O korma é um tipo de caril muito conhecido fora da Índia, existente em todos os restaurantes indianos, associado normalmente a um molho rico, com natas, sem picante. No entanto, este prato pode ter várias versões diferentes, consoante a região de onde provém; na verdade, a palavra "korma" significa apenas refogar!
O tofu presta-se bem a este tipo de pratos, porque tende a absorver os temperos, fazendo uma excelente refeição vegetariana. Esta receita acontece em colaboração com a Mercearia Bio, que me desafiou a participar no seu site, que publica uma receita por semana, sempre às sextas feiras.
Ingredientes:
500 g de tofu
25 g de amêndoas peladas
1 noz grande de gengibre
2 dentes de alho
3 vagens de cardamomo
1 cebola
1 curgete
1 cenoura
1 colher de chá de sementes de cominhos
1 colher de chá de sementes de coentros
150 ml de leite de coco
150 ml de "nata" de coco (creme de coco para cozinhar)
1 molho de coentros
Sal
Óleo de sésamo não tostado (ou outro óleo vegetal com sabor neutro)
Cortar o tofu ao meio no sentido longitudinal. Embrulhar num pano de cozinha e colocar um peso por cima para escorrer o excesso de água.
Cortar a cenoura em rodelas, a cebola em meias luas e a curgete em cubos grandes. Retirar as sementes das vagens de cardamomo. No moinho de café, triturar as sementes de coentros e de cominhos.
No almofariz ou liquidificador, colocar os talos dos coentros, as amêndoas, o gengibre e os alhos descascados. Triturar tudo com um pouco de água até obter uma pasta. Reservar.
Num fio de óleo aquecido no wok, dourar de ambos os lados as cenouras e as curgetes. Reservar.
Cortar o tofu em cubinhos pequenos e dourar num fio de óleo. Adicionar os cominhos e os coentros moídos, temperar com um pouco de sal e mexer bem. Reservar.
Voltar a acrescentar um fio de óleo ao wok e juntar a cebola cortada em meias luas, juntamente com as sementes de cardamomo. Quando a cebola estiver transparente, adicionar a pasta de amêndoas. Cozinhar durante alguns minutos.
Adicionar então o tofu, os vegetais e o leite de coco. Tapar e deixar cozinhar em lume brando até os legumes estarem tenros.
Acrescentar sal, se necessário, e adicionar então a "nata" de coco, deixando ao lume até começar a fervilhar. Desligar imediatamente e servir polvilhado com as folhas dos coentros picadas, acompanhado com arroz basmati integral.
Como qualquer caril, este prato fica ainda mais delicioso no dia seguinte!
não fazia ideia que korma significava refogar! muito me ensinas! ;) parece delicioso e deve ter um cheiro maravilhoso com essas especiarias todas...
ResponderEliminarGosto muito de tofu e á muito que não como, hoje por acaso foi á Ervanária comprar produtos biológicos e trouxe para matar saudades.
ResponderEliminarEsse ficou com um aspecto super delicioso
Bom fim de semana
Não conhecia o prato, mas parece-me muito bem! Mesmo não sendo fã de tofu gostava de provar :)
ResponderEliminar