Dia 1 de dezembro, mês de Natal! Passou-me pela cabeça que durante este mês poderia publicar receitas alusivas à época natalícia. Gostei da ideia, mas depois, ao procurar concretizar melhor, deparei-me com um problema. O que são receitas natalícias? Na tradição portuguesa, o bacalhau, as couves, o peru, o polvo, doces fritos vários; na tradição da minha família, as broas de mel que nunca faltam (mas cuja receita é um segredo de família que não se pode divulgar); na tradição do país do meu partenaire, temos o foie gras. Não me parece que me safe com isto...
Então pensei que o verdadeiro espírito do Natal é o convívio, a relação com as pessoas e a partilha de uma refeição preparada com carinho e muitas horas na cozinha. Ora, ainda ontem à noite aconteceu isso cá em casa - uma refeição de petiscos com amigos, que começou na cozinha com um bom Moscatel e que durou até às três da manhã à volta da mesa.
E quem é que disse que a abóbora não é uma comida de Natal? Pelo menos é um legume da época. Por isso, aqui fica a primeira receita de dezembro, que pode servir como petisco ou como acompanhamento.
Ingredientes:
700 g de abóbora manteiga
1 colher de sopa de óleo de sésamo
3 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de mel
Sementes de sésamo
Descascar a abóbora e cortar em cubos. Pôr num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Numa tigela, juntar o óleo de sésamo, o molho de soja e o mel. Bater bem. Verter sobre a abóbora e mexer bem com as mãos. Polvilhar com sementes de sésamo e levar ao forno durante 35 minutos a 180º.
A abóbora deve ficar suave mas não desfeita.
Adaptação deste site.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelos comentários!