Numa tentativa de reduzir ao mínimo o consumo de trigo, devido a todos os malefícios que têm vindo a lume associados com este cereal, comecei a fazer experiências com novas receitas de pão.
A espelta e o kamut são dois tipos de trigo antigo, que não foram sujeitos às transformações, manipulações e processamento do trigo comum. Por essa razão, são mais interessantes do ponto de vista nutritivo e não estão associados a patologias inflamatórias e outras, como parece estar o trigo normal. E ao mesmo tempo, contém glúten (em menor quantidade do que o trigo, mas ainda assim está presente), por isso fazem um processo de levedação perfeitamente semelhante ao normal. Assim conseguimos continuar a comer pão a saber a pão!
Noite do dia anterior:
50 g de isco de trigo integral
100 g de farinha de espelta integral
100 g de água tépida
Misturar tudo numa taça e tapar com um pano. Deixar repousar à temperatura ambiente durante 10 a 12 horas.
Manhã do próprio dia
Mistura do dia anterior
100 g de farinha de kamut
100 g de farinha de centeio integral
300 g de farinha de espelta branca
210 g de água tépida
8 g de sal fino
1 colher de chá de açúcar de cana integral
Juntar as farinhas e o sal numa taça e misturar. Abrir uma cova no meio.
Juntar a água e o açúcar à mistura do dia anterior. Mexer bem e verter na cova aberta nas farinhas.
Deixar repousar tapado com um pano alguns minutos.
Bater na batedeira profissional com a vareta de amassar em velocidade 2 durante 8 minutos. Em alternativa, pode amassar-se à mão.
Colocar a massa numa taça untada com azeite. Cobrir com um pano e deixar levedar durante 4 horas.
Dar umas voltas à massa e formar uma bola, que se coloca num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Tapar com um pano húmido e deixar levedar mais 4 horas.
Aquecer o forno a 230º e colocar água num tabuleiro fundo, na parte inferior do forno. Quando o forno estiver bem quente, dar dois cortes em cruz na superfície da massa e levar ao forno durante 15 minutos.
Findo esse tempo, baixar a temperatura para 200º e deixar cozer mais 25 minutos. Desligar o forno e deixar o pão dentro do forno mais 15 minutos.
Nunca experimentei farinha de kamut porque aqui não há, mas o pão tem um aspeto fantástico! Adoro pão! Como fazes o isco?!
ResponderEliminarVê aqui: http://zinedepao.blogs.sapo.pt/4043.html.
EliminarJá usei farinha de kamut e gostei muito.
ResponderEliminarO pão ficou lindo , apetece mesmo comer....
Sou uma fã dos teus pães. Finalmente já tenho os meus iscos e posso fazer estes pães. vou usar esta tua receita se me permitires.
ResponderEliminarobrigado
sara
Claro! :-) Espero que gostes!
Eliminar