A minha versão é bastante diferente, porque junta a cenoura aos frutos secos, substitui a manteiga por uma pequena quantidade de óleo de amendoim, bastante mais neutro em termos de sabor, e usa uma calda de pêra, de acordo com uma receita d'O Ingrediente Secreto, de Henrique Sá Pessoa. Por outro lado, em vez de usar a massa filo em camadas, como só tinha quatro folhas, optei por enrolá-la em forma de caracol, que também resulta bastante bem.
Ingredientes:
Pêras em calda
6 pêras-rocha
200 g de açúcar amarelo
1 noz de gengibre (cerca de 12 g)
1 pau de canela
4 cravinhos
3 vagens de cardamomo verde
1 folha de louro
Baclava
4 folhas de massa filo
250 g de miolo de noz
1 cenoura média (cerca de 150 g)
60 ml de óleo de amendoim
As pêras devem cozer-se no dia anterior e deixar no frigorífico durante a noite, em frasco de vidro fechado, para apurar os sabores.
Começar por juntar o açúcar e um litro de água numa panela. Adicionar o gengibre com casca cortado às fatias, a folha de louro, os cravinhos, o pau de canela e as vagens de cardamomo abertas.
Levar ao lume e deixar ferver durante 10 minutos.
Entretanto, descascar as pêras e retirar as sementes. Cortar em quartos. Quando a calda tiver fervido o tempo necessário, adicionar as pêras e esperar até voltar a levantar fervura. A partir daí, deixar cozinhar cerca de 12 minutos.
Retirar as pêras e colocar num frasco de vidro. Deixar ferver a calda mais algum tempo, reduzindo até espessar ligeiramente.
Coar e colocar a calda no frasco. Fechar e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
No próprio dia, moer as nozes e ralar a cenoura. Juntar três colheres da calda das pêras e misturar bem.
Juntar as folhas de massa filo duas a duas, sobrepondo-as de modo a formar um retângulo grande. Pincelar bem com o óleo.
Colocar o recheio em forma de "salsicha", fechar as extremidades e enrolar a massa filo sobre o recheio, obtendo um rolo (como se estivéssemos a enrolar sushi). Pegar numa das extremidades e enrolar o tubo sobre si mesmo em forma de caracol. Deve trabalhar-se rápido para a massa não secar.
Pincelar com óleo e levar ao forno a 200º durante 30 minutos.
Cortar em pedaços, colocar no prato ainda quente e verter a calda sobre a baclava. Ao lado, dispor três quartos de pêra cozida.
Adorei esta sugestão :) A baclava ficou super apetitosa e com as pêras em calda aromatizadas a acompanhar deve ficar uma tentação :)
ResponderEliminarBeijinhos
Joana
A baclava por se um doce cheio de frutos secos, que eu adoro, tornou-se uma sobremesa que ando com imensa vontade de experimentar, e esta versão enrolada até parece mais simples. Deve ser uma delícia.
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro baklava! Já fiz quatro vezes :) É mesmo uma delícia, tem um monte de sabores que adoro; costumo fazer com mel, nozes, canela... É mesmo boa, das minhas sobremesas preferidas :)
ResponderEliminarE é realmente muito forte em termos de sabor, parece uma explosão de sabores... Mas é muito boa :)
Essa versão mais leve deve ser melhor em termos de "enjoatividade" :) Parece muito boa (nunca vi baklava enrolada assim!)
Gosto imenso da tua versão mais leve, ando para fazer baklava há imenso tempo mas ainda não calhou, quando fizer vou seguir a tua sugestão!
ResponderEliminar**