Ainda hoje adoro sopa e cá em casa faz parte de todas as refeições. Esta é um êxito de bilheteira!
Ingredientes:
1 nabo
1 cebola
1 dente de alho
1 curgete
4 beterrabas
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho de uma noz
15 cenouras grandes
1 colher de chá de sal grosso
Gengibre em pó
Cortar os legumes em dois e colocar na panela. Acrescentar o gengibre fresco cortado em lâminas grossas. Acrescentar água suficiente - no caso de uma panela normal, o suficiente para cobrir os legumes; no caso da panela de pressão, menos quantidade.
Levar a ferver até as beterrabas ficarem bem cozidas. Se usar a panela de pressão, equivale a vinte minutos desde que água começa a ferver.
Tirar do lume e passar tudo com a varinha mágica, até obter um creme de textura homogénea. Deixar apurar em lume brando durante mais 15 minutos (ou mais, se tiver tempo). No final, acrescentar o sal e mexer bem.
No momento imediatamente antes de servir, polvilhar com gengibre em pó.
Fiz a sopa que ficou 0ptima mas alterei a receita ...como boa transmontana acrescentei Azeite!
ResponderEliminarÓtimo! O que interessa é que fique boa! :-)
ResponderEliminarEu também era assim, sempre comia sopa! Ainda com 3 mesinhos e já me sentava ao colo da minha avó e comia daquelas sopas que fica a colher em pé :) Há 34 anos atrás, não havia varinhas mágicas e ela punha uma quantidade de entulho numa colher de pau bem grande e amassava tudo, ficava um puré bem rico!! Velhos tempos!!! Fico feliz e sou feliz por ter momentos destes na minha infância :)
ResponderEliminarBeijinho, gostei muito do teu blog :)
Há sempre comidas que nos levam de volta à infância, não é? Recordações sensoriais que na nossa mente se associam com momentos, emoções, relações...
EliminarObrigada pelos comentários! Beijinhos