sábado, 15 de março de 2014

Frango com endro, batatas e alho francês

Na Dinamarca, conhecemos uma cozinha fantástica! Cativante e saborosa, a cozinha tradicional é algo pesada, mas deliciosa! Os dinamarqueses, tal como os portugueses, são um povo que come bem - ou seja, em quantidade. Não dispensam o pão à mesa (sobretudo o tradicional pão de centeio), levam a sério as batatas, confecionam pratos de carne deliciosos, têm uma reputação a manter no que toca aos pratos de peixe e apreciam bastante os vegetais, sendo o aipo, a beterraba e a couve roxa personagens principais nesta cozinha.

O prato mais típico da Dinamarca é o smØrrebrØd - as sanduíches abertas, que se encontram por todo o lado, e que podem ser servidas de várias maneiras e constituídas pelos mais diversos ingredientes. Há sites dedicados a esta especialidade - como o Danish Open Sandwiches - e há muitos restaurantes que se especializam exclusivamente nestas pequenas obras de arte gastronómica.

O Kanal Cafeen é um desses locais e foi o que escolhemos para experimentar os smØrrebrØd. Há muitos outros, mas gostámos da localização deste, junto a um dos canais, do ambiente, cheio de habitantes locais bem dispostos e em alegre convívio, e das paredes repletas de "tarecos" alusivos ao mar. Também ajudou a ementa bem interessante, cheia de coisas deliciosas por onde escolher.

Normalmente, cada pessoa come três porções, mas nós ficámo-nos por duas por pessoa, e saímos de lá a abarrotar! O pão de centeio, que já de si é bastante nutritivo, as quantidades generosas de cada ingrediente, os molhos que se devem juntar, mais os vegetais frescos, marinados ou em pickle, que acompanham cada sanduíche... digamos que é mesmo uma sanduíche muito bem servida!

Não podia deixar de provar o tradicional arenque marinado - que é o que se vê na imagem e é uma delícia absoluta -, mas também provámos um paté de fígado caseiro que era de cair para o lado; veio também um bife tártaro à dinamarquesa e uma sandes de ovo, camarão e maionese carilada. Tudo isto servido numa travessa, com muitos pratinhos com alcaparras, beterraba marinada, pickles de pepino, rabanetes e cebola frescos, remoulade, etc...

Mas não só de sanduíches se faz a cozinha dinamarquesa! O endro marca presença - é sem dúvida a erva aromática mais usada -, mas também a salsa, a salva e o estragão (a influência francesa é muito evidente), a vitela, o pato e o frango são carnes muito frequentes, as batatas cozinhadas de muitas formas, os peixes fumados e marinados, muitos tipos de folhas que formam saladas ótimas e as alcachofras vêem-se muito nos mercados, juntamente com o tupinambo.

Muitas coisas saborosas, algumas que aparecem neste frango que hoje vos trago (adaptação do New Scandinavian Cooking).






Ingredientes:

1/2 frango do campo cortado em pedaços
3 batatas grandes
2 alhos franceses inteiros
6 dentes de alho
400 ml de caldo de galinha
Sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de endro picado
60 ml de azeite
1/2 colher de chá de raspa de limão
Sal
Pimenta


Numa taça, juntar o azeite, o sumo de limão e duas colheres de sopa de endro picado. Misturar bem e verter este molho sobre o frango. Temperar com sal e pimenta e deixar repousar.

Descascar as batatas e cortar aos cubos. Cortar os alhos franceses em pedaços de cerca de 5 centímetros, descartando apenas as pontas das folhas.

Num pirex, juntar as batatas, o alho francês e os alhos (sem descascar). Levar ao forno a 200º durante 30 minutos (mexendo a meio do tempo).

Afastar os legumes para as bordas do pirex e colocar os pedaços de frango no centro. Verter a marinada por cima e voltar a levar ao forno até a pele do frango começar a dourar, cerca de 25 minutos.

Juntar então o caldo de galinha e deixar cozer mais 30 minutos.

Salpicar com uma colher de sopa de endro picado e a raspa do limão e servir com salada.





Peixes fumados para todos os gostos




As alcachofras


Tupinambo com pastinacas ao fundo

7 comentários:

  1. Adorava ir à Dinamarca! Quanto à gastronomia, não parece divergir muito da restante nórdica, pelo menos nos peixes e nas ervas - falo da Finlandesa, que é a única que conheço ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito de Helsínquia e também comi lá muito bem; mas atrevo-me a dizer que os dinamarqueses transportam a coisa para outro nível! Acho que a gastronomia dinamarquesa tem uma identidade mais vincada do que a finlandesa; embora ambos se enquadrem no movimento mais global da cozinha nórdica.

      Eliminar
  2. Que giro, é bom deixarmo-nos seduzir por outras culturas e gastronomias.
    O pão de centeio deles famoso, deve ser mesmo bom!! Lembro-me que na Suécia o que mais gostei foi dos pães.
    E o endro num franguinho é mesmo bem!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Estou a gostar muito dos teus posts sobre a tua visita à Dinamarca :)
    E esta receita de frango é simples, mas com sabores ligeiramente diferentes, o que me deixam curiosa para experimentar. É que não me recordo de alguma vez ter experimentado endro.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Por acaso é uma coisa engraçada, a culinária ou a sua variação! Essas sandes parecem muito boas... E a tua receita também! O teu relato é muito interessante, estou a gostar de lê-lo :)

    ResponderEliminar
  5. Acho que ia gostar bastante da Dinamarca e da sua gastronomia!
    Conheci o endro pela mão de uma amiga tempos atrás e o seu aroma e sabor é muito parecido com o do funcho selvagem, muito abundante na zona em que resido e no entanto pouco ou nada usado.
    O teu frango está com excelente aspeto.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato Lenita! Eu quando não tenho endro, uso rama de funcho; apesar do sabor não ser extamente igual, substitui muito bem!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...