Há uns meses largos vi esta receita no Cozinha de Família e guardei para mais tarde experimentar. Mas sempre que aparecia batata doce cá em casa, acabava por levar outro destino, e a receita foi ficando sempre à espera... até ontem, em que precisava de um pratinho de peixe para equilibrar a ementa semanal dos almoços!
A receita original já era sem lactose, mas fiz algumas adaptações ao gosto cá de casa. Ficou um caril bem simpático, e muito bem acompanhado pelo pão naan integral.
Ingredientes:
600 g de filetes de peixe-gato
300 g de batata doce
2 tomates
25 g de gengibre fresco
1 cebola
3 dentes de alho
1 malagueta
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de erva doce
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher de chá de mostarda
7 folhas de caril
100 ml de leite de coco
Sal
Óleo de amendoim
Descascar e cortar a batata doce em cubos e cortar os filetes em tiras. Picar a cebola e os alhos. Descascar e cortar o gengibre em lascas. Cortar a malagueta ao meio e retirar as sementes. Cortar o tomate em cubos.
Aquecer um fio de óleo no wok e dourar o coco ralado. Adicionar a cebola e os alhos picados, juntamente com a malagueta e o gengibre. Deixar refogar alguns minutos e adicionar os coentros, os cominhos e a erva doce.
Quando a cebola estiver transparente, colocar a mistura no liquificador (ou num copo misturador, usando a varinha mágica) e juntar a mostarda e 100 ml de água. Triturar tudo até obter uma pasta.
Sem lavar o wok, aquecer um fio de óleo. Juntar o tomate em cubos, as folhas de caril e a cúrcuma. Refogar alguns minutos.
Adicionar a pasta e envolver bem. Deixar ao lume até começar a fervilhar. Acrescentar a batata doce e uma pitada de sal grosso, baixar para lume brando, tapar e deixar cozer 45 minutos.
Juntar então o peixe e deixar cozinhar mais 15 minutos. Ao fim desse tempo, acrescentar o leite de coco e envolver bem. Deixar fervilhar 30 segundos.
Retirar do lume e retificar os temperos, se necessário.
Servir com pão naan ou arroz basmati.
Adoro caril... mas nunca fiz de peixe! Ficou com um aspeto delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos
Tenho uma receita de caril de peixe gato na lista de espera do meu blog. :) Adorei a tua versão com batata doce. A tua ficou bem apetecível. beijinho
ResponderEliminarQue bom aspeto, já comia!
ResponderEliminarBjs
Esse caril tem um aspecto super delicioso
ResponderEliminarAdorei
bj
Parece ser delicioso! Fiquei com vontade de fazer a receita :)
ResponderEliminarbeijinho
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
Nunca comi caril! A minha avô está sempre a dizer-me que é horrível, por isso também não tenho grande vontade :P
ResponderEliminarMas tem bom aspeto, com leite de coco deve ser bom :)
Avelã, tens que provar o caril! Quem é que te diz que tens o mesmo gosto da tua avó? Já para começar tens menos 50 anos do que ela! ;-)
EliminarOlá! Só para dizer que acabei de comer (e fazer) caril :D Até a minha avó gostou :D
EliminarObrigada, se não fosse pelo teu comentário não teria feito :)
Que bom! Fico mesmo contente!!!! :-)
EliminarQue maravilha... Adoro caril (costumo fazer com iogurte de côco ou limão, em vez de leite de côco). Assim, com peixe, deve ficar mesmo bom. Adorei.
ResponderEliminar