quarta-feira, 3 de junho de 2015

Trufas de cacau e feijão preto

A Joana desafiou e eu disse logo que sim. O Palavras que enchem a barriga está agora a fazer a Semana da Obesidade Infantil e pediu-me uma receita de um lanchinho saudável para as crianças transportarem na marmita. Pus-me logo a pensar o que poderia agradar a crianças que têm que perder peso, sendo ao mesmo tempo saudável.

Uma das coisas mais difíceis das dietas é sem dúvida ver os outros a comer aquilo que não podemos comer, o que para uma criança ainda é mais difícil porque privar-se de algo no imediato para atingir uma meta no futuro mais ou menos distante é uma tarefa hercúlea. Se os adultos, que em princípio já têm a capacidade de se projetar no futuro, têm dificuldade em não dar "facadas na dieta", então uma criança, que vive no presente e cujo conceito de futuro é ainda uma coisa abstrata, terá muita dificuldade em interiorizar que há coisas que lhe estão vedadas.

Por isso, ao ver esta receita do Ambitious Kitchen não hesitei. Fiz-lhe as minhas adaptações habituais e acho que resultou super bem. Ficam uns docinhos deliciosos e bem nutritivos - o feijão traz as proteínas, os frutos secos e o azeite uma pequena quantidade de gordura boa, o cacau está cheio de vitaminas e anti-oxidantes e ainda estimula a produção de endorfinas (que as pessoas que fazem dieta bem precisam!) e a stevia dá o toque doce sem aumentar o índice glicémico. Por todas essas razões, esta também é uma receita adaptada a diabéticos.

Assim, a criança pode levar para a escola sete trufas destas, acompanhadas por um pacotinho de leite de soja natural, e fica com um lanche vegan delicioso, satisfatório, sem glúten, e bem saboroso.



Ingredientes:

260 g de feijão preto cozido
20 g de stevia branca granulada
30 g de cacau magro em pó
1 colher de sopa de azeite
30 g de avelãs


No liquidificador ou processador de alimentos, triturar o feijão com o azeite. Quando obtiver uma pasta sem grumos, passá-la para uma taça e juntar a stevia e o cacau. Mexer bem e levar ao frigorífico durante 30 minutos.

Retirar do frio e moldar bolinhas pequenas (rende cerca de 28 a 30 trufas). Moer a avelã até obter farinha e cobrir com ela as bolinhas, que se dispõem num prato forrado com papel vegetal.

Voltar a levar ao frio até ao momento de preparar a marmita.

Numa versão festiva, estas trufas podem ser cobertas com chocolate derretido e decoradas com bolinhas coloridas. Espetadas num palito, fazem uma espécie de cake pops bem bonitos e saudáveis.

9 comentários:

  1. receita bem interessante! O que sugere para substituir as avelas? o que combina melhor? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer outro fruto seco triturado! Com amêndoa torrada funciona lindamente também.

      Eliminar
  2. Obrigada pela participação :D É uma sugestão espectacular ;) Vou experimentá-la logo à noite, ando eu própria a precisar de ideias saudáveis de lanches para trazer na marmita :P

    Beijinhos e obrigada mais uma vez :D

    ResponderEliminar
  3. Deliciosas estas tuas trufas :) para miúdos e graúdos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Tive quase a fazer com feijão também haha :P Essas trufas parecem-me mesmo uma boa sugestão! Que apetitosas :)

    ResponderEliminar
  5. o feijão preto é cozido ou usa-se seco?
    Obrigada =)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...