sábado, 7 de junho de 2014

Salsichas no forno com cebolas e cogumelos

Quem segue o blogue, sabe que eu não sou muito fã dos cozinheiros "mediáticos". Não sigo programas de cozinha nem concursos televisivos, não me deixo fascinar facilmente por "caras lindas" (sejam homens ou mulheres), nem compro livros (de cozinha ou outros) só porque os seus autores têm um programa de televisão.

Porque sou mais empedernida do que os outros? Porque não me deixo "manipular" pelos media? Não. Nada disso. Sou tão influenciável como qualquer outra pessoa.

Isto acontece simplesmente porque durante mais de 15 anos não tive televisão em casa. Sem ter televisão em casa, é muito mais fácil controlar o poder que os media têm sobre nós, sobre as nossas decisões e opiniões.

Mas não ter televisão em casa é tarefa quase impossível nos dias que correm. Quando a nossa fornecedora de internet faleceu (ou foi comprada, ou fundiu-se com outra empresa, ou lá o que acontece no mundo das empresas - no que me diz respeito, faleceu), tivémos que mudar de operador. Sendo que eu tenho um ódio visceral a uma das maiores empresas fornecedoras de internet neste país, não tínhamos muitas opções. E quanto a contratos sem televisão, não tínhamos nenhuma.

Vai daí, depois de mais de 15 anos sem televisão, lá fizémos um contrato novo e voltámos a ter televisão em casa. Até agora ligámos a televisão uma vez para ver um filme - O Gosto do Saké, excelente! - e eu liguei uma segunda vez para ver o Home Cooking do Gordon Ramsay. E não é que tive sorte? O tipo estava a fazer estas salsichas no forno (que encontrei reproduzida neste site)! E cá em casa há um fraquinho (muito grande) por salsichas frescas, por isso tive que adaptar a receita.

Não voltámos a ligar a televisão novamente, por isso não sei o que mais é que ando a perder. Mas francamente, prefiro não saber. Espero continuar a manter esta relação distante e desprendida com a televisão. Até quando? (se começarem a ver aqui no blogue adaptações de receitas dos cozinheiros "mediáticos", já sabem que a minha intenção falhou...)




Ingredientes:

2 cebolas grandes
8 salsichas de porco frescas
1 colher de sopa de açúcar mascavado escuro
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
275 g de cogumelos brancos
1/2 alho francês (a parte verde)
300 ml de vinho tinto
1 colher de chá de folhas de tomilho fresco
3 colheres de sopa de salsa picada
Azeite
Sal
Pimenta


Aquecer um fundo de azeite numa frigideira e dourar as salsichas de ambos os lados. Retirar e reservar.

Cortar as cebolas em meias luas e adicionar à frigideira. Quando estiverem douradas, juntar o açúcar e o vinagre balsâmico. Deixar cozinhar em lume brando durante 10 minutos até caramelizar.

Cortar o alho francês em rodelas e juntar à frigideira. Deixar cozinhar 5 minutos e em seguida juntar os cogumelos em quartos. Quando estes tiverem libertado a sua água, juntar o vinho e 100 ml de água. Deixar ferver durante 5 minutos, para evaporar o álcool.

Retirar do lume e juntar o tomilho e duas colheres de sopa de salsa. Envolver bem e temperar com sal e pimenta.

Transferir a mistura para um prato de ir ao forno. Por cima, dispor as salsichas.

Levar ao forno a 200º durante 25 minutos. Salpicar com a salsa restante e servir com batatas fritas.

4 comentários:

  1. E eu tenho tv mas devo ser das poucas que não tem cabo, ou seja, só vejo o Sá Pessoa na 2 e agora nem isso que dá a horas de trabalhar lol.
    Mas gosto de ver séries e filmes! E em casa do R. vemos alguns programas de culinária e confesso que a minha relação de amor-ódio com o Gordon melhorou depois de ver um programa destes dele, a cozinhar e o seu livro, as receitas são boas e saem sempre bem! Como esta, deliciosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Refeição muito simpática! O Gordon tem excelentes ideias e consegue dar sempre um toque especial aos pratos.
    Deixa-me dizer-te que não perdes nada por não ver televisão que, diga-se de passagem, está cada vez menos interessante. Cá em casa vemos cada vez menos. Sempre achei que a televisão levava as famílias a dialogarem cada vez menos :(
    Um beijo grande*
    Vanda

    ResponderEliminar
  3. O máximo que consegui cortar na televisão aqui em casa, foi nas refeições! Come-se em família, sem televisão, telemóvel, ipad...e conversa-se, agora tirando esses momentos é complicado, tanto a TV como o resto dos aparelhos todos, acabam por dominar bastante o tempo livre de todos, os homens desta família adoram estas tecnologias, e eu estou rodeada só por homens ;)
    Não tenho conseguido ver muitos episódios do Ramsay, o meu tempo na TV é quando tenho tarefas chatas como passar a ferro, mas os poucos que vi achei engraçado o envolvimento com os membros da família! Esta receita não vi, mas dá uma refeição bem saborosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uau, estranho! 15 anos é imenso, não acredito que tens televisão e nunca vês! Por acaso é uma coisa que me faz falta. Mesmo com o blog, acho que me faz mais falta a televisão do que a Internet... Porque sabe tão bem deitar-me no sofá a ver um episódio de uma série de que gosto! Não sei, acho que uma pessoa descansa bastante...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...