quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Bolo de chocolate e batata doce

Mais um bolo sem glúten, quase sem gordura, usando as batatas doces que são abundantes este ano! A batata doce dá a textura sedosa deste bolo, enquanto que o chocolate toma conta do sabor. Fica uma verdadeira delícia, sem ficar demasiado doce.




Ingredientes:

4 ovos
3 batatas doces (cerca de 550 g no total)
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de chá de aroma de baunilha
130 g de açúcar amarelo (pode substituir-se por açúcar de coco ou tâmaras trituradas)
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
170 g de chocolate preto (sem lactose)


Descascar as batatas e cozer em água. Escorrer e colocar no liquidificador, juntamente com os ovos. Triturar até obter um creme de textura homogénea.

Verter para a taça da batedeira. Adicionar a baunilha, o açúcar, o fermento e o sal. Mexer até formar bolhas.

Derreter o chocolate em banho-maria com o óleo.

Acrescentar o chocolate derretido, envolver e verter numa forma untada.

Levar ao forno a 180º durante 45 minutos. Deixar arrefecer antes de desenformar.

19 comentários:

  1. Nunca pensei juntar os dois ingredientes, mas parece muito bem! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante de batata doce e adorei o aspecto do teu bolo, que excelente sugestão!
    Tenho que experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Ultimamente tenho feito bolos em que os legumes e vegetais tomam protagonismo (fiz na semana passada bolo de chocolate com beterraba, e neste fim de semana, bolo de cenoura e amêndoa). Parece-me que no próximo fim de semana vou experimentar bolo de chocolate e batata doce! :)

    ResponderEliminar
  4. Quando acho que não me posso voltar a surpreender BAM apareces tu com bolos fantásticos como este! Adoro sempre o efeito surpresa :) Com batata doce só fiz broas (as ribatejanas dos finados) e ador-as. Acho que este bolo vai passar à frente das outras receitas que tenho em espera

    ResponderEliminar
  5. Já guardei esta receita a textura deste bolo deixou me com água na boa uma fantástica receita, nunca tinha pensado usar batata doce em bolo mas a ver este hummmmm (=

    ResponderEliminar
  6. Excelente! Denso e pouco doce, adoro.
    Já usei batata doce mas só com amêndoa e alfarroba, esta combinação está fantástica :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Hum, que lindo, batata doce e chocolate, nem precisas de me dizer mais nada.
    Estou rendida! E por mim quero é provar!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Deve ser uma delícia! Há uns tempos atrás experimentei os brownies da Ella que tu também adaptaste e gostei muito. A ver se faço este um dia destes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uau, encantei-me por esse bolo, pois tem um aspecto muito guloso!
    Nunca comi bolo com batata-doce, mas como gosto muito do doce dela imagino que irei amar também o bolo!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  10. Aqui está uma combinação que eu ainda não experimentei e deve ser deliciosa. A batata doce deve conferir ao bolo uma textura densa bem deliciosa e juntamente com o chocolate deve fazer deste bolo algo único e muito bom. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Estou rendida a este bolinho!
    A textura parece ser magnífica e apesar de não conhecer a combinação de batata doce com chocolate acredito no que dizes! Deve ser fantástico!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  12. Haha gastar a batata-doce :D
    Muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
  13. a minha mae costuma fazer bolo de batata doce, mas nunca com cacau. optima ideia! ficou com um aspecto divinal! daqui parece estar bastante humidooo (adoro).

    ResponderEliminar
  14. Que receita mais maravilhosa!! Experimentei-a para o ano novo e o bolo saiu lindo e delicioso. Obrigada e que o ano novo te traga muita felicidade e coisas boas : )*

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...