O tupinambo, também conhecido como girassol-batateiro ou alcachofra-girassol (conhecido em inglês como Jerusalem artichoke), é um tubérculo muito usado na cozinha escandinava. De sabor suave e adocicado, quando cozinhado lembra a textura da batata doce, mas mais delicada. A primeira vez que provei este ingrediente foi quando visitei Copenhaga e fiquei fã!
Com um índice glicémico mais baixo do que a batata, não contém amido mas inulina, estando portanto indicado para diabéticos por não alterar os valores da glicémia. Na verdade, este tubérculo não tem nada a ver com as alcachofras, mas sim com o girassol, e é uma excelente fonte de potássio, ferro, fósforo, magnésio, zinco e vitaminas.
Imaginem a minha alegria quando dei com eles no mercado biológico do Campo Pequeno! Claro que trouxe uns quantos para casa e resolvi experimentar esta salada, cuja receita encontrei no The Scandinavian Cookbook, de Trine Hahnemann.
Ingredientes:
250 g de tupinambo
3 fatias de limão
50 g de miolo de noz
1 colher de chá de mostarda
1/2 colher de chá de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de vinagre de sidra
2 colheres de sopa de óleo de girassol
Sal
Pimenta
Colocar uma panela com água a ferver. Quando a água começar a ferver, juntar as fatias de limão e um pouco de sal grosso. Descascar então os tupinambos, cortando em fatias finas. Ir colocando na água à medida que se for cortando, para impedir que escureçam.
Partir grosseiramente as nozes. Numa taça, juntar a mostarda, o açúcar, o vinagre e o óleo. Temperar com sal e pimenta e misturar bem.
Juntar as nozes e o tupinambo, envolver bem e servir imediatamente.
Faz um delicioso acompanhamento para pratos de peixe.
Nunc ouvi falar! é bom conhecer coisas novas!
ResponderEliminarBeijinhos!
Passa no meu blogu e vê o meu segundo wedding diary:
http://sudelicia.blogspot.pt/2015/12/wedding-diary-2-igreja.html
Não conhecia! Nessa saladinha deve ficar delicioso ;)
ResponderEliminarJá experimentei tupinambo e gostei bastante.
ResponderEliminarQuanto tempo fica o tupinambo na água a ferver?
Parabéns pelo blog!! :-)
Até estar tenro, eu diria uns 15 minutos.
Eliminar