O restaurante Noma - durante alguns anos considerado pelo The World's 50 Best Restaurants o melhor restaurante do mundo - e o seu chef, Rene Redzepi - que já foi capa da Time -, foram responsáveis pela sua difusão internacional. Um pequeno aparte curioso - um dos seus cozinheiros é português!
Um restaurante memorável (e bastante mais acessível em termos de preço) dentro desta linha é o Manfreds & Vin, que aconselho vivamente. Neste wine bar, todos os vinhos e ingredientes usados são biológicos e os legumes têm um destaque particular. No menu de degustação do chef, que nós experimentámos, há sete pratinhos para partilhar - dois com carne, um com peixe, e os restantes vegetarianos.
Para quem ainda acha que os legumes são assim uma coisa desinteressante, devia experimentar este restaurante - desde a salada de maçã grelhada com nozes com que começou o nosso menu, o desfile de iguarias é impressionante, sempre acompanhado por um pão divinal, feito no local com isco selvagem.
Depois da salada veio uma beterraba cor-de-laranja marinada, seguida de alho francês braseado envolto em fatias finíssimas de barriga de porco, tupinambo assado no forno acompanhado com maionese de anchovas (que se vê na imagem), ovo escalfado com cevada e cogumelos, cenouras caramelizadas com rebentos fermentados e vitela cozinhada a baixa temperatura.
Uma refeição fantástica, da qual tirei várias ideias, como a receita de hoje.
Ingredientes:
2 ovos
265 g de cogumelos brancos
4 dentes de alho
175 g de cevada cozida em água e sal
4 azeitonas verdes
1 colher de sopa de salsa picada
Sal
Pimenta
Azeite
Picar os alhos finamente. Cortar os cogumelos em fatias, e depois em tiras. Picar de novo, de modo a obter pequenos cubinhos. Descaroçar as azeitonas e picar em pedacinhos pequenos.
Num fio de azeite, fritar ligeiramente os alhos. Juntar os cogumelos, envolver bem. Baixar para lume brando, tapar e deixar cozinhar.
Quando os cogumelos tiverem libertado a sua água, adicionar a cevada cozida e envolver, deixando refogar durante um minuto. Desligar o lume e deixar tapado durante 10 minutos, para os sabores casarem.
Voltar a levar a lume brando. Temperar com sal e pimenta e envolver a salsa picada. Abrir duas cavidades na mistura e abrir os ovos sobre elas. Salpicar por cima dos ovos um pouco de flor de sal e espalhar as azeitonas picadas.
Voltar a tapar e deixar cozinhar em lume brando até a clara estar cozida.
Os canais
Bairro de Christianshavn - as cores e as bicicletas
Vista aérea de Copenhaga
Quero mesmo ir a Copenhaga :)
ResponderEliminarUm destino a visitar!
ResponderEliminarE, cevada não conheço...
Bjs
Juro que fiquei com água na boca :D
ResponderEliminarai imagino a viagem fantástica :) eu também adorava ir lá :) quanto à receita deixou-me com uma vontade enorme de experimentar cevada :) beijinhos*
ResponderEliminarando com curiosidade em relação à cevada tenho que experimentar e com cogumelos que delicia, e mesmo sendo um prato diferente tem muito bom aspecto,
ResponderEliminarbeijinhos
Parace-me uma óptima sugestão :)
ResponderEliminarEsse movimento é porreiro, gosto bastante de movimentos desse género :)
ResponderEliminarJá cozi cevada uma vez, para pôr em iogurte, e por acaso é bom! Mas nunca usei em comida salgada...Embora essa refeição tenha um aspeto confortável :)
Estupenda receta y bonitas fotos de Copenhague.
ResponderEliminarTomamos nota.
Un abrazo.
Que bela viagem esta!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Adoro o blog, sempre com óptimas sugestões. obrigada ;)
ResponderEliminarviagemdoceviagem.blogspot.com