sexta-feira, 1 de julho de 2016

Korma de tofu com vegetais

O korma é um tipo de caril muito conhecido fora da Índia, existente em todos os restaurantes indianos, associado normalmente a um molho rico, com natas, sem picante. No entanto, este prato pode ter várias versões diferentes, consoante a região de onde provém; na verdade, a palavra "korma" significa apenas refogar!

O tofu presta-se bem a este tipo de pratos, porque tende a absorver os temperos, fazendo uma excelente refeição vegetariana. Esta receita acontece em colaboração com a Mercearia Bio, que me desafiou a participar no seu site, que publica uma receita por semana, sempre às sextas feiras.



Ingredientes:

500 g de tofu
25 g de amêndoas peladas
1 noz grande de gengibre
2 dentes de alho
3 vagens de cardamomo
1 cebola
1 curgete
1 cenoura
1 colher de chá de sementes de cominhos
1 colher de chá de sementes de coentros
150 ml de leite de coco
150 ml de "nata" de coco (creme de coco para cozinhar)
1 molho de coentros
Sal
Óleo de sésamo não tostado (ou outro óleo vegetal com sabor neutro)


Cortar o tofu ao meio no sentido longitudinal. Embrulhar num pano de cozinha e colocar um peso por cima para escorrer o excesso de água.

Cortar a cenoura em rodelas, a cebola em meias luas e a curgete em cubos grandes. Retirar as sementes das vagens de cardamomo. No moinho de café, triturar as sementes de coentros e de cominhos.

No almofariz ou liquidificador, colocar os talos dos coentros, as amêndoas, o gengibre e os alhos descascados. Triturar tudo com um pouco de água até obter uma pasta. Reservar.

Num fio de óleo aquecido no wok, dourar  de ambos os lados as cenouras e as curgetes. Reservar.

Cortar o tofu em cubinhos pequenos e dourar num fio de óleo. Adicionar os cominhos e os coentros moídos, temperar com um pouco de sal e mexer bem. Reservar.

Voltar a acrescentar um fio de óleo ao wok e juntar a cebola cortada em meias luas, juntamente com as sementes de cardamomo. Quando a cebola estiver transparente, adicionar a pasta de amêndoas. Cozinhar durante alguns minutos.

Adicionar então o tofu, os vegetais e o leite de coco. Tapar e deixar cozinhar em lume brando até os legumes estarem tenros.

Acrescentar sal, se necessário, e adicionar então a "nata" de coco, deixando ao lume até começar a fervilhar. Desligar imediatamente e servir polvilhado com as folhas dos coentros picadas, acompanhado com arroz basmati integral.

Como qualquer caril, este prato fica ainda mais delicioso no dia seguinte!

3 comentários:

  1. não fazia ideia que korma significava refogar! muito me ensinas! ;) parece delicioso e deve ter um cheiro maravilhoso com essas especiarias todas...

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de tofu e á muito que não como, hoje por acaso foi á Ervanária comprar produtos biológicos e trouxe para matar saudades.
    Esse ficou com um aspecto super delicioso
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o prato, mas parece-me muito bem! Mesmo não sendo fã de tofu gostava de provar :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...