Hoje este bolo é dedicado a um amigo querido que faz anos. Conhecemo-nos há mais de 10 anos em contexto profissional e rapidamente passámos de colegas a amigos. Depressa descobrimos várias afinidades, entre as quais o prazer da comida.
Juntos visitámos diversos restaurantes simpáticos em Lisboa. Durante alguns anos, tínhamos o hábito de jantar juntos no primeiro dia de férias de verão, dado que muitas vezes entramos de férias no mesmo dia, e essa noite era sempre muito descontraída e divertida, como convém!
O meu amigo teve um 2016 difícil, com a morte do pai no final do verão. Por isso, precisa mais do que nunca de um 2017 espetacular e é isso que lhe desejo neste início de ano.
Entretanto, como não posso estar na celebração deste seu aniversário, envio-lhe este bolo para lhe adoçar a boca. É uma adaptação desta receita no BBC Good Food e resultou muito bem.
Ingredientes:
1 laranja grande
4 ovos
200 ml de azeite
100 g de chocolate preto 70% cacau
170 g de açúcar mascavado escuro
35 g de cacau magro em pó
250 g de farinha de trigo branca
1 1/2 colheres de chá de fermento
1 pitada de sal
Cobertura
200 g de chocolate preto 70% cacau
150 ml de nata de soja
Cascas de laranja cobertas com chocolate branco
Açúcar dourado
Cozer a laranja em água a ferver durante 30 minutos.
Escorrer a água e triturar a laranja no liquidificador. Deixar arrefecer completamente.
Derreter o chocolate em banho maria e deixar amornar.
Bater os ovos, o azeite e o açúcar. Juntar o puré de laranja e continuar a bater. Adicionar o chocolate derretido.
Peneirar a farinha, o cacau, o sal e o fermento. Juntar um terço à massa e bater. Repetir até terminar os ingredientes secos.
Untar uma forma com azeite e verter a massa.
Levar ao forno a 180º durante 45 minutos.
Retirar do forno e deixar amornar antes de desenformar. Em seguida, deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.
Para a cobertura, derreter o chocolate em banho maria. Quando estiver quase derretido, retirar do lume, mexendo sempre. Adicionar a nata de soja e continuar a mexer.
Deixar arrefecer cerca de uma hora, mexendo de vez em quando, até ter uma consistência que permita barrar o bolo com facilidade.
Depois de cobrir o bolo, acrescentar os elementos decorativos.
Quem tem amigos assim tem tudo. O bolo é divinal certamente, e a amizade percebe-se que é para a vida. Faço votos que 2017 seja um ano melhor para o teu amigo. No fim do verão perdi a minha avó. Não é a mesma coisa que perder um pai, mas também nisso sei dar o valor pois perdi o meu faz agora no dia de reis 14 anos. Para ti desejo-te também um fantástico 2017, com saúde e muitas realizações pessoais e profissionais! beijinhos
ResponderEliminarEssa combinação soa muito bem, que bolinho maravilhoso!
ResponderEliminarEspero que tanto o teu amigo como tu tenham um 2017 fantástico :)