sábado, 28 de junho de 2014

Polenta de amêijoas com cenouras assadas com endro

Já não é a primeira vez que tento fazer polenta; mas quando vi esta receita de polenta na panela de pressão, vinda do Pimento no Reino, pensei que tinha que voltar a experimentar, porque das vezes que tentei, fiquei insatisfeita com o resultado. É talvez a primeira vez em que consigo fazê-la sem muitos grumos (mas ainda assim, alguns resistem). A junção da polenta com as amêijoas foi muito bem conseguida, inspirada no nosso tradicional xerém com marisco.

Para acompanhar, decidi experimentar esta receita da Tory Avey, porque adoro legumes assados no forno! Apesar de já estarmos no verão (supostamente) e já não ser boa ideia ligar o forno, não resisto a umas cenouras assadas no forno! Ficam divinais, salpicadas com o endro, e o conjunto faz um prato bem bonito.





Ingredientes:

350 g de amêijoas
200 g de farinha de milho
6 dentes de alho
2 1/2 colheres de sopa de coentros picados
4 cenouras
1 colher de sopa de endro fresco
Azeite
Sal
Pimenta


Demolhar as amêijoas em água e sal durante algumas horas.

Pelar e cortar as cenouras em bastões. Cobrir com um fio de azeite, misturando bem com as mãos para distribuir de forma homogénea, e salpicar com sal e pimenta.

Dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 230º durante 20 minutos. Virar e deixar mais 10 minutos do outro lado. Desligar o forno e deixar as cenouras no interior a terminar a cozedura.

Aquecer um fundo de azeite numa frigideira e dourar os alhos picados.

Passar as amêijoas por água e colocar na frigideira. Salpicar com uma colher e meia de coentros picados e um pouco de sal grosso. Baixar para lume brando e tapar, deixando cozinhar durante 7 minutos.

Retirar o marisco com uma escumadeira e reservar. Ao molho que ficou na frigideira, adicionar 300 ml de água e temperar com sal e pimenta. Quando começar a fervilhar, retirar do lume e adicionar a farinha de milho, mexendo até o líquido ser absorvido.

Na panela de pressão, pôr ao lume 800 ml de água. Quando levantar fervura, ir juntando a massa de milho com cuidado, mexendo sempre para não formar grumos. Quando a massa estiver toda envolvida, tapar com a tampa e esperar até formar pressão. Deixar cozinhar durante 10 minutos.

Colocar uma dose de polenta nos pratos. Ao lado, distribuir as cenouras assadas, que se salpicam com endro.

Em cima da polenta, distribuir as amêijoas e o molho que se terá formado. Salpicar com os restantes coentros e servir de imediato.




9 comentários:

  1. Ficou um prato lindo! Eu gosto muito de polenta...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei aqui a pensar que este podia ser o meu jantar num dia destes :) Tem super bom aspecto! Supostamente já nem se devia ligar o forno, mas sou como tu, não resisto a legumes assados no forno

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei polenta, mas parece-me ser uma delicia :)

    Beijinhos

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. No Algarve comi xerém com amêijoas, mas é feito com sêmola de milho, não farinha. Aliás, pensava que a polenta também era feita com sêmola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o xerém é feito com sémola. A polenta, pelo seu lado, pode ser feita com sémola ou com farinha de milho!

      Eliminar
  5. Tem bom aspeto! Quando vi o prato pensei que fossem chips de batata-doce laranja, mas não. Eu odeeeio cenoura cozida, no forno deve ser bem melhor :)

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está uma receita que tenho de experimentar. bjs

    ResponderEliminar
  7. Mas que bom aspecto :) Nunca provei polenta, mas ando curiosa!!
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  8. Gostei mesmo muito, a fazer lembrar o nosso xerém, e que bom com as ameijoas e coentros.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...