quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Bolachas de aveia, coco e laranja

Esta receita é uma adaptação simples de uma receita do As Minhas Receitas. Várias vezes fiquei indecisa se a publicava ou não, porque afinal poucas adaptações fiz à receita original. Mas a verdade é que sempre que faço estas bolachas (e já as faço há alguns anos, desde 2011, quando a Joana as publicou), acabo por não escrever em lado nenhum as adaptações que lhes faço... e sempre que volto à receita, acabo por fazer de cada vez de uma forma diferente.

O que não teria problema nenhum, não fora a última fornada ter saído mesmo deliciosa. Por isso, pensei que tinha mesmo que pôr por escrito a receita. É para isso que serve um blogue também, não é? Um grande caderno de receitas, como os caderninhos que eu tinha antigamente, onde escrevemos as receitas de que não nos queremos esquecer.




Ingredientes:

1 ovo
100 ml de azeite
160 g de açúcar mascavado escuro
Raspa de 1 laranja
60 g de coco ralado
150 g de flocos de aveia
100 g de farinha de trigo integral
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento


Bater o ovo com o azeite. Juntar o açúcar e misturar bem. Adicionar a raspa de laranja e o coco ralado.

Finalmente, juntar a farinha, os flocos de aveia, o bicarbonato e o fermento.

Dispor uma colher de chá de massa em tabuleiros forrados com papel vegetal e espalmar com as costas de uma colher.

Levar ao forno a 180º durante 14 minutos.

14 comentários:

  1. Parecem deliciosas! Posso tirar uma (ou duas?) para acompanhar o café? :)

    ResponderEliminar
  2. Posso trocar a farinha por farinha de centeio integral ou espeta? que achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim! Experimenta e depois diz-me como ficaram!

      Eliminar
  3. Hum... gostei muito! Vou levar :)

    ResponderEliminar
  4. Olá! Bolachas de aveia são a minha perdição - deve ser por isso que nunca faço! ;) Gostei imenso desta receita!
    Em resposta à pergunta sobre os Lebkuchen... não sei se se encontram hóstias à venda em Portugal, mas é bem possível, uma vez que há imensas receitas de doçaria tradicional que as requerem. Também encontrei receitas para fazer na net ;) O resto dos ingredientes que não existirem é capaz de ser possível adaptar também!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz essas bolachinhas da Joana, são tão boas.
    Sei que tb lhes dei um toque meu, e adorei.
    Adoro cookies de aveia, e esta combinação de sabores é mesmo das boas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Devem ser maravilhosas, adoro a combinação de sabores! Queria fazer umas bolachinhas este fim de semana, acho que vou escolhe estas :)

    ResponderEliminar
  7. Toda a gente tem uma receita assim :P Ainda bem que decidiste publicar, parecem maravilhosas :D

    ResponderEliminar
  8. Eu tanto me esqueço de apontar as alterações, como depois aponto em tantos sítios diferentes que ando feita tonta à procura dos apontamentos...isto do blogue devia-me ter ajudado a ser mais organizada, mas ainda não consegui esse objectivo!
    Essas bolachas andam numa lista bem antiga de receitas a experimentar, mas ainda não saíram para o forno, tenho que experimentar esta tua versão, mais que testada e melhorada :)

    ResponderEliminar
  9. Que giras :)

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Queria saber por quanto tempo elas ficam boas pra consumo e se podemos congelar a massa ou os cookies prontos.
    Queria fazer em grande escala pra durar o mês inteiro haha será que dá certo de empacotar e não consumir de imediato?

    Obrigada xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A massa pode ser congelada, as bolachas não, porque perdem o crocante. Elas duram bastante depois de cozidas, penso que bem acondicionadas podem durar 1 mês perfeitamente.

      Eliminar
  11. Se desse para postar uma foto dos meus cookies que acabaram de sair do forno, enviaria para você.
    Ficaram ótimas!
    Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...