quarta-feira, 12 de julho de 2017

Tarteletes de amêndoa, ameixa e gengibre

Tinha muitas ameixas vermelhas no frigorífico que corriam o risco de se estragarem, de tão maduras que estavam. É uma pena deixar estragar fruta madura, quando se podem fazer coisas tão deliciosas com ela! Por isso, resolvi experimentar fazer curd de ameixa e com ele forrar umas tartes de amêndoa. A conjugação resultou muito bem, com o toque mais inusitado do gengibre a fazer vibrar o conjunto.





Ingredientes:

Base

200 g de amêndoa sem casca
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de óleo de coco
1 pitada de bicarbonato de sódio

Curd de ameixa

1 kg ameixas vermelhas
60 g de açúcar de coco
40 g de gengibre fresco
2 gemas de ovo
2 colheres mal cheias de amido de milho
1 colher de sopa de óleo de sésamo não tostado


Começar por fazer o recheio. Numa panela anti-aderente, levar ao lume as ameixas descaroçadas com o açúcar e o gengibre cortado em fatias. Deixar cozinhar em lume brando.

Triturar até obter um puré. Voltar a levar ao lume.

Retirar um pouco do puré para uma taça. Aí, juntar as gemas de ovo e o amido de milho e bater com um garfo até estar tudo bem misturado. Juntar esta mistura à panela e deixar cozinhar em lume brando durante 15 minutos, mexendo de vez em quando.

Retirar do lume e adicionar o óleo de sésamo. Verter para um boião de vidro e reservar no frio.

Para a base, triturar as amêndoas até obter farinha. Juntar o mel, o óleo de coco e o bicarbonato. Misturar com as mãos até formar uma bola. Envolver com película aderente e levar ao frio durante 10 minutos.

Formar cinco bolas de massa sensivelmente do mesmo tamanho. Untar cinco formas de tartelete com óleo de coco. Achatar uma das bolas entre as mãos e, com os dedos, forrar uma das formas. Repetir o processo para as cinco formas.

Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante 12 minutos. Deixar arrefecer na forma e desenformar com cuidado só depois de completamente frio.

Encher com o recheio e levar ao frio até à hora de servir.


1 comentário:

  1. Será que li a palavra curd? Adoro curds, de ameixa nunca fiz, mas ao que parece tamb´me tenho ali umas a passarem do ponto, são é amarelas... mas deve dar também.
    Estou super curiosa com o sabor.
    um abraço

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...