quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Tarte de acelgas e tofu

Tinha esta receita do Gourmande in the Kitchen há séculos na lista de receitas a experimentar, portanto aproveitei uns dias de férias passados em casa para pôr a lista em dia. Com as minhas adaptações do costume, ficou uma tarte bem saborosa, tanto quente no próprio dia, como fria no piquenique do dia seguinte.

Estes dias de férias passados em casa fazem-me refletir acerca do que significa estar de férias quando não saímos da cidade. Depois de 15 dias de passeio, a visitar amigos e família e a conhecer novos lugares por terras gaulesas, sinto muita falta da praia, mas curiosamente quando estou em casa nunca consigo fazer a praia que gostaria. Penso sempre - vou aproveitar estas manhãs todas para ir à praia com o bebé! E quando dou por mim os dias passaram e ainda só fui à praia uma vez. Será falta de disciplina, será que em casa arranjamos sempre outras tarefas para fazer, será que no fundo o que eu queria mesmo fazer nestes dias era experimentar receitas novas? Quem sabe?






Ingredientes:

Massa

75 g de frutos secos (no meu caso, uma mistura de pinhões, avelãs e castanha do Brasil)
50 g de flocos de aveia
40 g de farinha de mandioca
100 g de farinha de centeio
2 colheres de sopa de óleo de coco
1/2 colher de chá de sal fino
1 clara de ovo
70 ml de água

Recheio

1 molho de acelgas
2 dentes de alho
1 ovo + 1 gema
200 g de creme de tofu
Azeite
Sal
Pimenta


Moer os frutos secos e os flocos de aveia até obter farinha. Juntar estas à farinha de mandioca e à farinha de centeio. Adicionar o sal, o óleo de coco e a clara de ovo. Misturar bem. Ir acrescentando a água em pequenos goles e ir amassando.

Forrar uma tarteira com a massa, usando as mãos. Levar ao frio 20 minutos. Retirar do frio, deixar repousar 10 minutos à temperatura ambiente e em seguida cozer no forno a 180º durante 15 minutos.

Entretanto, preparar o recheio. Picar os alhos e as acelgas. Levar os alhos a dourar num fio de azeite. Adicionar as acelgas bem picadas e saltear em lume brando até estarem bem cozidas. Temperar com sal e pimenta.

Bater o creme de tofu com os ovos. Adicionar as acelgas e retificar os temperos, se necessário.

Verter o recheio na tarteira. Levar ao forno mais 35 minutos, até solidificar e dourar ligeiramente à superfície.

Servir quente ou frio.


2 comentários:

  1. essa tarte deve ser deliciosa! a base deve ser uma coisa do outro mundo! tens alguma sugestão para substituir os ovos?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez aquafava batida em castelo para a massa e no recheio pôr uma colherzinha de amido de milho?

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...