Quem não come laticínios nunca pode comer crepes fora de casa, porque são invariavelmente feitos com leite de vaca. O que é uma pena! Por isso temos que fazê-los em casa, doces ou salgados, como refeição ou como lanche.
Estes foram comidos ao lanche de domingo com o açúcar mascavado escuro e uma chávena de chá de tília. Os que sobraram foram tapados e guardados no frigorífico, para serem comidos frios ao pequeno-almoço do dia seguinte, à boa maneira do Norte.
Esta é a minha participação no passatempo do blogue 7 gramas de ternura, que lançou o desafio de cozinhar apenas com 7 ingredientes. Aí estão eles!
Ingredientes:
500 ml de leite de soja
2 colheres de sopa de amido de milho
5 colheres de sopa de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Óleo de girassol qb
2 colheres de chá de açúcar mascavado escuro por cada crepe
Bater bem o leite, a maizena, a farinha, o açúcar amarelo e uma colher de sopa de óleo de girassol.
Pôr uma frigideira anti-aderente a aquecer ao lume. Quando bem quente, verter um fio de óleo de girassol e espalhar bem por toda a superfície. Verter uma concha mal cheia de massa, fazendo movimentos circulares de modo a espalhá-la por toda a frigideira.
Libertar as margens do crepe da frigideira. Deixar um ou dois minutos até o restante começar a despegar. Virar e cozer o crepe do outro lado.
Reservar no calor e repetir até terminar toda a massa (faz 8 a 10 crepes, consoante o tamanho da frigideira e a espessura dos crepes).
Num crepe aberto, colocar no topo duas colheres de chá de açúcar mascavado escuro e espalhar. Dobrar ao meio, depois dobrar em quatro e enrolar.
Receita validada por um ch'ti de origem!
É realmente uma boa ideia :)
ResponderEliminargosto muito de crepes
Bjns
Isabel
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/