sexta-feira, 27 de junho de 2014

Beringela recheada com almôndegas de couve-flor e pimento

No So Hungry I Could Blog, vi estas almôndegas de couve-flor e pimento que resolvi experimentar. Fiz-lhe várias adaptações, que resultaram muito bem!

Devido ao sucesso das beringelas recheadas com almôndegas de millet que publiquei aqui há tempos, resolvi usar a mesma técnica e fazer de novo rolinhos, os quais foram muito apreciados.




Ingredientes:

2 beringelas
1 couve-flor (com as folhas exteriores)
1 pimento vermelho
60 g de miolo de noz
70 g de pão ralado (sem lactose)
1 colher de sopa de pevides de abóbora
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
Azeite aromatizado com malaguetas
Azeite
Sal
Pimenta


Triturar as sementes de linhaça. Quando estiverem em farinha, juntar seis colheres de água, misturar e reservar.

Cortar a beringela em fatias longitudinais. Numa taça, juntar um fio de azeite aromatizado com malaguetas com uma dose generosa de azeite normal, juntar sal e pimenta e misturar. Pincelar as beringelas com esta mistura.

Dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Noutro tabuleiro, colocar o pimento. Ligar a função grill do forno; colocar o tabuleiro das beringelas em baixo e o pimento em cima, perto da resistência. Ir virando o pimento até ficar com a pele completamente preta.

Quando isso acontecer, transferir o pimento para dentro de um saco de plástico, fechar bem o saco e deixar repousar durante alguns minutos (este procedimento vai facilitar o processo de tirar a pele). Desligar o forno e deixar as beringelas no seu interior a acabar de cozer.

Cozer a couve-flor em água e sal até ficar tenra. Retirar da água. Na mesma água, colocar as folhas exteriores da couve-flor cortadas em juliana fina e deixar ferver até cozer.

No liquidificador, desfazer a couve-flor, sem deixar ficar completamente em puré. Retirar para uma taça.

Tostar ligeiramente as nozes e em seguida triturá-las no liquidificador, juntamente com as pevides, até ficarem em farinha. Juntar à couve flor.

Tirar a pele ao pimento e triturar no liquidificador, até ficar líquido. Juntar à mistura anterior.

Adicionar em seguida a linhaça, o pão ralado e duas colheres de sopa das folhas de couve-flor cozidas. Temperar com sal e pimenta e mexer bem até ficar uma mistura homogénea.

Formar almôndegas (rende cerca de 20). Retirar a beringela, dispor numa tábua de cortar, e levar as almôndegas ao forno, em tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 30 minutos a 200º.

Quando estiverem douradas, enrolar uma almôndega em cada fatia de beringela e fechar com um palito. Voltar a levar ao forno mais 10 minutos.

Servir acompanhado com arroz e com as restantes folhas de couve-flor cozidas.

4 comentários:

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...