segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Filetes de peixe-espada com crumble de amêndoa

Vi esta receita no Aromas e Sabores e decidi que tinha que experimentar! Quem faz leites vegetais em casa, está sempre à procura de boas receitas para usar os resíduos que ficam quando se coa o líquido. O mais habitual é encontrar-se receitas doces, mas ultimamente tenho decidido usar em pratos salgados. Assim, acrescento à sopa o resíduo do leite de castanha do Brasil (e fica delicioso!) e usei o resíduo do leite de amêndoas para fazer este crumble magnífico.

Qualquer outro peixe branco pode ser usado em vez do peixe-espada, nomeadamente o bacalhau. Acho que esta receita é uma excelente substituição sem glúten e adaptada a diabéticos do famoso bacalhau com broa! Numa versão vegetariana, acho que esta cobertura pode ficar fantástica com tofu grelhado.






Ingredientes:

4 filetes de peixe-espada
2 chávenas de resíduo do leite de amêndoa
3 dentes de alho
2 colheres de chá de alecrim fresco
Sumo de meio limão
Sal
Pimenta
Azeite


Quando se acaba de preparar o leite de amêndoa, espalhar o resíduo num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 150º até secar (cerca de 25 minutos), tendo cuidado para não deixar queimar.

Colocar esta farinha numa taça. Adicionar o alecrim e o alho picados bem finos e regar com uma dose generosa de azeite. Temperar com sal e pimenta e misturar bem. Reservar.

Regar os filetes com o sumo de limão. Deixar marinar durante 30 minutos.

Temperar com sal e pimenta e levar ao forno a 200º durante 10 minutos. Cobrir com o crumble de amêndoa e levar ao forno mais 7 minutos.

Servir com uma salada verde e batatas assadas.


3 comentários:

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...