quinta-feira, 8 de maio de 2014

Creme de abóbora, cenoura e salva

Há muito que não partilhava uma receita de sopa! Acabo por ir repetindo algumas das receitas de sopa que já publiquei aqui, e não tenho feito experiências novas. Mas com o calor que chegou de repente, a salva do meu quintal cresceu subitamente, ameaçando conquistar o mundo! Por isso, teve que levar um corte valente, o que fez com que eu ficasse com muita salva para gastar (sim, eu sei que quando corto, a  planta ainda cresce com mais força...)

E continuamos também na senda da abóbora, que já serviu para várias utilizações. Ao todo, eram mais de 4 quilos de abóbora! A associação da salva com a abóbora funciona muito bem (experimentem abóbora assada no forno salpicada com azeite, sal, pimenta e salva - uma delícia!), mas deve ser usada com alguma parcimónia, porque é uma erva aromática com um sabor muito intenso. Mas ao mesmo tempo não sejam tímidos - porque a salva é rica em ácido fólico, vitamina A e vitamina C, entre outras propriedades muito saudáveis.






Ingredientes:

1 kg de abóbora
6 cenouras grandes
1 nabo
1 cebola
1 curgete
1 dente de alho
4 colheres de sopa de salva fresca picada
Sal
Pimenta


Juntar todos os legumes e um terço da salva. Levar a cozer em água suficiente para cobrir todos os legumes (no caso de usar a panela de pressão, colocar menos água). Quando começar a ferver, baixar para lume médio.

Quando os legumes estiverem bem cozidos, triturar com a varinha mágica até obter um creme. Voltar a levar ao lume, desta vez em lume brando, para apurar os sabores, durante 15 minutos.

Picar a restante salva e juntar à panela. Deixar fervilhar mais 30 segundos. Retirar do lume e temperar com sal e pimenta.


9 comentários:

  1. Uma sopinha vai sempre bem! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca cozinhei com salva, mas este creme tem muito bom aspecto :)
    Hoje coloquei a receita dos meus hambúrgueres com courgette inspirados nas tuas almôndegas ;)

    ResponderEliminar
  3. As sopas á noite ainda sabem bem.
    Estas ficou uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Um creme mesmo apetitoso mas agora com o calor, sopa já não entra lá em casa senão a família "despede-me" ehehehe
    Quando me oferecem abóboras grandes costumo congela-la já cortada em cubos e em doses prontas a serem usadas :-) Também já tenho feito doce de abóbora congelada e fica muito bom :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  5. Essa sugestão da abóbora assada parece-me mesmo boa, assim como essa sopa! Às vezes os "excedentes" apelam à criatividade :)

    ResponderEliminar
  6. Aconteceu o mesmo à minha salva, andava meia murchinha com o inverno e de repente está ali em força!
    E sopas, eu adoro, como todos os dias, embora seja raro publicar, a ver se tenho isso em conta.
    Gostei muito desta tua.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...