quinta-feira, 4 de abril de 2013

Limões em Conserva (Hamed Markad)

Como se vê pelo título deste post, estamos a falar de cozinha árabe, mais exatamente marroquina. Para quem segue o Cozinhar sem Lactose há mais tempo, já viu aqui e ali uns posts de cozinha marroquina. A minha bíblia neste campo é The food of Morocco, de Tess Mallos (editora Murdoch Books), um livro que me foi oferecido num Natal e que recomendo vivamente.

Neste livro, tendo como sub-título altamente sugestivo A journey for food lovers, mostram-se receitas de comida de rua, caseira, festiva, sobremesas, tajines, pastelaria, e também alguns básicos deste tipo de cozinha - a receita da harissa, da mistura de especiarias ras el hanout, e também destes limões em conserva, muito utilizados em tajines de frango e pratos de peixe.

É tão fácil de fazer e acrescenta um sabor tão particular aos pratos, que quem gosta, como eu, de cozinha marroquina, vai apreciar esta sugestão. Só é preciso tempo e paciência, porque para poderem ser utilizados, os limões têm que ficar 4 semanas em pousio.

É importante que os limões sejam biológicos, porque os que não o são são normalmente submetidos a um tratamento de "cera", que inviabiliza o processo de conserva. Se não quiserem ir comprar os limões a supermercados biológicos, basta pedir a algum amigo ou vizinho que tenha um limoeiro no quintal. Foi o que eu fiz!






Ingredientes:

8 limões biológicos
Sal marinho grosso
2 folhas de louro
12 grãos de pimenta preta
Água
2 frascos herméticos


Cortar seis limões como se fosse em quartos, mas não chegando a cortar até à base (como se vê na foto em baixo).

Encher o interior com sal marinho grosso. É necessário que seja sal de qualidade, para um bom resultado (evitar o sal refinado).

Acomodar os limões dentro dos frascos, apertando-os bem e tentando deixar o mínimo de espaço vazio. Juntar uma folha de louro e seis grãos de pimenta preta a cada frasco.

Espremer os restantes limões e verter o sumo de um limão em cada frasco. Preencher o resto do espaço com água fervida.

Fechar os frascos e deixá-los em sítio escuro e fresco durante quatro semanas.

Durante a primeira semana, abaná-los delicadamente todos os dias, para dissolver o sal.

Ao fim de quatro semanas, estão prontos a usar. Para isso, abre-se o frasco, retira-se um ou dois quartos de limão (consoante o que é pedido na receita), descarta-se a polpa e lava-se a casca - é esta parte que será usada na receita.

O frasco aberto deve ser conservado no frigorífico e dura mais de 6 meses.

Ver aqui no blogue receitas que utilizam este ingrediente.




4 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa, é uma receita muito interessante :D

    Hoje para o almoço vou fazer o teu pratinho, mal posso esperar! :D

    Beijinhos e tem um bom dia! :D

    ResponderEliminar
  2. Também ando para fazer há montes de tempo, pois ficam uma delícia em tagines.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Ando mortinha por experimentar isto! Ainda nao vai ser desta, mas em breve... Assim que arranjar limões novamente :-)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...