terça-feira, 16 de julho de 2013

Salmão com molho de lima

Nos dias de muito calor, apetece algo fresco, rápido, que não exija muito tempo com fontes de calor ligadas. Este salmão saiu numa noite dessas e foi um sucesso cá em casa.

Hoje decidi também participar no desafio lançado pelo Mãos de Manteiga, que faz dois anos. A Anouska pede-nos que partilhemos a nossa primeira experiência culinária. Então vá!

Tinha eu 15 anos, foi organizada na escola onde eu estudava uma visita de estudo. Uma semana no Algarve, onde tínhamos como objetivo conhecer vários locais (o nosso objetivo era bastante menos cultural - queríamos obviamente ir à praia e sair à noite...). Ficámos alojados num pequeno apart-hotel, já não me recordo exatamente onde, e cada quarto tinha um terraço fantástico e uma cozinha com as coisas básicas. Os professores que nos acompanhavam tinham previsto as refeições e na primeira noite era suposto cozinharmos para nós próprios - hambúrgueres com esparguete.

Ora, no quarto que eu partilhava com mais três miúdas, nenhuma de nós sabia cozinhar. Juntámo-nos com os rapazes do quarto ao lado. Assim éramos oito que não sabiam cozinhar. Foi a rambóia total enquanto tentávamos fritar os hambúrgueres congelados e cozer o esparguete. O resultado não foi famoso - os hambúrgueres ficaram queimados por fora e crus por dentro (lume demasiado alto, entendi mais tarde); e o esparguete para oito pessoas foi todo enfiado num tacho com água que talvez desse para cozer como deve ser um quarto dessa porção. Ficou uma pasta, claro, todo mal cozido, e de tal forma aderente que se colava às paredes.

Sim, nós fizémos a experiência. Colava-se às paredes.

Foi uma experiência muito divertida, mas também deu para ver que assim não me safava. Talvez fosse esse o objetivo dos professores? Darem-nos motivação para aprender a cozinhar? Ou será que acreditavam mesmo que os adolescentes daquela idade sabiam qualquer coisa de cozinha? Assim que cheguei a casa, pedi ao meu pai para me ensinar a cozinhar. E a partir daí já é outra história.





Ingredientes:

2 lombos de salmão
2 limas
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de tomilho fresco
Flor de sal
Pimenta
Azeite



Ralar a casca de meia lima. Espremer as duas limas e juntar a raspa, o mel, o tomilho e pimenta.

Marinar o salmão neste molho durante uma hora.

Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente. Corar o salmão de ambos os lados, temperar com flor de sal e juntar o molho. Fervilhar em lume médio até reduzir.

Servir com puré de couve-flor.

10 comentários:

  1. El salmón es uno de nuestros pescados favoritos, esta receta nos encanta.
    Y bonita experiencia gastronómica de juventud, ja, ja...
    Un beso.

    ResponderEliminar
  2. Que história engraçada :D Eu também já tive a minha dose de hambúrgueres crus, mas é assim que aprendemos ;)

    Este salmão parece uma delícia :D

    Beijinhos e tem um bom dia :D

    ResponderEliminar
  3. Adoro salmão, este parece simples e delicioso

    ResponderEliminar
  4. Ai que aspecto delicioso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Salmão e lima ficam mesmo bem!
    Adorei saber dessa tua experiência e do teste na parede :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. obrigada pela participação! Realmente, que ideia mais estranha e fora do comum dos professores, de certeza que foi mesmo para vos dar motivação :P A verdade é que funcionou! E de esparguete de colar às paredes e hamburgueres crus todos tivemos a nossa dose ;) Ficou a experiência e as recordações, que pelos vistos são bastante divertidas.
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Uma história gira, adorei :)
    Gostei muito do salmão com lima, combina bem e ficou mesmo apetitoso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Bela participação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que receita tão deliciosa (= gostei muito vou ter de experimentar e o acompanhamento é fantástico cá em casa faço e gostamos muito (=

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...