As laranjas são abundantes nesta altura do ano, graças a um carregamento que recebemos da parte de uns amigos que generosamente distribuem os citrinos da sua horta. Já não temos espaço no frigorífico para elas (espaço esse ocupado pelos limões, tangerinas e clementinas que também vieram...). Bebemos sumo de laranja com fartura, mas estava a precisar de encontrar outras utilizações para estes citrinos deliciosos, para não os deixar estragar.
Em boa hora vi o programa da Filipa Gomes dedicado a pratos com laranja e tirei inspiração para esta garoupa com molho de laranja, que ficou muito saborosa. Acompanhámos com salada e puré de couve-flor e batata doce, que se casou lindamente com o molho de laranja.
Ingredientes:
2 lombos de garoupa
1 laranja (raspa e sumo)
60 ml de vinho do Porto branco
1/4 colher de chá de amido de milho
1 rodela fina de gengibre
1 pitada de noz moscada
Sumo de limão
Azeite
Sal
Pimenta
Puré
2 batatas doces pequenas (total de 250 g)
1/2 couve-flor
Azeite
Leite de soja
Sal
Pimenta
Noz moscada
Sementes de papoila
Temperar o peixe com sal, pimenta e sumo de limão. Passados alguns minutos, dourar o peixe de ambos os lados num fio de azeite. Tapar, baixar o lume e deixar cozinhar durante 10 minutos.
Reservar o peixe, mantendo quente. Numa taça, juntar o sumo e a raspa da laranja, o vinho do Porto, o gengibre ralado, a noz moscada e o amido de milho. Mexer bem para dissolver o amido. Temperar com sal e pimenta.
Levar esta mistura à frigideira do peixe. Deixar fervilhar dois minutos, até começar a engrossar. Desligar do lume.
Empratar o peixe e regar com o molho. Servir com puré de batata doce e couve-flor.
Para o puré, cozer as batatas doces pequenas com a couve-flor. Quando os legumes estiverem bem cozidos, adicionar um fio de azeite e um pouco de leite de soja e triturar até obter um creme. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. No prato, cobrir com sementes de papoila e uma parte do molho de laranja.
Hummm... parece uma refeição bastante saborosa. E o sabor cítrico da laranja deve conjugar muito bem com o peixinho.
ResponderEliminarBjinhos!!!
Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida
esse pure e esse molho torna esse prato maravilhoso.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
belo peixinho!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Fiquei muito curiosa em relação ao puré. Quanto à garoupa, adoro o seu sabor e textura, e com esse molhinho deve ficar mesmo irresistível!
ResponderEliminarTambém tenho tido carregamentos desses :D O sumo é fantástico, mas essa tua alternativa é melhor. Que aspeto :)
ResponderEliminar