A cozinha da Normandia é uma cozinha rica, pesada, com uma forte utilização da manteiga, das natas, das maçãs e da sidra. Nas férias, quando estive em França, tive oportunidade de provar este prato na sua versão tradicional e garanto-vos que é delicioso... mas também vos garanto que fiquei mal disposta durante todo o dia depois desse almoço.
Para uma pessoa intolerante à lactose, a cozinha francesa não é fácil, sobretudo no centro e no norte do país. No sul do país, como a utilização do azeite é mais frequente, é mais usual encontrar pratos sem lactose, mas mesmo assim é preciso ter muita atenção ao que se come.
Mas o que fazer quando vamos almoçar a casa de alguém que não sabe que somos intolerantes? Foi o que me aconteceu no Verão, quando uma pessoa que generosamente nos acolheu em casa para almoçar nos pôs à frente este salmão à normanda.
Como gostei tanto do prato, resolvi fazê-lo em versão sem lactose. Fica muito mais leve e na mesma muito saboroso. Inspirei-me na receita do Marmiton e fiz as devidas adaptações.
Ingredientes:
2 lombos de salmão
2 chalotas
2 maçãs
1/2 alho francês
225 ml de sidra de maçã
1 colher de sopa de Calvados (ou aguardente)
200 ml de nata de soja ou de arroz
3 colheres de sopa de salsa picada
Sal
Pimenta
Azeite
Cortar as maçãs em cubos. Refogar num fio de azeite até ficarem douradas. Regar com o Calvados ou a aguardente e flambear.
Juntar 175 ml de cidra e deixar fervilhar em lume médio até reduzir. Juntar a nata vegetal até levantar fervura. Retirar do fogo, temperar com sal e pimenta e reservar.
Picar as chalotas e cortar o alho francês em rodelas. Refogar as chalotas num fio de azeite até dourarem. Juntar o alho francês e deixar cozinhar até amolecer.
Retirar do lume, temperar com sal e pimenta e juntar duas colheres de sopa de salsa picada.
Cobrir o fundo de uma assadeira pequena com o refogado de alho francês. Por cima, colocar os lombos de salmão. Temperar com sal, pimenta e a restante salsa picada. Por cima, distribuir o molho com as maçãs.
Regar com a cidra restante. Levar ao forno a 200º durante 30 minutos.
A minha filha gosta imenso de salmão, que apetitoso ficou o que mostras!
ResponderEliminarAdorei esta sugestão e como gosto sempre de experimentar novas maneiras de confeccionar salmão, será vai ser para breve :)
ResponderEliminarBrijinhos
Há uns anos vi na televisão uma receita de salmão à normanda, e ando desde então à procura de uma receita que me agrade por completo - é que embora não sendo intolerante à lactose, tento sempre reduzir os ingredientes que a tenha (leite e natas na comida começam a ser para mim um tormento)
ResponderEliminarAdorei a receita e vou fazer o mais rapidamente posível. Quero muito saber ao que sabe a cidra na comida :)
Nunca experimentei assim, mas imagino que deve ficar tão delicioso quanto o original!
ResponderEliminarAdoro salmão!!!
Beijos e ótima semana pra ti!!! =)
Gosto muito de salmão e cozinhado deve ter ficado delicioso
ResponderEliminarBoa semana
bj
Huummm.. Deve ficar mesmo bom!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Esse Salmão parece delicioso ;)
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Deve ser muito chato, os franceses são muito fãs de leite...
ResponderEliminarAgora, essa versão é muito boa ;) Deve ser mesmo delicioso :D