sábado, 17 de novembro de 2012

Pão de alfarroba

Quando mudámos de casa e eu tive direito a uma cozinha com tamanho de gente, comecei logo a pensar em comprar uma batedeira profissional. Quando a adquiri, em segunda mão mas em ótimo estado (com direito a vários acessórios imprescindíveis), senti o mesmo que as outras pessoas sentem quando compram um novo smartphone ou um novo carro. Só queria experimentar o brinquedo recém-adquirido!

As batedeiras profissionais não só têm vários acessórios que se podem acrescentar, como também se destacam pela força do motor, que permite fazer coisas que as batedeiras domésticas não fazem. Como fazer pão!





Fazer pão não é difícil, mas exige tempo e paciência. É uma tarefa que demora na totalidade cerca de 3 horas, mas a maior parte deste tempo consiste em deixar o pão levedar.

Ainda por cima tem a enorme vantagem de podermos fazer um sabor diferente de cada vez! Esta receita, usando um produto muito português, é deliciosa e vale a pena ser posta em prática. Pode ser feita numa batedeira profissional, num robot de cozinha ou na máquina do pão, ou ainda amassando manualmente (para quem tiver braços e muito tempo livre).


Ingredientes

60 g de farinha de alfarroba
440 g de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de mel
2 pacotes de fermento para pão (cerca de 10 g)
300 ml de água tépida
1 colher de chá de sal


Juntar o fermento, o mel e a água. Deixar durante 15 minutos até se ter formado uma espuma na superfície da água.

Entretanto, misturar as farinhas e o sal. Abrir uma cova no meio e verter o líquido anterior. Cobrir com a farinha que está nas margens. Deixar repousar mais uns minutos.

Bater com a vareta de amassar até formar uma bola. Deixar levedar durante duas horas.

Levar ao forno durante 30 minutos a 210º. Passado esse tempo, baixar para 150º e deixar 15 minutos. Desligar o forno sem retirar o pão e aproveitar ainda o calor mais 15 minutos.

Retirar e deixar arrefecer antes de fatiar.


1 comentário:

  1. Excelente receita!! Obrigada por partilhar!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...