terça-feira, 29 de outubro de 2013

Costeletas de porco panadas à alentejana

Quem conhece o livro Tesouros da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odete Cortes Valente? É um livro muito interessante, que agrupa por regiões as receitas mais típicas do nosso país, aquelas que nos trazem memórias de infância - no meu caso, o rancho ou a carne de vinha-d'alhos - ou que são para nós um símbolo da portugalidade - como o bacalhau à Brás, a açorda alentejana, o polvo à lagareiro.

O livro foi-me oferecido pelos meus pais num Natal e recorro a ele quando quero confecionar um prato português. As receitas são sempre muito acessíveis e não utilizam técnicas particularmente difíceis - ou não se tratara da cozinha regional, aquela que as pessoas tipicamente fazem em casa. O único senão do livro é que o índice está também organizado por regiões, o que torna difícil quando queremos encontrar uma receita e não sabemos exatamente de que zona do país ela vem. Por exemplo, sabiam que o pudim de pão vem da Estremadura? Eu não sabia!

Estas costeletas não foram difíceis de encontrar porque o nome diz tudo - na seção que diz respeito ao Alentejo, lá estava ela à minha espera. Uma delícia!





Ingredientes:

4 costeletas de porco
50 ml de vinho tinto
3 dentes de alho
2 ovos
1 colher de sobremesa de pimentão doce
60 g de farinha
100 g de pão ralado
1 colher de sopa bem cheia de banha de porco
Sal
Pimenta


Temperam-se as costeletas com os dentes de alho, o pimentão, o vinho e a pimenta. Deixam-se marinar durante algumas horas.

Bater os ovos. Colocar a farinha e o pão ralado cada um num prato de sopa.

Temperar a carne de sal. Passar as costeletas pelos ovos, em seguida pela farinha; voltar a passar ligeiramente pelos ovos e depois pelo pão ralado.

Colocar a banha numa frigideira e deixar derreter em fogo alto. Colocar a carne e dourar durante 3 minutos de cada lado; em seguida, baixar o lume e deixar cozer durante 15 minutos.

Servir com salada e batata assada.

4 comentários:

  1. Gostei da receita ,costumo temperar alguma carne com vinho tinto e gosto.
    As costeletas ficaram com muito bom aspecto
    bj

    ResponderEliminar
  2. Qué ricas son estas chuletitas!! Con unos pimientos rojos, para chuparse los dedos.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. E eu que nunca sei como fazer costeletas, que bom aspecto!
    Passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-lacticinios-paiva.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...