sábado, 28 de janeiro de 2017

Trouxas de tofu fumado e cogumelos

Esta receita não foi invenção minha, mas sim da empregada de uma amiga que, quando começou a trabalhar, não sabia fazer comida vegetariana. A minha amiga pediu-lhe que o fizesse e ela, cheia de iniciativa, foi pesquisar em livros e na internet e agora faz uns belos pratos vegetarianos!

Num dia em que jantei lá em casa, comemos umas trouxas de couve com tofu fumado que eram uma delícia! Pedi logo a receita e tenho feito em casa, com algumas variações. Esta resultou particularmente bem, devido à conjugação do fumado do tofu com o sabor dos cogumelos.




Ingredientes:

10 folhas de couve
250 g de tofu fumado
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
1 pastinaga
3 cogumelos portobello
1 lima
1 noz de gengibre
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de coentros picados
1 colher de sopa de salsa picada
Sal
Pimenta
Azeite

Molho de tomate

1 lata grande de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 copo de vinho branco
Sal
Pimenta
Azeite


Começar por fazer o molho de tomate, refogando a cebola e o alho picados num fio de azeite, juntamente com as folhas de louro. Quando a cebola estiver dourada, adicionar o tomate pelado e um copo de água. Deixar cozinhar alguns minutos e acrescentar o vinho branco.

Baixar para lume brando e deixar fervilhar 20 minutos. Retirar as folhas de louro e triturar o molho até obter uma consistência lisa.

Voltar a levar ao lume e deixar reduzir. No final, temperar com sal e pimenta.

Enquanto o molho reduz, ferver as folhas de couve durante 5 minutos para perderem a sua rigidez.

Numa frigideira, refogar a outra cebola picada num fio de azeite. Quando a cebola estiver dourada, juntar a cenoura e a pastinaga cortadas em cubinhos, bem como o alho picado. Deixar cozinhar 15 minutos.

Juntar então os cogumelos grosseiramente picados e o tofu cortado em cubinhos. Temperar com o sumo e a raspa da lima, a noz moscada e o gengibre ralado. Misturar bem e deixar cozinhar até todos os legumes estarem cozidos.

Retirar do lume, juntar a salsa e os coentros e temperar com sal e pimenta.

Colocar duas colheres de sopa desta mistura em cada folha de couve e enrolar. Dispor as trouxas umas ao lado das outras num pirex. Regar com o molho de tomate e levar ao forno 30 minutos a 200º.

3 comentários:

  1. Uau, estão lindas! Adoro trouxas, não faço mais em casa por ser um prato demorado. essa combinação nunca tentei,divino!
    bj
    sara oliveira

    ResponderEliminar
  2. Parabéns para a 'inventora', é de louvar a iniciativa e a criação de um prato tão bom :D Ficaram mesmo gulosas, as trouxinhas :)

    ResponderEliminar
  3. as minhas trouxas favoritas são... com salsichas e couve lombarda!! como já não como tal coisa há pelo menos 3 anos, porque não com tofu fumado? devem ter ficado mesmo boas! estava a reparar no recheio e a combinação da pastinaga com o gengibre e a lima deve ficar deliciosa.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...