sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sopa de abóbora e lentilhas

Há uns anos, recebi da parte de uma pessoa que me conhece muito bem uma prenda de Natal que adorei - o livro "The kitchen diaries" de Nigel Slater. É um livro despretensioso, bem disposto e inspirador, onde o autor vai escrevendo o que cozinha em cada dia, procurando sempre os produtos da época.

Aliás, devo dizer que esse livro foi, embora de forma indireta, a inspiração deste blogue. Tal como Nigel Slater, o meu desafio para mim própria com o Cozinhar sem lactose é colocar uma receita por dia durante um ano. Oxalá consiga!

A minha grande amiga que me ofereceu o livro estava certa que eu ia gostar; ainda por cima, tinha-o trazido do Reino Unido, onde vivia na altura, o que dá logo aquele toque especial de uma prenda viajada, trazida afetuosamente na mala de alguém que está a pensar em nós.

Mas até ela ficou espantada quando eu lhe expliquei que fiz TODAS as receitas do livro! Confesso que não o fiz num ano, mas em ano e meio, e fazendo "batota" de vez em quando: quando não tinha os ingredientes à mão para uma receita, passava para a receita do dia seguinte e depois voltava atrás quando fosse oportuno. Mas mesmo assim acho que foi um feito!

E foi nesse livro que descobri esta sopa de inverno. Primeiro fiz a receita tal como estava no livro; depois adaptei-a mais ao meu gosto e tornou-se um must do meu receituário. É com a mesma alegria com que o livro chegou até mim que a partilho.






Ingredientes:

1 kg de abóbora
150 g de lentilhas
1 cebola
2 dentes de alho
1 nabo
1 noz de gengibre
1 colher de chá de cúrcuma
Sal
Tomilho


Levar ao lume os legumes, juntamente com o gengibre cortado em lâminas, numa panela com água suficiente para cobrir o conteúdo. No caso de usar uma panela de pressão, a quantidade de água deve ser menor.

Quando estiverem bem cozidos, passar com a varinha mágica. Levar a lume brando mais 15 minutos para apurar. No final, acrescentar a cúrcuma, o sal e o tomilho e mexer bem.

5 comentários:

  1. Se houve alguma prenda que eu dei a alguém e que tenho a certeza que foi bastante apreciada foi sem dúvida dar-te este livro. Estava longe de mim saber que iria despoletar tanta inspiração e tanta actividade gastronómica. O blogue está excelente. Boa sorte e só te desejo muita diversão nesta aventura blogueira!

    ResponderEliminar
  2. O Nigel Slater inspira mesmo coisas boas! Esta sopa só pode ser uma delícia! :)
    Bjs e Feliz 2013

    ResponderEliminar
  3. Adoro lentilhas!!
    Esta sopa tem um aspecto tão delicioso e reconfortante. Adorei!!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...