O problema do bicho é que facilmente fica seco. O cozinheiro tem que ter atenção a várias coisas para isso não acontecer - comprar carne de qualidade; deixar o peru de molho de um dia para o outro (cerca de 24 horas) tal como indica a receita; e cozê-lo durante quatro a cinco horas, a maior parte do tempo tapado por uma folha de papel vegetal, coberta por uma folha de papel de alumínio. Seguindo à risca esta receita, tenho a certeza que vai sair bem!
Ingredientes:
1 peru de cerca de 5 quilos com as vísceras
3 laranjas
2 limões
500 g de ameixas secas
1 kg de salsichas frescas
2 cálices de vinho do Porto
5 fígados de galinha
1 cebola
1 colheres de chá de orégãos
Sal
Pimenta
No dia anterior, deixar o peru (sem as vísceras) num alguidar cheio de água, à qual se mistura sal grosso e as laranjas e limões cortados às rodelas.
No próprio dia, descaroçar as ameixas e passá-las por água a ferver. Desligar o lume e deixar repousar na água durante 10 minutos. Retirar da água e pôr de molho no vinho do Porto durante algumas horas.
Picar finamente os fígados de galinha e as vísceras do peru. Retirar a pele das salsichas e juntar a carne ao picado.
Picar a cebola e refogá-la em azeite. Quando estiver dourada, acrescentar a mistura anterior e deixar cozer, mexendo sempre.
Juntar as ameixas com o vinho e temperar com sal, pimenta e orégãos.
Rechear o peru com este preparado. Cozer com uma linha a abertura do peru. Temperar com sal e pimenta e barrar com azeite.
Com o que sobrou do recheio, colocar por cima do peito do peru, junto às coxas e em redor.
Cobrir o peru com papel vegetal. Seguidamente, cobrir o papel vegetal com folha de alumínio, certificando-se que fica bem fechado.
Levar ao forno a 170º durante 5 horas. Pouco antes de servir, retirar o alumínio e o papel vegetal e deixar dourar durante 15 minutos.
Bom Natal!
Natal não é natal sem peru!
ResponderEliminarGostei bastante da receita.
Bom Natal:)
Obrigada! Bom Natal!
Eliminar