Estes dias de férias passados em casa fazem-me refletir acerca do que significa estar de férias quando não saímos da cidade. Depois de 15 dias de passeio, a visitar amigos e família e a conhecer novos lugares por terras gaulesas, sinto muita falta da praia, mas curiosamente quando estou em casa nunca consigo fazer a praia que gostaria. Penso sempre - vou aproveitar estas manhãs todas para ir à praia com o bebé! E quando dou por mim os dias passaram e ainda só fui à praia uma vez. Será falta de disciplina, será que em casa arranjamos sempre outras tarefas para fazer, será que no fundo o que eu queria mesmo fazer nestes dias era experimentar receitas novas? Quem sabe?
Ingredientes:
Massa
75 g de frutos secos (no meu caso, uma mistura de pinhões, avelãs e castanha do Brasil)
50 g de flocos de aveia
40 g de farinha de mandioca
100 g de farinha de centeio
2 colheres de sopa de óleo de coco
1/2 colher de chá de sal fino
1 clara de ovo
70 ml de água
Recheio
1 molho de acelgas
2 dentes de alho
1 ovo + 1 gema
200 g de creme de tofu
Azeite
Sal
Pimenta
Moer os frutos secos e os flocos de aveia até obter farinha. Juntar estas à farinha de mandioca e à farinha de centeio. Adicionar o sal, o óleo de coco e a clara de ovo. Misturar bem. Ir acrescentando a água em pequenos goles e ir amassando.
Forrar uma tarteira com a massa, usando as mãos. Levar ao frio 20 minutos. Retirar do frio, deixar repousar 10 minutos à temperatura ambiente e em seguida cozer no forno a 180º durante 15 minutos.
Entretanto, preparar o recheio. Picar os alhos e as acelgas. Levar os alhos a dourar num fio de azeite. Adicionar as acelgas bem picadas e saltear em lume brando até estarem bem cozidas. Temperar com sal e pimenta.
Bater o creme de tofu com os ovos. Adicionar as acelgas e retificar os temperos, se necessário.
Verter o recheio na tarteira. Levar ao forno mais 35 minutos, até solidificar e dourar ligeiramente à superfície.
Servir quente ou frio.
essa tarte deve ser deliciosa! a base deve ser uma coisa do outro mundo! tens alguma sugestão para substituir os ovos?
ResponderEliminarbeijinhos
Talvez aquafava batida em castelo para a massa e no recheio pôr uma colherzinha de amido de milho?
Eliminar