Dessa inspiração, surgiram estes hambúrgueres de espadarte. Não foi a partir de nenhuma receita em especial, mas mais da atitude - o que é que tenho nos armários e o que preciso de gastar. Estavam duas batatas doces pequeninas à espera de destino e um filete de espadarte perdido no congelador, sem saber muito bem o que fazer com ele. Resolvi associar os dois e resultou muito bem!
Esta onda de motivação é muito bem vinda numa altura em que ando a repetir as mesmas receitas, sem cozinhar nada de novo. Ultimamente tem sido assim, há fases em que parece que não me apetece fazer o esforço de experimentar algo diferente! Daí que as publicações no blogue sejam escassas nas últimas semanas. É um contraste enorme tendo em conta que passei um ano a cozinhar receitas novas todos os dias! Mas há períodos assim...
Ingredientes:
125 g de espadarte em filetes
2 batatas doces pequenas (cerca de 185 g)
1 dente de alho
1 cebola tenra
1 colher de chá de raspa de limão
1 colher de sopa de farinha de arroz
Sal
Pimenta
Noz moscada
Azeite
Cozer as batatas doces com casca em água a ferver. Cozer o peixe a vapor.
Retirar a casca das batatas e esmagar com um garfo. Partir o peixe em pedacinhos pequenos. Cortar a cebola em rodelas finas e o picar o alho finamente.
Juntar tudo numa taça. Temperar com flor de sal, pimenta e uma pitada de noz moscada. Misturar tudo com as mãos e formar quatro hambúrgueres.
Levar ao frio algumas horas ou de um dia para o outro. Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e dourar os hambúrgueres de ambos os lados.
Servir com uma salada verde.
Realmente teres tido um ano a fazer receitas novas todos os dias é incrível! É fácil cair na tentação de repetir as mesmas infalíveis. Mas pelo aspeto destes hambúrgueres acho que vale a pena arriscar! :D
ResponderEliminar