segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Costeletas de porco com endívias

Tínhamos aqui uma garrafa de litro de Chimay em casa, que havia sido uma prenda oferecida com carinho. Como eu não aprecio cerveja, seria um desperdício abrir este tesouro belga num jantar a dois. Por isso, convidámos um apreciador comme il faut e oferecemos o jantar regado com Chimay à laia de presente.

Mas o que cozinhar para combinar com esta bebida? "Faz uma coisa simples, com batatas fritas, à maneira do Norte" - foi a resposta. Pois, à maneira do Norte da França, esses pratos simples como a carbonade flamande, que leva umas singelas 3 horas a cozinhar, ou o potjevlelsh, que tem que ser preparado de um dia para o outro? Ok, vamos ver o que podemos fazer.

Começando com um ingrediente básico dessa região, as endívias ou "chicons", pensei numa associação clássica - a carne de porco. Os dois sabores combinam-se maravilhosamente e saiu um prato simples, com as batatas fritas requeridas, que acompanhou muito bem a cerveja.




Ingredientes:

6 costeletas de porco finas (cerca de 850 g)
5 endívias (cerca de 700 g)
2 cebolas pequenas
2 colheres de sumo de limão
1 colher de chá de açúcar mascavado
Azeite
Sal
Pimenta


Cortar as costeletas de porco em pedaços grandes. Retirar o pé e as folhas exteriores das endívias e cortá-las ao meio no sentido longitudinal.

Numa panela, aquecer o azeite com o açúcar. Juntar as endívias e braseá-las durante alguns minutos em fogo vivo, mexendo sempre. Baixar o lume e deixar cozinhar tapado durante 15 minutos, até começarem a libertar líquido.

Retirar as endívias, juntar um pouco mais de azeite à panela e refogar as cebolas picadas finas. Quando a cebola estiver dourada, juntar a carne e corar de todos os lados, com o fogo vivo e mexendo sempre.

Baixar o lume, voltar a juntar as endívias à panela, temperar de sal e pimenta e adicionar o sumo de limão. Deixar cozer tapado em lume brando durante 20 minutos.

Retirar do lume e deixar a panela tapada enquanto se fritam as batatas. Se necessário, voltar a aquecer antes de servir.

Esta receita foi inspirada neste site.




Lille, capital da região Le Nord (França)  

4 comentários:

  1. Um prato bem apetitoso. Simples e caseiro. Que há de melhor?
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Acho que nunca comi endívias, e realmente só me lembro de as encontrar em França! :) Parece bem bom esse pratinho :D Também gosto muito de usar cerveja na confecção dos pratos ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia encontram-se em quase todos os hipermercados, e vale a pena experimentar Joana!

      Eliminar
  3. Adoro endivias e esta combinação é óptima!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...