Já disse aqui que não vejo televisão e que não morro de amores pelos cozinheiros mediáticos, que apresentam ou participam nos 1001 programas televisivos dedicados à gastronomia. Talvez por isso, não conhecesse Antonio Carluccio antes do desafio "Quinze Dias Com...", que propôs para esta quinzena este nome para mim desconhecido.
Pesquisando no site, descobri que Antonio Carluccio é um apaixonado pela comida tradicional italiana, sobretudo siciliana, e um escritor gastronómico. Tendo estado à frente de um restaurante em Londres durante cerca de 20 anos, foi um cozinheiro de profissão, mas não é um cozinheiro de formação. Talvez daí Carluccio ser um "historiador" e não um "criativo" - ou seja, alguém que se dedica a manter a tradição, e não a inventar receitas novas.
Isso faz com que o seu site seja uma excelente fonte de receitas tradicionais silicianas, entre as quais escolhi a caponata, um guisado de beringelas que acompanhou com dignidade uns filetes salteados em azeite e alho. Pode também ser servido frio, como entrada.
Ingredientes:
2 beringelas
1 cebola
80 g de aipo (talos e folhas)
20 azeitonas verdes sem caroço
60 ml de polpa de tomate
1 colher de sopa de vinagre de sidra
1 colher de sopa de açúcar branco
Sal
Pimenta
Azeite
Colocar uma panela com água e sal a ferver. Picar a cebola e o aipo. Quando a água ferver, juntar os legumes picados e deixar fervilhar durante 2 minutos. Retirar e reservar.
Descascar a beringela e cortar em cubos. Aquecer um fundo de azeite numa panela anti-aderente e cozinhar os cubos de beringela até ficarem tenros.
Juntar todos os outros ingredientes à panela, adicionando duas colheres de sopa da água de cozedura do aipo. Baixar o lume e tapar. Deixar cozinhar durante 15 minutos.
Retirar do lume, temperar com sal e pimenta e servir quente, como acompanhamento, ou frio, como entrada.
Por acaso é um acompanhamento que me estou a ver a usar - e realmente até para picar, como entrada com amigos, enquanto se está à espera que se acabe de preparar o prato principal. Gostei!
ResponderEliminarQue bom aspeto! Também não conhecia...
ResponderEliminarGostei muito desta sugestão, que não conhecia, saudável e versátil. Da próxima vez que vierem umas beringelas no cabaz vou experimentar.
ResponderEliminarBeijinhos, Paula
Quando vi a foto ia jurar que se tratava de carne... quando li a receita tive uma boa surpresa :)
ResponderEliminarMesmo bom aspecto!
Beijinhos
http://miascuisinemf.blogspot.pt/
Que aspecto fantástico! Não conhecia este prato :D
ResponderEliminarQue bela maneira de usar beringelas.
obrigado
beijo, sara
Também andei de olho na caponata. A tua ficou com muito bom aspecto! Quanto aos chefs mediáticos, entendo o que dizes. Há montes de chefs menos conhecidos que gostava de trazer para os desafios, nomeadamente chefs portugueses, mas às vezes é um problema arranjar um com um número suficientemente grande de receitas que estejam disponíveis on-line (ou mesmo off-line...). Enfim.
ResponderEliminarBeijinhos, Susana
Eu gosto muito da cozinha italiana e adoro caponata!
ResponderEliminarBeijinho
Passei os olhos várias vezes por essa receita, mas a beringela nem sempre me conquista, o que é uma pena porque ficou uma aspecto mesmo bom.
ResponderEliminarBeijinhos
Gosto muito de caponata e esta deve ter ficado bem deliciosa. Foi uma excelente escolha!
ResponderEliminarbjs
Que bom aspecto.
ResponderEliminarEssa receitas chamou me a atenção mas depois optei pelos feijões-verdes com tomate.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/07/quinze-dias-com-antonio-carluccio.html
Surpreendente! Não conhecia, ficou com um aspeto delicioso. ;)
ResponderEliminarBjinhos
Margarida
Deve ser delicioso, já tinha visto isto e o Carluccio no Masterchef Austrália, que eu cá papo "tudo" o que é programa de culinária eheh :P
ResponderEliminarbeijinho