Chegaram os figos! É uma fruta que adoro e quando chega a época delicio-me com eles! Para além disso, são excelentes ingredientes para pratos doces ou salgados, e estas tarteletes comprovam-no bem. São uma adaptação de uma receita do She Knows, que há muito tempo estava na lista para ser testada.
Ingredientes:
Massa
150 g de farinha de trigo branca
1 ovo pequeno
50 g de óleo de sésamo não tostado
1 colher de chá de xarope de agave
1 pitada de sal
Recheio
250 ml de leite de soja
1 colher de sopa de essência de baunilha caseira
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de xarope de agave
2 gemas de ovo + 1 gema para pincelar
8 figos
1 colher de sopa de avelãs
Começar por fazer a massa, juntando a farinha e o sal numa taça. Misturar e abrir uma cova no meio, na qual se deposita o ovo.
Com um garfo, começar a misturar o ovo com a farinha. Juntar o agave e continuar a misturar. Adicionar finalmente o óleo em fio, continuando sempre a misturar.
Amassar com as mãos durante alguns minutos, embrulhar em película aderente e deixar repousar durante 30 minutos.
Passado esse tempo, estender a massa entre duas folhas de película aderente e cortar seis círculos, com os quais se forram seis formas de tartelete, untadas com óleo de sésamo. Picar o fundo com um garfo, colocar um quadrado de papel vegetal em cada e encher com feijões ou outra leguminosa seca.
Levar ao forno a 180º durante 20 minutos.
Entretanto, levar o leite com a essência de baunilha ao lume. Noutra panela anti-aderente, juntar as duas gemas de ovo e o agave, batendo com uma vara de arames. Acrescentar o amido de milho.
Quando o leite estiver quase a levantar fervura, retirar do lume. Levar a panela dos ovos a lume muito brando e juntar um pouco de leite, batendo com a vara. Aos poucos, ir juntando o leite, batendo sempre com a vara.
Quando a mistura espessar, retirar do lume. Deixar arrefecer.
Partir os figos em quartos e reservar. Triturar grosseiramente as avelãs. Juntar à gema de ovo uma colher de água e reservar.
Retirar as formas de forno. Retirar os feijões e o papel vegetal e rechear com o creme, distribuindo uniformemente entre as seis tarteletes. Por cima, dispor cinco quartos de figo e pincelar com a gema de ovo.
Salpicar com a avelã triturada e levar ao forno durante 15 minutos.
ótima tarte simples mas bem bonita e deliciosa de certeza.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Devem ser óptimas!!! :)
ResponderEliminarBimby & Sabores da Vida
Excelente receita!!! Também adoro figos, e nesta altura do ano chovem figos cá em casa :D
ResponderEliminarMais uma receita para os usar!
Beijinhos
Gosto tanto de figos que nunca chego a fazer receitas! Todos os anos digo que vou guardar alguns para usar em receitas mas depois não consigo resistir e como-os sempre frescos! Essa tarte deve ser deliciosa! beijinhos
ResponderEliminarEssa da fotografia está mesmo amorosa, acho que a minha avó ia adorar que lhe fizesse umas tarteletes assim :D
ResponderEliminarOs fogos cá em casa são tantos que acabam por se estragar...
ResponderEliminarTu usas sempre uns ingredientes que é são estranhos.....;)
Viver e aprender!
une délicieuse tartelette aux figues j'adore ce fruit
ResponderEliminarbonne soirée