quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Estufado de salmão com batata doce

Como é que nos lembramos de uma receita? Como é que inventamos uma nova combinação de sabores? Surge-nos antecipadamente, como uma imagem mental, ou vamos inventando à medida que vamos cozinhando?

A cozinha pode ser uma atividade repetitiva e aborrecida, feita apenas por obrigação, mas também pode ser bastante criativa e entusiasmante. E como qualquer outro ato criativo, é um processo algo misterioso, porque é em boa parte inconsciente.

A mim, as ideias novas aparecem-me de diversas formas. Às vezes, convenço-me que uma qualquer associação inusitada pode funcionar e não descanso enquanto não arranjo uma forma de combinar esses dois ingredientes (umas vezes resulta, outras nem por isso). Noutras ocasiões, aparece-me a imagem de um prato na cabeça, como se a receita já tivesse sido escrita por alguém dentro de mim sem que eu tivesse consciência disso. Por vezes, olho para o que tenho em casa e tento encontrar uma forma de ligar os ingredientes disponíveis. Outras vezes ainda, apercebo-me que vi duas ou três receitas recentemente e estou a juntá-las, quais peças de puzzle, para criar uma receita nova - é o caso da receita de hoje.

Claro que a maior parte do tempo não invento nada, apenas experimento receitas de outras pessoas, adapto receitas conhecidas, faço novas versões de receitas que já fiz anteriormente. Como um músico que todos os dias ensaia. Mas ainda assim, as vezes em que uma receita inventada por mim vê a luz do dia na minha cozinha, tenho uma sensação intensa de satisfação e de prazer.

E a vocês, como é que aparecem as ideias para novas receitas?

Aproveito para participar com esta receita deliciosa no passatempo da Cozinha da Leonor, que faz 2 anos!




Ingredientes:

250 g de lombos de salmão
2 batatas doces
1 cabeça de brócolos
1 cebola pequena
3 dentes de alho
500 ml de caldo de peixe (de preferência caseiro)
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de estragão fresco
1 colher de chá de mostarda à antiga
Sumo de meio limão
Azeite
Sal
Pimenta


Descascar e cortar as batatas doces em cubos pequenos. Cozer em água com sal.

Partir os brócolos em raminhos pequenos. Cozer al dente.

Aquecer duas colheres de sopa de azeite numa frigideira funda. Refogar a cebola e os alhos picados até dourarem.

Adicionar a farinha e deixar cozinhar um minuto, mexendo sempre.

Acrescentar o caldo de peixe aos poucos, envolvendo bem na farinha para não formar grumos.

Levar ao lume até levantar fervura. Baixar para lume brando e deixar fervilhar durante 10 minutos.

Adicionar o salmão cortado em cubos e deixar cozer um minuto.

Juntar a batata doce, os brócolos, o estragão e a mostarda. Esperar que levante fervura de novo e deixar cozinhar em lume brando mais 5 minutos.

Retirar do lume e temperar com uma boa dose de pimenta. Retificar o tempero de sal, se necessário.

Regar com sumo de limão e servir com pão de mistura.



5 comentários:

  1. É tão bom cozinhar. É tão bom misturar o que nos vem à cabeça :)
    Ou como dizes juntar duas receitas!
    Gosto muito desta tua :)
    Na 3ª fiz também salmão que ficou uma delícia!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Já combinei salmão com batata doce e adorei, alias ultimamente ando numa de batata doce.
    Esse estufado tem muito bom aspecto
    bj

    ResponderEliminar
  3. E que bela combinação surgiu! Aqui por casa a batata doce ainda não é muito utilizada... mas parece-me muito boa esta sugestão :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta tua sugestão, a combinação de sabores deve ser maravilhosa!
    Eu também adoro quando pensando em ingredientes que quero mesmo usar consigo fazer algo que dá certo, a sensação é perfeita. Claro que como tu, a maior parte das vezes experimento receitas que vejo, e o que também é verdade é que são muitas as vezes em que acabo por fazer alguma alteração ao meu gosto :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não sei, às vezes invento uma receita a tentar tornar outra saudável, lembro-me de uma adaptação de alguma receita que já fiz,...
    Os teus métodos parecem bastante interessantes - especialmente se resultam em delícias como esta que apresentas :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...