terça-feira, 7 de outubro de 2014

Bolo de batata doce, cacau e avelãs

Muitas pessoas ficam impressionadas ou com medo quando têm que cozinhar para pessoas intolerantes ou alérgicas, ou que, por alguma razão, voluntária ou não, têm uma dieta especial. Há pessoas que preferem não convidar os amigos com requisitos alimentares diferentes porque "não sabem cozinhar essa comida"; ou em alternativa pedir-lhes para trazer a sua própria comida.

O que não tem problema nenhum, num contexto informal e entre amigos. Por exemplo, adoro aproveitar as ocasiões em que somos convidados para casa dos amigos para experimentar receitas novas de sobremesas, já que esta é a parte mais difícil para toda a gente da dieta sem lactose.

Mas garanto-vos que todos gostamos que cozinhem para nós de vez em quando.

Por isso, a minha perspetiva é considerar o evento um desafio! Quando temos visitas com intolerâncias ou alergias, é uma boa altura para experimentar receitas diferentes; quando recebemos em casa amigos que não comem carne, durante esse tempo não comemos carne; se convidamos para jantar pessoas vegan, então é um jantar vegan para todos.

Esta atitude fez-me ficar mais tolerante em relação àquelas pessoas muito esquisitas, que têm uma lista infindável de coisas que não gostam. Antigamente achava simplesmente que essas pessoas tinham algum problema grave e quando eram mesmo muito, muito esquisitas, recusava-me a cozinhar para elas; hoje em dia, acho que gostos são tão dignos de respeito como questões de saúde e esforço-me por encontrar receitas que lhes possam agradar.

(Num mundo perfeito, isso significaria que passei a respeitar totalmente todos os gostos e dietas; mas a verdade é que continuo a fazer as minhas piadas em relação às pessoas esquisitinhas. Eu disse que tinha ficado mais tolerante, não disse que era perfeita!)

Um bolo sem glúten e sem açúcar adicionado foi o que saiu da minha cozinha, inspirada na receita do Deliciously Ella, quando uma amiga intolerante ao glúten e ao açúcar veio jantar cá a casa. É um bolo pouco doce, mas cheio de sabor. Pode salpicar-se com açúcar em pó no final, para quem gostar.




Ingredientes:

2 batatas-doces grandes
75 g de miolo de avelã
40 g de cacau magro em pó
30 g de farinha de arroz
21 tâmaras secas sem caroço
2 ovos
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
1 pitada de sal


Triturar o miolo de avelã. Reservar.

Cozer as batatas. No liquidificador, colocar as tâmaras e as batatas e triturar até obter um creme.

Adicionar os ovos e o óleo e continuar a bater.

Passar a mistura para uma taça e juntar a farinha de arroz, o cacau e o sal. Mexer bem e verter a massa para uma forma untada com óleo de amendoim.

Levar ao forno a 180º durante 30 minutos.

13 comentários:

  1. Considero sempre um desafio ter de cozinhar para quem não pode ou não gosta de certos alimentos, e como adoro desafios encaro-os sempre bem. E fiquei muito curiosa com este bolo! Voltei a re-introduzir as tâmaras na minha alimentação, depois de muitos anos a dizer que não gostava delas, por isso acho que vou experimentar este bolo o mais rapidamente possível :)

    ResponderEliminar
  2. Ai como eu te compreendo. Eu confesso que sou muito mais tolerante a questões de saúde do que a pessoas esquisitinhas... :P
    Adorei este teu bolo e ainda que lá por casa não haja intolerâncias é digno de fazer para o meu guloso mini :)
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de doces com pouco açúcar e achei o teu bolo uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Tive de vir espreitar a receita logo que pude. Esse interior preenche os requisitos cá de casa... húmido e denso! ;)
    Gosto de usar batata doce nos bolinhos e as tâmaras já andam para ser testadas nesta forma há algum tempo. Gostei imenso da combinação de ingredientes!
    Receita guardada ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Por acaso só tenho um colega intolerante ao glúten mas penso exactamente como tu, e na altura em que estamos que existe tanta informação e sugestões não há como não o fazer.
    Ficou com um ar muito bom e de textura parece ser delicioso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu só posso agradecer o facto de ser saudável ao ponto de puder comer tudo o que me apetece. Mesmo tendo pertencido ao grupo de pessoas esquisitinhas durante a adolescência, confesso que hoje em dia a minha paciência para adultos assim não é muito grande.
    Adorei essa sugestão, ultimamente ando a experimentar mais sobremesas sem açúcares adicionados e essa receita parece-me uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hmmmm...ficou parecendo brownie!!!!
    Eu amo avelãs!!! Esta combinação deve ter ficado divina!
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)

    ResponderEliminar
  8. Boa noite!
    Adorei essa receita e quero experimentar, pois gosto muito de batata-doce.
    Te desejo uma linda noite.
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Acho que somos parecidas nesse aspecto!
    Eu adoro ter oportunidade de fazer comidinha nova e diferente, mas adoro fazer as piadinhas :)
    E adorei este bolinho! Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Estou rendida a esta receita :D
    Já apontei no papel q tinha aqui à mão!
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  11. Pois, às vezes é um bocado mauzinho dizer "ah, é verdade, não podes comer... Então traz tu!"... Não sei, acho que é uma coisa um bocado reles porque se é para todos é para todos! É sempre uma boa oportunidade para aprender e experimentar novas receitas :)
    Esse bolo parece mesmo bom, que textura maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  12. Está lindo este bolo. Adoro a combinação de sabores!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...