sábado, 30 de novembro de 2013

Torta de chocolate, pêra e gengibre

Durante anos, disse sempre "consigo fazer tudo na cozinha menos enrolar tortas". As minhas experiências com tortas, doces ou salgadas, correram sempre mal - no momento de enrolar, partiam-se todas. Lembro-me particularmente de um brazo de gitano que acabou como triffle. O sabor estava lá, mas partiu-se todo, o recheio não tinha a consistência desejada e portanto acabou em taças, como doce de colher. Comeu-se todo, e alegremente, mas de torta não tinha nada.

Até que a Moira da Tertúlia de Sabores anunciou que ia fazer um passatempo de aniversário. E como eu gosto muito do blogue, candidatei-me logo a participar. Mas quando soube que o desafio eram tortas... confesso que desanimei. Expressei o meu desânimo à Moira, que rapidamente me deu várias dicas e me motivou a tentar. Se a blogosfera serve para alguma coisa, é para partilhar e ir além daquilo que já conhecemos, certo? Certo!!!

Vamos lá então. A primeira tentativa saiu gorada (de novo!). Mas voltei a tentar uma segunda vez. E desta vez consegui enrolar a maldita!




Ingredientes:

Massa

4 ovos
60 g de açúcar amarelo
40 g de cacau
15 g de farinha de trigo integral

Recheio

800 g de pêra rocha (de preferência bem madura)
12 g de gengibre fresco
105 g de açúcar amarelo


Começar pelo recheio. Numa panela anti-aderente, juntar o açúcar e um fio de água (muito pouco, só para ajudar a caramelizar). Levar ao lume até obter ponto de estrada e juntar a pêra, descascada, descaroçada e cortada aos cubinhos pequenos, bem como o gengibre, em lascas finas. Envolver bem e deixar cozer em lume médio.

Quando a água estiver em grande parte evaporada, baixar para lume brando e deixar cozinhar mais 10 minutos. Triturar com a varinha mágica e deixar arrefecer.

Entretanto, preparar a massa. Bater as gemas com o açúcar. Acrescentar o cacau e a farinha e bater bem.

Bater as claras em castelo bem firme e envolver na mistura anterior.

Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Untar com óleo de girassol e verter a massa.

Levar ao forno a 190º durante 15 a 17 minutos.

Retirar do forno e virar a torta para cima de um pano de cozinha. Espalhar 200 g do doce de pêra e gengibre e enrolar com cuidado, com a ajuda do pano.

O que sobrar do doce, podem comê-lo com pão ao pequeno almoço! Uma delícia!



O interior e o recheio

7 comentários:

  1. Las cosas no salen bien a la primera en muchas ocasiones... Pero no hay que desanimarse: ahí está ese rollo relleno que tiene que estar riquísimo. Con pera y genjibre, nada menos... Nos encanta.
    Besos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto da combinação de sabores. Ainda bem que não desististe, pois a tua torta enriqueceu a nossa festa de aniversário. Obrigada por participares.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. É com muita perseverança que melhoramos, e eis a prova, uma bela torta!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficou linda, adoro o sabor de chocolate e gengibre juntos

    ResponderEliminar
  5. Olá, podem aconselhar-me alguma marca de cacau que não tenha vestígios de leite. É a primeira vez que faço um bolo sem lactose.
    Obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Se for para uma pessoa intolerante, pode usar as marcas que contém "vestígios" de leite, porque é só uma quantidade residual. Se for para uma pessoa alérgica, convém procurar marcas que não tenham sequer vestígios, normalmente encontram-se nas lojas de produtos biológicos ou em lojas macrobióticas.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta. Creio que este será o único ingrediente desta receita que terá vestígios de leite. é para uma pessoa alérgica. Vou informar-me numa loja. obrigado.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...