Já ouviram falar do crudivorismo? Está na moda hoje em dia e basicamente é um movimento que defende que devemos comer os alimentos crus se queremos retirar o melhor do que comemos. É uma forma de alimentação vegetariana, a maior parte das vezes vegan (ou seja, dispensa todos os produtos de origem animal), que usa bastante processos como a fermentação, a desidratação e a germinação.
Eu pessoalmente nunca deixaria de comer alimentos cozinhados, tal como não pretendo deixar de comer carne ou peixe, mas estes novos movimentos despertam sempre a minha curiosidade. Por isso, resolvi experimentar estas barrinhas cruas do My Whole Food Life, e são boas! Excelentes para entrar na dieta pós-férias.
Ingredientes:
120 g de caju neutro
85 g de flocos de aveia
5 tâmaras secas
6 g de folhas de hortelã fresca
3 colheres de sopa de leite de soja (ou de aveia, para uma versão 100% crudívora)
1 colher de sopa de mel (ou geleia de agave, para uma versão vegan)
1 1/2 colher de sopa de cacau magro em pó
Triturar a aveia no moinho de café até obter farinha.
No liquidificador ou no processador de alimentos, triturar o caju. Juntar as tâmaras (sem caroço), as folhas de hortelã, o mel. Triturar até desfazer as tâmaras e a hortelã; adicionar em seguida a aveia e o leite de soja até obter uma pasta homogénea.
Finalmente, misturar o cacau. Moldar as barrinhas com as mãos (neste caso, rendeu 14 "bolachas") e dispor num prato forrado com papel vegetal. Levar ao frio pelo menos durante 1 hora.
Guardar no frigorífico numa caixa com tampa ou coberto com película aderente.
Parecem deliciosas, eu adoro caju
ResponderEliminarDevem ser deliciosas!
ResponderEliminarBjs
Já li e vi documentários sobre o assunto, e estou como tu, sou demasiado curiosa com todos os tipos de comida, para seguir assim um movimento, mas tenho visto muitas receitas bem interessantes. E eu sendo gulosa, a primeira coisa que me chama a atenção são os bolos, e nesse ponto, um blog que acho fenomenal é o fragrantvanillacake, cada bolo raw lindo e com aspecto delicioso.
ResponderEliminarAs bolachas que partilhas também devem ser uma delícia e super fáceis de fazer.
Beijinhos
Achei a receita muito interessante
ResponderEliminarO aspecto agradou-me
Bj
Eu sou adepta de experimentar coisas novas, que me façam aprender mais, que sejam saudáveis e deliciosas. E adoro este tipo de coisas.
ResponderEliminarAcho que também era incapaz de ser vegan, ou crudívora, mas vegetariana talvez (podendo comer ovinhos e queijinho!).
Gostei tanto destas barrinhas, caju, cacau, hortelã, aveia, tâmaras, é só coisas boas.
Um beijinho.
Parecem ser muito boas. Estive a ler os ingredientes e gosto de todos, por isso sei que esta é uma receita que me ia agradar .
ResponderEliminarBjn
márcia
Já ouvi falar, mas parece-me mesmo muito radical! Implica muita coisa... Mas aplicado moderadamente é, como a redução do consumo de produtos derivados de animais, bastante mais viável. Ainda por cima com essas bolachinhas deliciosas!
ResponderEliminarfantásticas!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Não me fales em dieta! Eu sou como o Snoopy... estou sempre a adiar :-)
ResponderEliminarTodos os ingredientes destas barrinhas são de eleição para mim... e estes são mesmo para comer ao natural!
Já guardei! Deve ser óptimo!
Beijinhos e obrigada pela "cultura" geral.
CláudiaV
Adorei estas bolachas e gostei imenso do blog, não conhecia! Já leio sobre o crudivorismo há algum tempo mas nunca me aventurei muito nesse tipo de cozinha, mas é algo que tenho pesquisado com mais afinco pois tal como tu tenho bastante curiosidade. As sobremesas são realmente aquilo que mais me interessa pois do que tenho visto podem fazer-se coisas deliciosas e mais saudáveis, como estas bolachinhas! (o que é perfeito para uma sugar addicted como eu!!)
ResponderEliminarO meu blog raw favorito de momento é este: http://www.thisrawsomeveganlife.com/ tenho uma lista gigante de receitas de lá para experimentar, se não conheceres dá uma espreitadela, vale a pena! ;)
Sim, também conheço esse blogue, é fantástico! Estas bolachas fizeram tanto sucesso cá em casa que já tive que fazer uma segunda dose! :-)
EliminarParecem deliciosas. Adorei a combinação de sabores.
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha