Nem sempre respeito a iniciativa "meatless monday" que tantas vezes se encontra em blogues de culinária, mas cá em casa os nossos almoços e jantares são muitas vezes vegetarianos. Apesar de nunca ter tido vontade de ser vegetariana, considero este tipo de comida como parte da minha forma de cozinhar e é uma alternativa viável para evitar consumir carne ou peixe a todas as refeições.
Por essa razão, há tantas receitas vegetarianas neste blogue, embora muitas delas não sejam vegan (ou veganas).
Pelo contrário, esta receita não é só vegetariana, mas mesmo vegan (tal como esta outra aqui), porque dispensa tudo o que tem origem animal. Para quem não sabe a diferença, os vegetarianos comem ovos, laticínios, mel, que são produtos de origem animal, embora não impliquem (em princípio...) a morte de animais; enquanto que as pessoas que seguem uma alimentação vegan recusam tudo o que tenha essa origem e portanto não comem nenhum dos ingredientes mencionados.
Esta que hoje apresento é adaptada a partir de um crumble de curgetes e queijo do livro "Kitchen Diaries" de Nigel Slater, que ainda cozinhei na minha vida pré-intolerância à lactose. Era um sucesso absoluto, portanto não podia deixar de replicar em versão sem lactose e com algumas alterações de gosto pessoal.
Ingredientes:
1 cebola grande
1 haste de aipo pequena
1 nabo pequeno
1/2 alho francês (a parte branca)
2 curgetes
4 ramas de alecrim
200 g de tofu fresco (à venda em lojas de produtos asiáticos ou biológicos)
300 ml de caldo de legumes
90 g de miolo de avelãs
90 g de pão ralado (sem lactose)
Sal
Pimenta
Azeite
Picar a cebola e o aipo. Cortar o nabo em fatias muito finas e o alho francês e as curgetes em rodelas.
Retirar as folhas dos ramos de alecrim. Descartar os ramos e picar finamente as folhas (obtendo cerca de uma colher de sopa).
Picar o tofu em cubinhos pequenos.
Refogar a cebola e o aipo no azeite. Quando a cebola estiver transparente, acrescentar o nabo e o alho francês, bem como cerca de 50 g de cubinhos de tofu e dois terços do alecrim picado. Mexer bem e deixar cozer em lume brando.
Quando os legumes estiverem quase cozidos (cerca de 20 minutos), juntar a curgete e 200 ml do caldo de legumes e deixar cozer mais dez minutos.
Retirar do lume e temperar de sal e pimenta.
Entretanto, moer as avelãs. Juntar a avelã moída ao pão ralado, juntamente com o resto das folhas de alecrim, mexendo bem. Acrescentar os restantes 150 g de tofu e 100 ml de caldo de legumes. Temperar com sal e pimenta, envolver bem e reservar.
Colocar a mistura de legumes num prato de ir ao forno. Por cima, dispor o crumble, cobrindo toda a superfície. Regar com um fio de azeite.
Levar ao forno a 190º durante 40 minutos. Servir com uma salada mista.
É uma óptima sugestão para uma das minhas refeições vegetarianas! :D
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom fim-de-semana! :D
Sim, Joana, tens que experimentar esta receita, acho que vais gostar! :-)
EliminarEstá espetacular :)
ResponderEliminarE é delicioso! :-)
EliminarFizeste bem em partilhar! Adoro crumbles salgados :)
ResponderEliminarE adoro fazer refeições vegetarianas, também sem dia marcado.
Adorei com o tofu (fresco aqui ainda não encontrei...) e as avelãs.
Um beijinho.
Também adoro crumbles, doces ou salgados, mas nem sempre é fácil encontrar formas de os fazer que evitem a lactose! Esta é um êxito de bilheteira cá em casa.
EliminarQue bela ideia. Costumo usar muito alho francês na sopa mas muitas vezes sobra algum.. bela ideia para aproveitar noutro prato.
ResponderEliminarExperimenta, vale a pena! :-)
EliminarEu também acho uma ótima sugestão.
ResponderEliminarE então o aspecto mostra a estar bem delicioso...e eu que adoro legumes já metia a colher.
Bom fim de semana beijinhos.
Faça favor de se servir à vontade Maria! ;-)
EliminarRealmente uma receita extraordinária e bem ao meu gosto! Nunca experimentei crumble salgado. Eu costumo fazer o meu próprio tofu e também "queijos" vegetais. Quando fizer tofu vou experimentar esta receita.A cozinha vegetariana é muito rica e variada e há sempre novas descobertas. Adorei descobrir esta :)
ResponderEliminarBeijinhos
Tens que me dar a tua receita de tofu caseiro então! :-) Obrigada pela visita e pelos elogios!
EliminarOlá! Tenho um passo a passo para fazer tofu caseiro lá no Aroma de Café: http://aromadecaf.blogspot.pt/2012/10/as-outras-facetas-da-soja.html
EliminarNão é muito difícil, é preciso um pouco de tempo e paciência. Mas o resultado vale a pena, em custo e qualidade.
Bjos
Obrigada! Vou experimentar!
EliminarAdoro crumbles e sejam doces, ou salgados como este belíssimo que nos trazes, já fico entusiasmada e com vontade de lhe espetar o garfo!
ResponderEliminarBeijinhos grandes,
Lia.
Quando experimentares a receita, diz como ficou!
EliminarAdorei!
ResponderEliminar