No dia 22 de março, fui ao Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, pelas 10 horas da manhã para participar numa aula de culinária gratuita. "Cozinhar com cavala, o melhor do nosso mar" era o título do evento, conduzido pela Chef Patrícia Borges, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
Quando me inscrevi através da Junta de Freguesia de Arroios, promotora do evento, e dado que era uma aula gratuita, imaginei que a assistência ficasse apenas a observar a confeção das receitas. Nada disso! A Docapesca chegou-se à frente e forneceu os peixes: umas senhoras cavalas - as verdadeiras cavalonas -, com cerca de dois quilos, que amanhámos, limpámos, cortámos em lombos.
A seguir, observámos e participámos na confeção de duas receitas - canapés de cavala em conserva sobre cama de pasta de azeitonas; e filetes de cavala em molho de limão e alcaparras com arroz carolino com leite de coco.
A cavala (conhecido em inglês como mackerel e em francês maquereau) é um peixe rico em óleos essenciais - como o ómega 3 e o ómega 6 -, vitaminas A, B, C, D e E, antioxidantes e minerais como o cálcio, o ferro, o magnésio, o fósforo e o potássio.
Para além de todos os benefícios que tem para a saúde, apregoa ainda outras importantes vantagens - é uma espécie abundante, que não está ameaçada de extinção como outras que continuamos a comer, vive feliz nas águas portuguesas e é muito barata.
Cereja no topo do bolo - não tem escamas! O que torna o processo de amanhar o peixe muito mais fácil.
Foi um evento bem passado, em que até participou o ator Paulo Pires (as velhotas do mercado ficaram aos pulos!), e numa hora tinha aprendido algumas coisas novas, que me fizeram chegar a casa e confecionar esta entrada.
Para uma versão mais completa deste texto, vejam este post do Portugalize Me.
Ingredientes:
5 fatias de pão de abóbora com sementes
5 lombos de cavala
10 azeitonas verdes
Sumo de um limão grande
80 ml de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha de milho
Sal
Pimenta
Azeite
Descaroçar as azeitonas e passar por água duas ou três vezes, para retirar o excesso de sal. Picar em pedacinhos bem pequenos.
Temperar os lombos de cavala com sal e pimenta. Deixar repousar 30 minutos.
Colocar a farinha de milho num prato e passar os lombos, cobrindo completamente o peixe com a farinha.
Aquecer um fundo generoso de azeite numa frigideira pequena. Quando o azeite estiver bem quente, colocar os lombos e deixar dourar de um lado. Quando virar os lombos, acrescentar as azeitonas picadas e o sumo do limão.
Deixar dourar do outro lado. Voltar a virar uma vez de cada lado, retirar - a cavala coze muito rápido, todo o processo dura cerca de 6 minutos - e deixar escorrer sobre papel absorvente.
Entretanto, juntar à frigideira o vinho branco e deixar reduzir em fogo médio-alto, mexendo de vez em quando. Quando o líquido tiver reduzido para metade, retirar do lume e pincelar as fatias de pão com este molho.
Colocar um lombo de cavala em cima de cada fatia de pão; por cima, verter uma colher de sopa de molho, procurando apanhar as azeitonas.
Adoro cavala! e adoro estas refeições leves e descontraídas, que delícia!
ResponderEliminarBeijinhos
Muito bom! Nós também amamos cavalas ou sardas.
ResponderEliminarQuando puderes dá uma vista de olhos nas nossas pataniscas de cavala que, não desfazendo, são de comer e chorar por mais http://comopaoparalaranjas.blogspot.pt/2012/12/pataniscas-de-cavala.html
Bjiis
Mom
Que bom, vou já espreitar!
EliminarDeve ter sido mesmo giro.Tenho de andar atenta para ver se sei destas iniciativas :)
ResponderEliminarOlha, eu tive conhecimento através do Facebook da Junta de Freguesia de Arroios!
EliminarHá iniciativas mesmo giras :)
ResponderEliminarO pão já o tinha gabado!
Ficou óptima a cavala e o molho nele!
Um beijinho
Uma sugestão magnífica e eu que adoro cavala e aqui é dos peixes que mais se comem!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
vaya pinta tiene me encanta como te ha quedado el plato
ResponderEliminarDeve ter sido muito engraçado :)
ResponderEliminarNunca comi cavalas, acho eu, mas parecem boas! Essas entradas têm mesmo bom aspeto :)