Há o clássico prato de filetes de peixe-galo com açorda. Nós cá em casa é mais risotto. Outro dos pratos italianos impossíveis de comer no restaurante, já que a sua base é normalmente feita com manteiga e o queijo parmesão é acrescentado no final.
Por isso, faço-o em casa. Com a base de azeite e as natas de soja a dar o toque cremoso, resulta muito bem e acompanha divinalmente estes filetes. Nada melhor para uma sexta feira santa, onde, segundo a tradição portuguesa, não se come carne.
Ingredientes:
400 g de filetes de peixe-galo
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de sumo de limão
Sal
Pimenta
Azeite
Para o risotto:
215 g de arroz arborio (arroz para risotto)
1 cebola grande
100 g de miolo de camarão congelado
Sal
Pimenta
Azeite
2 colheres de sopa de natas de soja
Colocar o peixe em marinada no sumo de limão, temperando com o alho picada e a pimenta preta.
Levar ao lume o miolo de camarão em dois litros de água com sal. Assim que levantar fervura, desligar, retirar o camarão e reservar a água.
Cobrir o fundo de uma panela com azeite e, em lume médio, refogar a cebola. Quando estiver transparente, adicionar o arroz, mexendo sempre, até ficar com uma tonalidade levemente dourada.
Acrescentar uma concha de sopa da água de cozedura do camarão, mexendo sempre. Quando a água tiver sido absorvida, acrescentar mais uma concha de água. Repetir o procedimento até o arroz estar cozido. Com a última concha, acrescentar os camarões.
Retirar do lume, temperar com sal e pimenta e regar com as duas colheres de sopa de nata de soja. Envolver e servir imediatamente.
Durante o tempo de cozedura do arroz, levar uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e dourar os filetes juntamente com o alho da marinada. Cozer cinco minutos de cada lado. Temperar de sal.
Servir com grelos ou couves salteadas com alho.
Gostei muito da sugestão! :) Gosto bastante de peixe-galo, e com risotto então deve ficar uma delícia! :D
ResponderEliminarBeijinhos e boa Páscoa :)
Nunca comi peixe galo, mas tem bom aspeto :)
ResponderEliminarBeijos
Ótima sugestão!
ResponderEliminarBeijinho