Então, como alternativa, fiz estas tarteletes de aipo e pêra, associação pouco comum. Pelo menos eu nunca vi estes dois produtos associados, portanto foi um momento de pura criatividade na cozinha, que me deixou muito satisfeita (e orgulhosa de mim mesma, porque não dizê-lo?). E como têm um ar sofisticado, podem servir muito bem para entrada num jantar de Natal.
Esta receita é a minha participação no desafio lançado pelo blogue Receitas da Piteca, que propõe a criação de receitas alusivas ao Natal, mas económicas. E de facto estas tarteletes são confecionadas com ingredientes comuns e baratos - o conjunto é que dá o toque especial!
Ingredientes:
4 ou 5 hastes de aipo sem folhas
2 pêras rocha
270 g de massa folhada
1 cebola pequena
1 colher de sopa de nata de soja
Folhas de rúcula
Azeite
Sal
Pimenta
Mel
Refogar a cebola picada no azeite. Quando estiver dourada, acrescentar o aipo cortado em pedaços pequenos e deixar cozer em lume brando. Já fora do lume, temperar de sal e pimenta, acrescentar a nata de soja, ligar e reservar.
Descascar as pêras e cortá-las em fatias finas.
Estender a massa e dividi-la em oito partes. Forrar as formas de tartelete previamente untadas com azeite.
Dispor em cada uma: uma camada de folhas de rúcula, seguida da mistura de aipo e por cima as lâminas de pêra. Regar com um fio de mel.
Levar ao forno a 200º durante 40 minutos.
Olá! Venho avisar-te que a tua receita já foi aceite! Muito obrigada pela tua participação, adorei conhecer o teu cantinho!
ResponderEliminarBeijinhos doces e boa sorte! ;)
Obrigada! Foi muito giro participar! (desculpa se repeti a receita, mas não tinha a certeza de ter feito o que era preciso para o comentário chegar!)
Eliminar