A ideia veio do blogue Chef in Disguise e resolvi experimentar, com algumas adaptações. A curgete ralada nas almôndegas confere humidade, evitando que sequem quando vão ao forno, e o gengibre casa maravilhosamente com o molho de amendoim, dando a este prato um toque asiático que foi muito apreciado cá em casa.
Ingredientes:
550 g de peito de frango
1/2 curgete (cerca de 350 g)
1 cebola pequena
3 dentes de alho
1 noz de gengibre (cerca de 10 g)
1 ovo
70 g de pão ralado (sem lactose)
2 colheres de sopa de coentros picados
Sal
Pimenta
Molho
90 g de pasta de amendoim
1 1/2 colheres de sopa de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de molho de soja denso
7 colheres de sopa de água
Picar a carne. Ralar a curgete e o gengibre e picar finamente a cebola e os alhos.
Juntar a carne, a curgete, o gengibre, a cebola, o alho, o pão ralado e o ovo. Misturar bem com as mãos e temperar com sal e pimenta.
Moldar as almôndegas com as mãos (rende cerca de 30 almôndegas). Colocá-las numa assadeira forrada com papel vegetal e levar ao forno a 200º durante 20 minutos. Desligar o forno, tapar a assadeira com papel de alumínio e deixar mais 5 minutos para terminar a cozedura.
Entretanto, fazer o molho. Juntar todos os ingredientes numa panela anti-aderente e misturar bem. Levar a lume brando; quando começar a fervilhar, mexer sempre com uma vareta de arames até diluir a pasta de amendoim e o molho começar a espessar (cerca de 5 minutos).
Servir as almôndegas com o molho por cima e salpicadas com coentros picados.
Adorei o aspecto
ResponderEliminarAcabei de ficar cheia de ideias e dicas para uns hambúrgueres de frango que vou fazer daqui a pouco :) Vou-lhes juntar courgette, para ficarem suculentos.
ResponderEliminarFicaram tão apetitosas!
ResponderEliminarTambém fiz umas almôndegas de frango com curgete e gostámos muito. Esse molho deve fazer toda a diferença! :)
ResponderEliminarAprovado ;)
ResponderEliminarQue albóndigas más ricas. Te han salido de cine. Bssss
ResponderEliminarestas até mostrei a uma colega do trabalho, tendo em conta como me pareceram deliciosas... e ontem falei-te do teu patê de favas com endro! ;) já agora, na falta de pasta de amendoim, pode ser manteiga de amendoim?
ResponderEliminarPode ser manteiga de amendoim, mas cuidado com o açúcar, porque normalmente a manteiga de amendoim que se vende no mercado já é bastante doce! Mas a pasta também é fácil de fazer em casa, vê aqui: http://tasty-yummies.com/2014/03/18/how-to-make-homemade-nut-butters/
EliminarQue ideia tão boa! Devem ficar uma delícia...
ResponderEliminarBeijinhos
Que bom aspeto! Deve ser uma combinação deliciosa :)
ResponderEliminarJá jantei, mas não me importava de comer outra vez, desde que fossem umas almôndegas destas! Devem ser tão boas!
ResponderEliminar