrefecer.

Estender a massa e cobrir o fundo de uma tarteira, bem como os lados.

Quando a mistura estiver fria, acrescentar os dois ovos batidos, verter sobre a massa e levar ao forno a 200º durante 1 hora.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Muffins de laranja e amêndoa com erva doce

Não resisti a estes muffins de laranja com erva doce do The Vintage Mixer, portanto aqui fica a minha adaptação.

E apesar da receita ter vindo de longe, utiliza fundamentalmente produtos bem portugueses - as amêndoas e laranjas do Algarve e a erva doce, tão corrente no nosso país, pela sua associação com as castanhas. Mas há mais vida para além das castanhas para a erva doce! Como se vê nestes deliciosos bolinhos.






Ingredientes:

1 laranja (raspa e sumo)
1 1/2 colher de sopa de erva doce em grão
150 g de amêndoas com pele
150 g de farinha de trigo integral
Uma pitada de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de mel
2 ovos
1 colher de chá de aroma de baunilha


Tostar a erva doce numa frigideira anti-aderente. Moer a amêndoa até obter farinha e envolver a erva doce.

Adicionar a farinha integral, o sal e o bicarbonato de sódio.

Ralar a casca da laranja e espremer o sumo.

Bater os ovos com o sumo e raspa, acrescentando o mel e a baunilha.

Juntar as duas misturas e envolver bem.

Colocar em formas de muffin e levar ao forno a 180º durante 20 minutos.



terça-feira, 26 de março de 2013

Muffins de quinoa e frutos vermelhos

Descobri estes muffins no site Knead to Cook e não podia deixar de experimentar esta receita!

Fiz várias adaptações e acho que resultaram muito bem. A quinoa dá-lhes uma textura granulosa muito agradável e o sabor dos frutos vermelhos sobressai claramente.

E estamos cada vez mais perto dos 500 Gostos no Facebook! Não se esqueçam de visitar a página do Cozinhar sem Lactose!




Ingredientes:

1 chávena de frutos vermelhos desfeitos (mas ainda com alguns bocados)
40 g de amêndoa em pó
90 g de açúcar amarelo
70 g de farinha de trigo integral
75 g de quinoa cozida
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
1 ovo
1 colher de chá de aroma de baunilha
75 ml de oleo de girassol


Juntar os frutos vermelhos com a amêndoa.

Bater o ovo, a baunilha e o óleo.

Num outro recipiente, misturar o açúcar, a farinha, o fermento, o sal e a quinoa.

Juntar as duas misturas e envolver. Em seguida, acrescentar os frutos vermelhos.

Verter a mistura em formas de muffin (dá para seis muffins) e levar ao forno a 180º durante 25 minutos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Hambúrgueres de grão

Há uns anos atrás (muitos, vendo bem), quando chegava o mês de agosto juntávamos um grupo de meninas e íamos passar uns dias ao Algarve, na casa de uma amiga que gentilmente se disponibilizava para isso. Uma das meninas do grupo era vegetariana, o que condicionava as nossas refeições; mas na prática, ninguém se chateava com isso, porque toda a gente gostava de comida vegetariana.

Nessas férias, trocávamos receitas e divertíamo-nos imenso. Lembro-me bem de momentos de gargalhada geral em jogos tipo Pictionary. É preciso dizer que nenhuma de nós era particularmente dotada para o desenho, mas às vezes quando as pessoas se conhecem muito bem, há comunicações improváveis que funcionam.

Esta receita veio dessa companheira de férias que era (e ainda é) vegetariana. Uso-a para levar para festas, quando é preciso cozinhar qualquer coisa rápida, em férias quando queremos pratos que não levem muito tempo a confecionar, e em tantas outras ocasiões.




Ingredientes:

500 g de grão de bico cozido (equivalente a uma lata grande)
1 cebola
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de farinha de trigo integral + farinha qb para cobrir o fundo de um prato de sopa
1 colher de chá de mostarda
2 colheres de sopa de salsa picada
Sal
Pimenta
Azeite


Juntar o grão, a cebola, o alho e a mostarda. Triturar bem com a varinha mágica. Juntar a farinha e envolver, adicionando em seguida a salsa. Temperar com sal e pimenta.

Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente em lume médio.

Cobrir o fundo de um prato de sopa com farinha. Com uma colher de sopa, tirar 6 ou 7 porções de massa (consoante o tamanho da frigideira), que se passam pela farinha e se põem a fritar no azeite, deixando espaço entre elas.

Nesta fase, não é preciso preocupar-se em moldar os hambúrgueres, isso vai ser feito diretamente na frigideira.

Quando estiverem douradas do primeiro lado, virar para fritar do outro lado e espalmar cuidadosamente com a espátula. Voltar a virar do primeiro lado para dourar melhor, e voltar a espalmar com a espátula. Voltar do segundo lado e retirar para um prato.

Repetir a operação até terminar a massa. Servir com uma salada mista.


sábado, 2 de março de 2013

Bolo de Primavera

Tudo começou com uma amiga que me enviou um link com uma receita de bolo de agrião. Utilizou-a no bolo de aniversário da filha e gostei do efeito! Uns dias mais tarde, dou com esta receita de bolo de espinafres, aparentemente algo comum na Turquia, do blogue Mom! What's for dinner?.

Já se sabe que gosto de coisas diferentes. Originais. Inusitadas. Esta é definitivamente uma delas - um bolo de espinafres! Como é que poderia usar esta receita para fazer uma coisa gira?

Porque os dias já estão mais longos, o sol começa a aquecer, apesar das temperaturas terem descido nos últimos dias, há sinais que começam a anunciar o fim do inverno... e as formigas já começaram a aparecer na minha cozinha... (é o que dá ter um quintal, mesmo no meio da cidade!) Para chamar a primavera, aqui fica um bolo com uma surpresa verde.





Ingredientes:

Bolo verde

2 ovos
1 colher de chá de aroma de baunilha
150 g de açúcar amarelo
175 g de folhas de espinafres frescos
140 ml de azeite
1 1/2 colheres de sopa de sumo de limão
190 g de farinha de trigo integral
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal

Bolo de baunilha


2 ovos
1/2 vagem de baunilha
190 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
120 g de açúcar amarelo
125 ml de óleo de girassol
125 ml de leite de soja


Remover os talos dos espinafres. No liquidificador, processar as folhas com o azeite até obter um puré homogéneo.

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme. Adicionar o sumo de limão, a baunilha e o puré de espinafres.

Juntar a farinha, o fermento e o sal à mistura anterior e envolver.

Levar ao forno numa forma de bolo inglês durante 40 minutos a 180º.


Entretanto, preparar o bolo de baunilha.

Levar ao lume o leite de soja com metade de uma vagem de baunilha aberta ao meio. Assim que levantar fervura, desligar e deixar repousar tapado durante 15 minutos.

Juntar os ovos e o açúcar até obter um creme. Adicionar o óleo e o leite de soja coado. Juntar a farinha com o fermento e envolver bem.


Quando o bolo verde tiver arrefecido, desenformar. Cortar em fatias de cerca de dois centímetros. Com um corta bolachas, cortar a forma desejada em cada fatia. Usar os restos para triffles (ou para comer às escondidas).

Lavar a forma de bolo inglês e cobrir o fundo com um pouco da massa de baunilha.

Colocar as formas verdes no centro, bem aconchegadas formando uma linha ao longo de todo o comprimento da forma. À volta, espalhar o resto do bolo de baunilha, cobrindo bem toda a fila. Levar ao forno a 180º durante 40 minutos.

Deixar arrefecer e desenformar. Quando se cortam as fatias, aparecem de surpresa as estrelas verdes no interior!




Visto de cima, completamente insuspeito!








quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tarte de espargos e fiambre

Não era minha intenção publicar esta receita aqui no blogue. Era somente uma tarte, que fiz rapidamente para o almoço do dia seguinte, mas quando saiu do forno, estava tão bonita que não resisti!

Adoro espargos frescos, mas de vez em quando também os compro em frasco. Não têm o mesmo encanto, mas prestam-se bem a receitas como esta.




Ingredientes:

350 g de espargos verdes em frasco
1 cebola pequena
60 g de fiambre (sem lactose)
230 g de massa quebrada (sem lactose)
2 ovos
200 ml de nata de soja
3 colheres de sopa de leite de soja
1/2 colher de chá de alho em pó
Sal
Pimenta
Noz moscada
Azeite


Untar uma forma de aro amovível com azeite. Colocar a massa quebrada, cobrindo o fundo e os cantos.

Bater os ovos. Juntar a nata de soja e o leite de soja e mexer bem. Temperar com sal, pimenta preta, uma pitada de noz moscada e o alho em pó.

Verter a mistura sobre a base da tarte.

Cortar a cebola às rodelas finas e espalhá-la uniformemente. Em seguida, fazer o mesmo com o fiambre, cortado em cubinhos pequenos.

Por cima, dispor os espargos e levar ao forno a 200º durante 55 minutos ou até ficar dourada por cima.

Servir em fatias generosas, acompanhadas com legumes cozidos, ou em fatias mais pequenas, como entrada.



E agora a fatia

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bolinhas integrais com azeitonas

Costumava fazer este pão com fermento comercial para comer com hambúrgueres - quer fossem de atum ou de frango, o sabor das azeitonas funcionava muito bem e fazia belas refeições para piqueniques ou viagens.

Desta vez, experimentei a mesma receita, mas com isco artesanal. E funcionou ainda melhor, porque o pão ficou mais leve e mais saboroso, com uma côdea rija e estaladiça.




Noite do primeiro dia:

120 g de isco de centeio
150 g de farinha de centeio integral
150 g de água tépida

Misturar tudo e deixar repousar 12 horas à temperatura ambiente.


Manhã do segundo dia:

Pré-fermento do dia anterior
140 g de farinha de trigo branca biológica
430 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de óregãos
1 colher de sopa de açúcar amarelo
250 g de água tépida
100 g de azeitonas verdes cortadas em rodelas


Juntar a farinha e a água e bater na batedeira profissional na primeira velocidade cerca de dois minutos. Acrescentar o isco e bater durante dois minutos ainda na primeira velocidade, seguidos de cinco minutos na segunda velocidade. Juntar o sal, o açúcar e os óregãos e bater mais dois minutos.

Colocar a massa numa superfície enfarinhada, juntar as azeitonas e amassar com as mãos, envolvendo bem as azeitonas na massa.

Colocar a massa numa taça de vidro levemente untada com azeite, colocar a taça dentro de um saco de plástico e deixar levedar à temperatura ambiente durante duas horas.

Após essas duas horas, estender a massa delicadamente, dobrar em forma de envelope, moldar uma bola e voltar a colocar na taça, deixando levedar mais duas horas.

Ao fim desse tempo, moldar bolinhas de cerca de 150 g cada e colocá-las sobre um pano bastante enfarinhado, com as dobras do pano entre elas para não se colarem ao levedar. Salpicar com farinha e deixar repousar tapadas com um pano durante 30 minutos.

Colocar os pães num tabuleiro forrado com papel vegetal, dar uns cortes em cruz em cima e levar ao forno a 250º durante 18 minutos. Desligar o forno e deixar a acabar de cozer durante mais 5 minutos.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Pão de bacalhau

Este pão de bacalhau pode ser servido como entrada ou como prato principal, acompanhado com uma salada mista. Por ser servido frio, também funciona bem numa festa ou para levar para um piquenique.




Ingredientes:

300 g de bacalhau seco desfiado (ou sobras de bacalhau cozido)
150 ml de azeite
150 ml de leite de soja
4 ovos
250 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal fino
Pimenta preta qb


Demolhar o bacalhau durante 24 horas, mudando a água três vezes nesse espaço de tempo. Escorrer e cortar em pedaços.

Bater os ovos com o azeite e o leite de soja. Juntar a farinha, o fermento e o sal. Mexer bem, temperar com pimenta e acrescentar o bacalhau, envolvendo suavemente.

Levar ao forno em forma de bolo inglês a 180º durante 45 minutos.

Com esta receita, participo na iniciativa do Chez Sónia dedicada ao aproveitamento de sobras.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hummous

O hummous ou hummus é uma receita milenar da Grécia, do Médio Oriente e do Norte de África. A receita varia consoante o país, mas o espírito é mais ou menos o mesmo - o grão, o alho, o sésamo e o azeite, numa combinação cremosa.

A minha receita veio de um workshop de cozinha libanesa que fiz há uns anos na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves. A casa é um dos exemplos de Arte Nova em Lisboa e só por isso vale a pena a visita. E se como bónus aprendemos umas receitas novas, ainda melhor!

Adaptei-a ao meu gosto e agora é uma presença frequente em jantares e festas. Já foi servido de várias maneiras - numa tigela com fatias de pão de mistura, o mais tradicional; servido com palitos de cenoura e pepino crus, como aconteceu no fim de semana em casa de amigos; ou em tostinhas barradas com hummous e um toque de doce de tomate caseiro por cima, combinação que resultou maravilhosamente bem.

Outra versão bem conseguida são cogumelos recheados, que são cozidos primeiro no forno, recheados a seguir com o hummous e levados novamente ao forno para dourar.






Ingredientes:

260 g de grão de bico enlatado
1 dente de alho grande
1/2 colher de chá de cominhos
1 pitada de piri-piri
100 ml de azeite
1 colher de sopa de tahini (pasta de sésamo)
Sumo de 1/2 limão
Sal
Pimenta


Descascar o dente de alho e retirar-lhe o grelo.

Num copo alto, juntar todos os ingredientes e triturar bem com a varinha mágica, até atingir uma consistência cremosa, sem grumos. No final, temperar com sal e pimenta.



Bolachas de água e sal com hummous e doce de tomate

domingo, 6 de janeiro de 2013

Pão de mistura - milho, arroz e trigo

O desafio para este ano é fazer pão completamente artesanal. Ou seja, em vez de usar o fermento para pão disponível no mercado, vou experimentar fazer o meu próprio isco. Vamos ver como sai!

Entretanto, deixo mais uma receita ainda com fermento em pó, que, como é habitual, se pode fazer na batedeira profissional, no robot de cozinha, na máquina do pão ou amassando manualmente.





Ingredientes:

120 g de farinha de milho
1 colher de sopa de amido de milho (maizena)
50 g de farinha de arroz
320 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
2 saquetas de fermento para pão (cerca de 10 g)
1 colher de sopa de mel
300 ml de água tépida


Juntar o fermento, o mel e a água e cobrir com um pano. Ao fim de 10 minutos, ter-se-á formado uma espuma à superfície.

Entretanto, juntar as farinhas e o sal. Misturar e abrir uma cova no meio. Nessa cova, verter a mistura anterior. Cobrir com a farinha que fica nas margens.

Tapar com um pano e deixar repousar durante 15 minutos.

Amassar na batedeira profissional com a vareta de amassar em velocidade 2 durante 5 minutos. Colocar  numa forma de bolo inglês, tapar com um pano húmido e deixar levedar 2 horas.

Ao fim desse tempo, dar uns cortes na massa e colocar no forno durante 30 minutos a 210º. Em seguida, baixar a temperatura para 150º e deixar mais 15 minutos. Desligar o forno, deixando o pão no interior a acabar de cozer durante mais 10 minutos.

Retirar e deixar arrefecer antes de fatiar.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Queques de linguiça e azeitona

Ontem ao navegar pelos meus blogues de eleição, deparei-me com esta receita no Cinco Quartos de Laranja. É um dos blogues que gosto sempre de visitar porque me dá ideias divertidas para novas receitas. Desta vez, vi a receita e decidi fazê-la no próprio dia - tinha que fazer uns bolinhos para servir de lanche a meio da manhã e não pensei duas vezes.

Claro que tive que fazer algumas alterações, para evitar a lactose, mas nada de muito substancial. Também reduzi a quantidade de ovos e aumentei a quantidade de leite de soja para compensar.

Obrigada à Isabel do Cinco Quartos pela inspiração!





Ingredientes:

100 g de farinha de milho
150 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
100 ml de óleo de girassol
3 ovos
150 ml de leite de soja
75 g de linguiça
50 g de azeitonas verdes
Pimenta
Sal


Bater o óleo, os ovos e o leite. Adicionar as farinhas e o fermento e mexer bem até atingir uma consistência homogénea. Juntar a linguiça cortada em fatias finas e as azeitonas em rodelas. Temperar com sal e pimenta.

Distribuir a massa por oito formas de queques. Levar ao forno a 180º durante 30 minutos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Biscoitos de limão

Mais uma sugestão de prendas de fabrico próprio para a quadra natalícia.




Ingredientes:

190 g de farinha de trigo integral
60 g de farinha de milho
100 g de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento
Raspa de 1 limão
1 ovo
60 ml de óleo de girassol
2 colheres de sopa de leite de soja
1 pitada de sal

Cobertura:

70 g de açúcar em pó
1 colher de chá de raspa de limão
1 1/2 colher de sopa de sumo de limão


Bater o ovo, o óleo e o leite de soja. Acrescentar a raspa de limão, o sal e o açúcar. Juntar as farinhas e o fermento e mexer bem, até obter uma massa lisa e homogénea. Deixar repousar dez minutos, findos os quais se colocam bolinhas de massa em tabuleiros de ir ao forno forrados com papel vegetal. Com as costas de uma colher, achatam-se as bolinhas para lhes dar a forma de bolachas.

Levar ao forno a 190º durante 15 minutos.

Entretanto, juntar os ingredientes da cobertura. Quando as bolachas estiverem cozidas, deixar arrefecer um pouco e depois cobrir. Deixar solidificar e colocar em frascos ou saquinhos com fitas coloridas.

Feliz Natal!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pastéis de tomate e manjericão

Temos no jardim várias plantas e ervas aromáticas que vou usando na cozinha. Umas com produção faustosa, como a árvore de piri-piri e o manjericão, outras mais tímidas como a salsa e os coentros, outras fiáveis como a salva e a hortelã.

Associação clássica, o tomate e o manjericão fazem destas pataniscas vegetarianas um amuse-bouche muito apreciado pelas pessoas que recebemos cá em casa. São também excelentes para levar para um piquenique e costumam fazer sucesso.





Ingredientes:

3 tomates
10 tomates secos em azeite
2 1/2 chávenas de farinha de trigo integral
2 ovos
1 chávena de leite de soja
1/2 cebola
Uma mão cheia de folhas de manjericão
Pimenta
Sal


Num recipiente com tampa, colocar os tomates com um golpe em forma de cruz na casca. Verter água a ferver até cobrir os vegetais e tapar. Deixar ficar alguns minutos. A pele vai começar a sair - nesse momento retiram-se da água e descascam-se com os dedos ou com a ajuda do descascador. Abrem-se ao meio e retiram-se as sementes.

Picar fino a polpa do tomate, o tomate seco, a cebola e o manjericão.

Bater os ovos e o leite de soja. Adicionar então os vegetais picados. Finalmente, juntar a farinha e mexer bem. Temperar com sal e pimenta.

Fritar em óleo bem quente pequenas quantidades de massa e servir frio, como amuse-bouche.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Queques de noz e aveia

Os lanches a meio da manhã são fundamentais para quem se levanta com as galinhas. E cá em casa há uma clara preferência por coisas doces a essa hora. Tento fazer bolinhos diferentes, sem demasiado valor calórico, mas com muito valor nutritivo. Esta é mais uma receita em que uso a aveia, cheia de fibra e outras coisas boas para o organismo. O toque especial destes bolinhos é o uso do açúcar mascavado escuro, que não só lhes dá a cor, como dá ao sabor um travo particular e guloso. E natalício!

Claro que também são ótimos para piqueniques ou como sobremesa, acompanhados com uma bola de gelado de soja de baunilha.





Ingredientes:

100 g de nozes picadas
100 g de flocos de aveia
150 g de farinha de trigo integral
120 g de açúcar mascavado escuro
50 ml de óleo de girassol
100 ml de leite de soja
2 ovos
1 colher de chá de fermento


Moer os flocos de aveia num moinho de café até se transformarem em farinha.

Bater os ovos com o óleo. Juntar o açúcar, mexendo bem. Adicionar as nozes picadas, a farinha de aveia, a farinha de trigo e o fermento. No final, juntar o leite de soja e misturar bem.

Dispor em formas de queque / muffin (faz 8 unidades).

Levar ao forno a 200º durante 20 minutos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...