Uma receita clássica da cozinha marroquina, que já está no meu livro de receitas há muitos anos. Não sei bem de onde me chegou a receita, mas é uma excelente refeição vegetariana.
Ingredientes:
600 g de cuscuz
585 g de couve coração
1 fatia de pão
Sumo de meio limão
4 cebolas
6 dentes de alho
280 g de grão de bico
2 tomates
1 curgete
4 cenouras
1 pimento verde
560 g de abóbora
2 batatas doces
1/2 colher de chá de fios de açafrão
1/2 colher de chá de cúrcuma
Um molho de coentros
Um molho de salsa
Azeite
Sal
Pimenta
Colocar água a ferver. Assim que levantar fervura, juntar a fatia de pão, o sumo de limão e a couve picada. Deixar ferver cinco minutos, retirar do lume e escorrer. Descartar a fatia de pão e reservar.
Picar as cebolas e os alhos. Refogar em lume médio num fio generoso de azeite. Por cima, colocar um passador de rede muito fina, onde se coloca o cuscuz para cozer a vapor.
Quando a cebola estiver transparente, acrescentar a couve e o grão de bico, temperando com o açafrão, a cúrcuma, sal e pimenta. Juntar dois litros e meio de água quente e colocar de novo o cuscuz por cima. Tapar e deixar fervilhar em lume brando durante 30 minutos.
Tirar o cuscuz para um prato fundo. Juntar algumas colheres do molho e revirar com um garfo.
Juntar o tomate e a curgete cortados em cubos, as cenouras em rodelas e o pimento às fatias finas. Por cima, colocar os molhos de coentros e salsa, atados um ao outro. Voltar a colocar o passador com o cuscuz e deixar cozinhar mais 30 minutos.
A meio do tempo, voltar a retirar o cuscuz para um prato fundo, acrescentar algumas colheres do molho e revirar com o garfo. Voltar a colocar no passador e juntar de novo à panela.
Ao fim do tempo de cozedura, retirar os legumes com uma escumadeira e reservar, mantendo quente. Descartar as ervas aromáticas.
Repetir o processo anteriormente descrito com o cuscuz.
Ao molho que ficou na panela, adicionar a abóbora e a batata doce cortadas em cubos. Por cima, voltar a colocar o cuscuz. Ao fim de 20 minutos, juntar os outros legumes e voltar a repetir a operação do cuscuz, desta vez juntando também uma colher de sopa de azeite.
Servir os legumes com bastante molho por cima da sêmola.
Adoro cuscuz e esta receita parece-me uma delícia!
ResponderEliminarBeijinho
Um belo pratinho!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Una receta muy saludable. El cuscus con verduras nos gusta mucho y tu versión nos parece genial.
ResponderEliminarUn abrazo.
Tem um óptimo aspeto!
ResponderEliminarBjs
Ficou com óptimo aspecto :)
ResponderEliminarEsta receita agrada-me imenso, cheia de cor e sabores variados.
ResponderEliminarBjns
Isabel
Deve ser muito saboroso com açafrão que gosto muito!
ResponderEliminarNunca comi cuscuz, mas ando tentada a experimentar! Parece mesmo bom, e tem um aspeto muito engraçado :)
ResponderEliminaradoro cuscuz a minha mãe tem uma amiga egipcia e ela faz uma versao semelhante mas com carnes de frango e borrego é uma delicia. e com aqueles temperos ... já estou com agua na boca.
ResponderEliminar