quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aguadito de frango e um desafio literário

O blogue Su Delícia convidou-me a participar neste desafio literário. Apesar de adorar ler, o meu blogue é só de receitas, por isso tive que pensar como integrar as duas coisas. Um grande desafio de facto!... E depois lembrei-me que ainda no outro dia, ao ler o livro de Vargas Llosa, História de Mayta, tive vontade de cozinhar um prato peruano.

Nunca fui ao Peru, mas tenho um fascínio enorme pela gastronomia peruana. Desde o ceviche ao guisado de abóbora, do ají de galinha às mil maneiras de preparar as batatas, a cozinha do Peru é uma tentação absoluta. Só é pena a tão frequente utilização do queijo fresco e do leite de vaca... Mas nada que não se possa contornar, claro!

O aguadito tem a vantagem de já não ter laticínios na receita tradicional. Basicamente, é um arroz com muito molho, com os sabores peruanos a marcar presença - o milho, a abóbora, o picante amarelo, os coentros, o alho em pó.

Uma pesquisa nos meus livros de cozinha e na net, umas ideias daqui e outras dali et voilà! Foi a primeira vez que fiz esta receita e fiquei contente com o resultado!




Ingredientes:

1 frango cortado aos pedaços
1 cebola
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de ají amarelo em pó (pode substituir-se por piri piri a gosto)
1 cubo de caldo de galinha
1 chávena de ervilhas
1 chávena de milho
1 chávena de pimento vermelho em cubinhos
500 g de abóbora
1 1/2 chávena de arroz carolino
4 chávenas de água
1 molho de coentros
Azeite
Sal
Pimenta


Temperar com sal e pimenta os pedaços de frango.

Refogar no azeite a cebola picada fina, o alho em pó e o ají. Quando a cebola estiver bem dourada, juntar o frango e deixar corar de todos os lados.

Seguidamente, acrescentar o milho, as ervilhas, os coentros picados e o pimento. Deixar refogar 20 minutos em lume brando.

Desfazer o cubo de caldo de galinha na água. Adicionar então o o caldo e a abóbora cortada em cubos. Deixar ferver e acrescentar o arroz; quando este estiver cozido, servir imediatamente.



E agora o desafio literário!


As regras são estas:

- Citar o nome e o link da pessoa que nos ofereceu o selo
- Indicar no mínimo dois livros que gostámos de ler em 2012
- Indicar no mínimo dois livros que queremos ler em 2013
- Oferecer este selo a 10 pessoas

Em 2012, gostei de ler tantos livros! Como escolher?

Os primeiros que me vêm à cabeça são: Les Petits Maîtres de Didier Martin e La Classe de Neige de Emmanuel Carrère.

Em 2013, quero ler o 1Q84 de Murakami, que já comecei agora em janeiro. Fascina-me o seu universo fantástico.

E quero também ler dois livros do Paul Auster - Oracle Night e Leviathan. Da primeira vez que li livros do Paul Auster, não gostei nada; achei que todo aquele esforço do autor para trabalhar a ideia das coincidências criava coisas demasiado forçadas e o estilo era demasiado cinematográfico para o meu gosto. "É muito americano", dizia eu com todos os meus preconceitos.

Mas depois o meu companheiro ofereceu-me em inglês The land of the last things. E aí mudei de ideia. O livro mexeu tanto comigo que numa viagem de comboio tive necessidade de parar de ler, porque tinha que me defender da angústia que me estava a criar. E desde aí, encontrei um Paul Auster de que gosto porque consegue mexer-me com as entranhas.

E agora, ofereço este selo literário às seguintes pessoas, que estão à vontade para participar ou não:

- O Canto da Boop
- Entre Lisboa e o Panamá
- Chez Sónia
- Receitas para a Felicidade
- Palavras que Enchem a Barriga
- Alquimia dos Tachos
- Aroma de Café
- Pedacinho de Noz
- Casinha da Formiga
- Tentações sobre a Mesa

22 comentários:

  1. Obrigada por ter dado continuidade ao desafio. E que bela forma de o integrar no blog!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Cá estou eu para receber, com muito gosto, este desafio!
    Adoro ler, embora o faça cada vez menos, porque o tempo não me chega para tudo!
    Esta semana estou atulhada em trabalho, mas logo que possa dou-lhe saída.
    Confesso que gostei muito da volta que lhe deste e certamente irei seguir um caminho semelhante, até já sei como.
    A tua receita é bem interessante, deve ter ficado um prato delicioso.
    Muito obrigada por teres pensado em mim.
    BJs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer! Fico à espera então dos teus livros (e das receitas, claro!). Bjs

      Eliminar
  3. :)
    Já tinha saudades destas provocações da blogosfera!
    Irei responder, claro e assim revitalizo um bocadito o meu "canto" empoeirado....
    A seu tempo...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. E ainda não me consegui apaixonar por Paul Auster...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, como eu, ainda não tenhas encontrado o "teu" Paul Auster (há muitos livros dele que eu continuo a não gostar nada). Ou então não é mesmo a tua onda!

      Eliminar
  5. Muito obrigada pelo desafio :D

    Eu também gosto muito de conhecer receitas de outros países e de as experimentar cá em casa, e gosto muito da culinária sul-americana :) Nunca experimentei nenhum prato peruano, mas vou experimentar sem dúvida :D

    Beijinhos! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada melhor do que o turismo gastronómico, não é Joana? Um dos meus desportos favoritos é voltar para casa depois de uma viagem e cozinhar uma refeição do país que visitei.

      E o Peru é daquelas gastronomias que valem mesmo, mesmo, mesmo a pena!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Este "aguadito" faz-me lembrar o colombiano "ajiaco" se acompanha com deliciosas "arepas" de milho.

    Já estou com fome outra vez...

    Namasté!

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está ele: http://airdesignstudio.blogspot.com/2013/01/desafio-literario-por-mim-tudo-bem.html

    A Ahimsa também foi convocada!

    (Eu também não consigo gostar de Paul Auster, depois de várias tentativas. Talvez chegue o dia, mas por enquanto divirto-me a ler outros autores.)

    ResponderEliminar
  8. Olá:)

    Gostei muito deste aguadito!
    Fico feliz e agradeço o facto de te lembrares de mim para responder ao desafio mas infelizmente não sei quando o poderei publicar. Este inicio de ano não está a ser fácil e uma das dificuldades é actualizar a Casinha. Logo que possível faço!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Formiguinha, não há pressa, é quando quiseres. É só uma brincadeira para nos divertirmos e partilharmos coisas de que gostamos!

      Espero que a fase difícil esteja a terminar!

      Bjs

      Eliminar
  9. Maria Santos17/01/13, 18:42

    Como aqui no monte comemos muito frango o «aguadito» veio mesmo a calhar.
    Só tive pena de não ter o picante amarelo deve fazer falta, mas a abóbora os cubos de pimentos e ervilhas eram ainda da minha horta deste ano.O milho é que tive de comprar
    Estava muito bom
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico mesmo contente que tenhas experimentado a minha receita e tenhas gostado! Viva o frango! ;-) Beijinhos até ao monte

      Eliminar
    2. E vivam os legumes que fazemos crescer na nossa própria horta!

      Eliminar
  10. Olá! Muito obrigada pelo convite! Eu também adoro ler e alguns livros marcaram mesmo a minha vida. Espero realizar o teu desafio em breve, o meu cantinho está um pouco abandonado, este início do ano está a ser trabalhoso, mas voltarei em breve!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...