Uma sopa maravilhosa, aveludada e muito gourmet, em que o sabor do tupinambo (de que já vos falei aqui) dá o toque absolutamente surpreendente, muito bem acompanhado pela avelã. Foi a minha receita para o tradicional jantar de Natal que fazemos todos os anos com um grupo de amigos, no qual cada pessoa é responsável por um prato. Assim, construímos um menu de degustação todo fino, sem dar muito trabalho a ninguém!
Este ano esse jantar foi adiado para depois do Natal (porque o dito é quando o homem quiser, certo?), mas nem por isso foi menos divertido e delicioso. Começou muito bem, com esta sopa inusitada, que podia fazer parte de um qualquer menu de degustação de um restaurante nórdico.
Ingredientes:
600 g de tupinambo ou girassol-batateiro
1 nabo
1 cebola grande
Resíduo de leite de avelã (a parte sólida que fica depois de se coar o leite vegetal)
Avelãs qb
Rama de funcho qb
Sal
Pimenta
Descascar os tupinambos, o nabo e a cebola. Juntar numa panela, adicionando o resíduo de avelã. Acrescentar água, sem cobrir completamente os vegetais. Levar a cozer até estar tudo bem cozido.
Triturar no liquidificador até obter um creme aveludado. Acrescentar um pouco de água, se necessário.
Voltar a levar a lume brando e deixar fervilhar mais 15 minutos. Retirar do lume e temperar com sal e pimenta.
Entretanto, tostar as avelãs no forno. Depois de tostadas, embrulhá-las num pano e esfregar umas contra as outras para sair a pele. No almofariz, partir grosseiramente.
No momento de servir, colocar uma rama de funcho e algumas avelãs partidas.
Uau!
ResponderEliminarEsta é mesmo sopa à chef! Parece-me muito mas muito bem. Uma combinação nada vulgar :)
beijinhos
Deve ter ficado mesmo boa! Nunca provei tupinambo :)
ResponderEliminarTem óptimo aspecto!! Nunca provei tupinambos, mas fiquei roída de curiosidade com esta sopa! E a apresentação ficou muito bonita :)
ResponderEliminarUm beijinho*