segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Assado de cenoura, aipo e caju

Quem disse que a cozinha vegetariana é pouco sofisticada? Se estamos a falar apenas de saladas, massas e omeletes, talvez. E mesmo assim, é discutível! Ainda mais, se estivermos a falar da verdadeira cozinha vegetariana, podem encontrar-se receitas interessantes e desafiantes. Esta, não sendo muito difícil, precisa porém de tempo, porque, entre preparação e tempo de forno, leva duas horas a estar pronta a comer.

Gosto de receitas que levam tempo. Gosto de estar na cozinha e "perder" todo esse tempo, que é uma das minhas forma de combater um certo esprit du temps que nos leva a estar sempre com pressa, querer tudo para já, soluções rápidas. A vida e a mente humana não se compadecem com soluções rápidas e, a maior parte do tempo, as "receitas" da vida das pessoas precisam... de tempo.






Ingredientes:

1 haste de aipo com as folhas
750 g de cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
125 g de caju neutro
150 g de pão ralado (sem lactose)
1 colher de sopa de tahini (pasta de sésamo)
1 1/2 colher de chá de cominhos
Sumo de meio limão
Azeite
Sal
Pimenta


Moer o caju. Cozer em água com sal a cenoura e o aipo. Reservar o líquido e reduzir os legumes a puré.

Refogar no azeite a cebola e o alho picados até ficarem dourados.

Juntar o puré, a cebola e o alho refogados e os restantes ingredientes e mexer. Adicionar 100 ml da água de cozedura dos legumes e temperar com sal e pimenta.

Levar ao forno a 200º durante 1 hora, tapado com uma folha de alumínio. Retirar a folha e deixar no forno mais 10 minutos. Retirar do calor e deixar repousar mais 10 minutos antes de desenformar.

Servir com uma salada mista.

Publiquei também esta receita no Sapo Sabores.

2 comentários:

  1. Olá! Vim espreitar o crumble de vegetais e cheguei aqui neste delicioso assado, que me ia escapando...Têm um aspecto maravilhoso! Gostei muito do texto que escreveste. Eu também gosto de estar na cozinha com tempo, picar os legumes, misturar, esperar o resultado, para mim é o tempo de meditação. Realmente o bem estar do ser humano não se compadece com esta cultura do "tudo feito rápido". Infelizmente conheço muita gente que detesta cozinhar e acha uma perda de tempo estar na cozinha. Que bom que existe pessoas que pensem como eu!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...